Live

Para falar sobre história da mulher

Escritora e historiadora Mary del Priore participa de live comemorativa dos três anos da 2ª Vara da Mulher

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Mary Del Priori tem dezenas de livros publicados
Mary Del Priori tem dezenas de livros publicados (Mary Del Priore)

São Luís - e resistentes a guerreira: uma história da mulher no Brasil” é o título da palestra que a escritora e historiadora Mary Del Priore ministrará hoje, às 17h, pelo YouTube (uemanetoficial). O evento ocorre em comemoração dos três anos de instalação da 2ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher de São Luís.
m mais de 50 livros lançados – dentre esses 37 de história - Mary Del Priore publicou obras como “Histórias e Conversa de Mulher”, que revela como evoluiu e se revolucionou a vida das brasileiras, dos tempos da colônia portuguesa aos dias atuais; “Corpo a Corpo com a Mulher”, que mostra as transformações ocorridas no corpo feminino ao longo da nossa história e “História das Mulheres no Brasil”, do período colonial aos dias atuais; entre outros.
A palestra será mediada pela juíza Lúcia Helena Barros Heluy, titular da 2ª Vara da Mulher, com a participação das professoras Marize Helena de Campos, professora do programa de Mestrado Profissional em Ensino de História (UFMA) e Tatiana Reis, do curso de História e do programa em Pós-Graduação em História (Uema).
Apoiam a iniciativa o Tribunal de Justiça do Maranhão, por meio da Cemulher, Corregedoria Geral da Justiça, Escola da Magistratura do Maranhão (Esmam), UFMA e Uema.
A juíza Lúcia Helena Heluy responde pela unidade desde a sua instalação, há três anos. Para ela, o Poder Judiciário, em articulação com os demais órgãos do sistema de Justiça e da rede amiga da mulher, tem agido de forma emergencial nos casos de violência contra as mulheres, efetivando as Medidas Protetivas de Urgência, previstas na Lei Maria da Penha. “Sabemos que a violência doméstica tem origem e construção histórica. Precisamos saber que poder é esse que insiste em colocar as mulheres em lugar de submissão social e cultural. Vamos buscar na Historiografia conhecimentos sobre a melhor forma de compreender e enfrentar a violência contra as mulheres”, ressalta.
Na opinião da professora Marize Campos, a palestra é importante "para que se possa entender a nossa história, de mulher, feminina, o lugar que sempre quiseram nos colocar, os discursos para legitimar esse lugar, lugar de subalternidade”. Para a professora Tatiana Reis, “a violência tem sido utilizada historicamente como mecanismo de controle e dominação, especialmente nas relações de gênero”.

Proteção
A 2ª Vara da Mulher de São Luís, criada pela Lei Complementar nº 158/2013, foi instalada no Fórum da capital no dia 12 de setembro de 2017, com a competência de processar e julgar pedidos de Medida Protetiva de Urgência (MPU) que podem ser solicitadas pelo Ministério Público ou pela própria vítima de violência doméstica.
As medidas devem ser apreciadas pelo juiz no prazo de 24 horas e resultam na imposição de obrigações ao agressor em relação à ofendida, que podem ser de afastamento do lar, proibição de contato, ainda que virtual, dentre outras. Após funcionar no fórum, a 2ª Vara foi transferida para a Casa da Mulher Brasileira (Avenida Professor Carlos Cunha, nº 572. Jaracati), em São Luís, onde estão reunidos diversos serviços institucionais prestados pelos poderes Executivo e Judiciário; Ministério Público e Defensoria Pública,
O contato com a unidade pode ser feito pelo telefone 98 - 3231 0420; celular 98 - 991123366 e pelo e-mail: 2varamulher@tjma.jus.br.

Saiba Mais

A palestrante Mary Lucy Murray del Priore é carioca. Formou-se em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ex-professora de História da USP e da PUC/RJ, tem pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris e 37 livros de história publicados. Angariou mais de 20 premiações literárias, - nacionais e internacionais. Colabora para jornais e revistas, científicas e não científicas, nacionais e estrangeiros. É sócia titular do Instituto Brasileiro do PEN Club do Brasil. Atualmente, leciona Pós-Graduação de História da Universidade Salgado de Oliveira (RJ).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.