Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

Aeroporto de Barreirinhas

As obras do Terminal de Passageiros do aeroporto de Barreirinhas já estão em fase de conclusão. Em breve, os turistas que escolherem o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como destino, entrando ou partindo por Barreirinhas, contarão com o novo terminal construído pelo Governo do Maranhão. Uma obra de vulto que muito contribuirá para incentivar o turismo ecológico naquela linda região deste Estado.

PLÍNIO VALÉRIO Tuzzolo, Diretor do HSLZ que nesta semana completou duas décadas de bons serviços prestados ao Maranhão, sempre atuando na área da saúde.
PLÍNIO VALÉRIO Tuzzolo, Diretor do HSLZ que nesta semana completou duas décadas de bons serviços prestados ao Maranhão, sempre atuando na área da saúde.

Duas décadas de Maranhão

Esta é uma semana marcante para o administrador hospitalar Plínio Valério Tuzzolo, que atualmente é o Diretor Geral do Hospital dos Servidores (HSLZ): ele está comemorando 20 anos de Maranhão.
O executivo que há 9 anos integra o quadro diretor do Grupo Mercúrio, é, na verdade, um experiente profissional da área de gestão da saúde. Paulista de nascimento, Plínio se declara um maranhense de coração.
Ele veio para São Luís em 2000, comandar a gestão do então Hospital Carlos Macieira, voltado para os servidores estaduais, e que na época tinha a sua administração controlada pelo grupo PróSaúde, durante o Governo de Roseana Sarney.
Por aqui também desenvolveu outros trabalhos importantes na área da saúde com outros grupos.
E desde o ano de 2011, integra o Grupo Mercúrio, no qual dirige além do Hospital dos Servidores (HSLZ) as empresas Cartão Assistencial SINCS, o CADH/Centro Ambulatorial e Diagnóstico Holandeses e a rede de Clínicas Dignus Saúde.

Guarnicê
A Universidade Federal do Maranhão anunciou a lista dos 51 filmes nacionais e estaduais selecionados pela curadoria do evento para a programação das mostras competitivas do 43º Festival Guarnicê de Cinema, que acontecerá em formato híbrido, de 14 a 21 de outubro, com transmissão online pelas redes sociais e plataforma de streaming da instituição.
O público assistirá a produções de alta qualidade técnica e conteúdos que despertarão atitudes, provocarão emoções e levarão o internauta a novas narrativas sob o olhar diferenciado dos seus realizadores.
A Mostra Competitiva Nacional de Longas terá nove filmes concorrentes de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Maranhão e Distrito Federal.

Guarnicê 2
A Mostra Competitiva Nacional de Curtas reunirá 23 filmes dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Amazonas, Minas Gerais, Amapá, Maranhão e do Distrito Federal.
Exclusivas para realizadores do Maranhão haverá ainda as mostras maranhenses de Curtas, que será disputada por 11 filmes estaduais, e a de Videoclipes, com oito produções locais selecionadas para a competição.

Renovação
Com tantas caricaturas de candidatos desfilando nas redes sociais pedindo voto para se eleger prefeito ou vereador, é possível prever desde já que a renovação na bancada da Câmara Municipal de São Luís não será tão expressiva como se imaginava há alguns meses.
São poucos os novatos que mostram, neste início de campanha, alguma capacidade para competir com os eleitos em 2016 que concorrem à reeleição.
É injusto dizer que nenhum vereador merece a reeleição, como sugerem as correntes que circulam na internet pregando a renovação pela renovação.
Como em qualquer atividade, há os que trabalham e os que fazem corpo mole; os que honram o mandato e os que envergonham seus eleitores; os que agem em defesa do cidadão e os que só atuam em causa própria.
Cabe ao eleitor avaliar o trabalho de quem já detém mandato e decidir se merece ou não uma nova chance.

Renovação II
A renovação, necessária para oxigenar as casas legislativas, não pode se dar pela simples substituição de um veterano por um novato.
Nunca ter concorrido ou jamais ter sido eleito não é garantia de qualidade: é preciso examinar a ficha e se certificar de que o candidato a esse “emprego”, do qual nós eleitores somos patrões, está apto para a função.
A carência de novas opções para o Legislativo Municipal pode ser explicada pelo desinteresse de homens e mulheres com carreiras sólidas em suas profissões de se aventurarem pelo mundo da política.
O alto custo das campanhas também afasta da disputa pessoas que têm vocação política, mas não estão dispostas a correr atrás de doadores para financiar sua tentativa de se eleger ou se reeleger.

TRIVIAL VARIADO

Como parte das comemorações dos 50 anos do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão, foi lançada, ontem, uma campanha de doação de sangue, coordenada pelas professoras doutoras Éllida Neiva Guedes, Francinete Louseiro e Rakel de Castro.

