Estado Maior

Sem diálogo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

Ao contrário do que foi anunciado pelo presidente estadual do DEM, Juscelino Filho, a escolha do vice de Neto Evangelista não passou por um processo de diálogo. A reunião propagada se reduziu a telefonemas a membros dos partidos aliados, já com um perfil definido de quem poderia ser companheiro de chapa do democrata.

Juscelino, ao telefone, disse que o perfil deveria ser de uma mulher, negra, evangélica e que tivesse trabalho comunitário em São Luís. Nomes do PSL e PTB chegaram até a serem sugeridos, mas não havia qualquer outro nome que se encaixasse tão bem quanto o de Luzimar Lopes. Isso porque o perfil apresentado aos aliados foi exatamente o da pedetista.

Assim, o PDT conseguiu concretizar seu acordo inicial de ocupar a vaga de vice na chapa de Neto Evangelista.

O PTB não se preocupou em argumentar, porque o presidente da legenda, deputado Pedro Lucas Fernandes, é aliado de primeira hora de Weverton Rocha. O PSL até tentou contestar, mas recuou quando percebeu que a decisão já estava tomada. O MDB já havia aberto mão de disputar a vaga.

Resta saber agora se a escolha do PDT terá o peso necessário para a campanha eleitoral. Luzimar é militante do PDT, assistente social e é do Coroadinho.


Marcado

O pré-candidato Eduardo Braide (Podemos) definiu a data de sua convenção. Ele marcou para a segunda-feira, 14.

No evento, a sua candidatura a prefeito será oficializada, assim com sua chapa, que é composta pelo Podemos, PSDB, PSC, PMN e PSD.

O que Braide não anunciou foi o nome de seu companheiro de chapa. As especulações são de que o vice do pré-candidato venha do segmento religioso.

Ataque

O pré-candidato do PCdoB, Rubens Júnior, mantém o lema de se colocar como o nome do governador Flávio Dino na disputa pela Prefeitura de São Luís.

Além disso, o comunista anda fazendo constantes comparações dos currículos dos aliados de seus adversários.

É uma estratégia para tentar sair de um dígito nas pesquisas de opinião, mesmo que tenha como alvo os seus colegas de grupo político.


Confirmado

Ainda sobre Rubens Júnior, se havia alguma dúvida sobre o nome de seu vice, o deputado federal e coordenador da campanha do comunista, Márcio Jerry, dirimiu.

Em postagem nas redes sociais, Jerry confirmou a convenção do PCdoB para domingo, 13, e também confirmou o vereador Honorato Fernandes como o vice de Rubens Júnior.

Lembrando que o PT vai oficializar o apoio à pré-candidatura do comunista hoje, em reunião remota no início da noite.

Agenda política

Os membros da bancada do Maranhão em Brasília estão de cabeça nas agendas eleitorais no Maranhão.

Até a próxima quarta, 16, quando acaba o prazo para realização de convenções, deputados federais e senadores estarão no estado.

Eles estão por aqui e as sessões e debates estão acontecendo normalmente no Congresso Nacional.


Ausentes também

Mas não é somente a bancada federal que se voltou completamente aos compromissos políticos eleitorais.

Os deputados estaduais também estão concentrados neste período de convenções. Alguns como pré-candidatos e outros como apoiadores.

São mais de oito deputados estaduais que estão disputando o mandato de prefeito nas eleições deste ano em todo o Maranhão.


De olho

2 pré-candidatos a prefeito de São Luís ainda não anunciaram seus companheiros de chapa: Eduardo Braide e Bira do Pindaré. A previsão é de que os dois façam o anúncio no dia da convenção.


Improbidade

O Ministério Público do Maranhão (MP) ingressou com uma Ação Civil Pública de improbidade administrativa contra a prefeita de Satubinha, Dulce Maciel Pinto da Cunha.

Segundo o órgão de fiscalização, a gestora, em 2018, promoveu a realização de festa de Carnaval no município, contrariando a instrução do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA).

Na ocasião, havia atraso salarial de servidores da Prefeitura e isso impedia a gestão de realizar festas de Carnaval.


E mais

- O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) inaugurou as novas instalações do Fórum Eleitoral João Boabaid de Oliveira Itapary, sede das zonas 16ª (Itapecuru e Cantanhede) e da 109ª (Anajatuba e Miranda do Norte).

- O PSTU confirmou ontem o nome do professor Hertz Dias como candidato a prefeito de são Luís pela legenda.

- O partido, em convenção, oficializou ainda Jayron Mesquita como candidato a vice-prefeito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.