No capítulo: com o slogan “Doe sangue:comunique essa ação!”, a ação se estende até o dia 2 de outubro, e pretende sensibilizar a sociedade de São Luís a doar sangue e cultivar a cultura de doação permanente e espontânea, em substituição à pratica comum de só se procurar um hemocentro quando um familiar ou amigo precisa de sangue.

Em tempo: os ex-alunos, alunos e docentes de Comunicação são um público especial da campanha, como forma deles participarem das comemorações do aniversário do Curso no qual se formaram ou formarão. A coleta de sangue está sendo feita no Hemomar, parceiro dessa iniciativa.

De volta à Ilha, após uma circulada pelo Nordeste com os filhos e netos especialmente para visitar os familiares que residem em João Pessoa, na Paraíba, Rose e Eli Medeiros, que adoram viajar mas se isolaram durante o período crítico da pandemia do novo coronavírus.

Lil Trinta e Jorge Cateb Neto, Déia e Luís Campos Paes se juntaram ao grupo liderado por José Walter Maciel e marcaram presença, ontem, no Almoço da Confraria, no Rio Poty Hotel, que registrou, também, a linda presença de Surama de Castro, que está circulando em São Luís.

DE RELANCE

Pleito municipal
Os homens e mulheres que concorrerão a prefeito e vereador na eleição deste ano têm um inimigo incomum, invisível a olho nu: o coronavírus, que desde janeiro vem transtornando a vida em todo o planeta. O adiamento da votação por um mês e meio não foi suficiente para atenuar os problemas que esperam os candidatos. Os percalços começam na formação das alianças, pela dificuldade em realizar encontros presenciais e discutir as bases dos acordos políticos.

Pleito municipal 2
Mesmo com o distanciamento social, dirigentes partidários vêm se reunindo presencialmente para costurar alianças, temerosos de que conversas virtuais vazem para os concorrentes. Até entre líderes do mesmo partido o diálogo foi prejudicado pela pandemia. Um dos mais experientes dirigentes do Estado, diz que está sendo a eleição mais difícil de todos os tempos.

Pleito municipal 3
Nas sedes dos partidos, as salas de reuniões foram adaptadas para garantir o distanciamento nos encontros presenciais. Máscara e álcool gel passaram a ser tão essenciais quanto a caneta com a qual se rascunham acordos. Eleição municipal é a eleição do contato direto com o eleitor. Com a pandemia, faz-se necessário reinventar o jeito de fazer campanha e apostar nas redes sociais.

Pleito municipal 4
Aliás, a falta do corpo a corpo não é o único problema. O financiamento da campanha preocupa a maioria dos candidatos, que contam mesmo com o fundo eleitoral. Além das restrições da Lei Eleitoral, que proíbe doações de empresas, as contribuições de pessoas físicas tendem a minguar com a crise, já que atinge também os empresários.

Pleito municipal 5
A necessidade de distanciamento vai impactar até na realização de debates, que tendem a ser virtuais. Em cidades que não têm emissora de TV, a comunicação ficará ainda mais limitada. O rádio será o principal veículo nos municípios menores. Para complicar a situação dos candidatos a prefeito, neste ano estão proibidas as coligações para vereador. Cada partido terá de contar apenas com as próprias forças para formar bancada. Os candidatos ao Legislativo terão de dar prioridade às próprias campanhas.

Pleito municipal 6
Importante: o aumento da abstenção é uma preocupação adicional para candidatos a prefeito e vereador, tanto na Capital quanto nas cidades do Interior. Como a vacina ainda não estará disponível, o temor é de que eleitores do grupo de risco, pela idade ou por doenças preexistentes, deixem de ir às urnas para não correr o risco de contaminação pelo coronavírus.

Pleito municipal 7
Dos atuais pré-candidatos à prefeitura de São Luís para as eleições municipais, sabe-se de apenas cinco que já selecionaram quem serão os profissionais responsáveis pelo marketing da campanha. Outros postulantes pretendem enfrentar a jornada eleitoral sem a liderança una de um marqueteiro.E há, ainda, os que ainda não escolheram a equipe que formulará suas propagandas.

Visão empresarial
À frente do Blue Tree São Luís, a empresária Jacira Haickel teve que usar a criatividade para driblar os efeitos da Pandemia da Covid-19 naquele empreendimento, localizado no bairro do Calhau. Desde a reabertura do hotel vem apostando no público interno com a oferta de pacotes exclusivos e a opção de Day Use, modalidade de hospedagem em que é possível pagar meia diária e desfrutar de todo o espaço do hotel. A retomada da tradicional feijoada do Blue Tree ao ar livre também foi outra boa estratégia da empresária.

Para escrever na pedra:
“Quando você está feliz, propaga luz do seu interior”. De Gisele Bündchen, em entrevista à revista Life & Style.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.