Covid-19

MA acompanha queda nacional na média móvel de mortes por Covid-19

No entanto, especialistas apontam que a queda expressiva tem relação com a baixa notificação, que é comum por causa dos feriados ocorridos esta semana

Kethlen Mata / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Número de mortes por Covid-19  mostram queda, mas ainda é necessário seguir  medidas sanitárias de prevenção
Número de mortes por Covid-19 mostram queda, mas ainda é necessário seguir medidas sanitárias de prevenção (pessoas com máscara)

São Luís – Nesta quinta-feira (10), o Brasil apresentou a terceira queda consecutiva na média móvel de mortes por Covid-19, e o Maranhão acompanha essa tendência. Em análise dos últimos sete boletins da Secretaria de Estado da Saúde (SES), até o fechamento desta edição (3 a 9 de setembro), a média móvel de mortes no estado, ficou em -21%, no cenário nacional, esse número está em -25%. Porém, é preciso ter cautela com os dados, mesmo sendo notícias animadoras, já que os registros são recentes, para afirmar que esta é a tendência da pandemia no Brasil, apontam especialistas, além de que durante feriados, o número de registros é menor, portanto, é preciso esperar os números dos próximos boletins epidemiológicos.

Dos oito estados nordestinos que se encontram em situação de queda no número de mortes, o Maranhão fica em última colocação, apenas o Ceará apresentou tendência de aumento no número de novas mortes, na última atualização do consórcio de veículos de imprensa.

O Estado, entrou em contato com o professor e infectologista, Antônio Augusto de Moura da Silva, que também, é coordenador do inquérito sorológico produzido pela SES, em parceria com a Universidade Federal do Maranhão, e ele expressou sua opinião, sobre a atual situação epidemiológica da pandemia, no estado.

“Os feriados sempre interferem nos dados, pois nem todos os laboratórios e serviços de saúde funcionam nos feriados. Temos de aguardar mais uns dias para ver se essa tendência de queda se confirma. Entretanto, a queda já vem acontecendo desde antes do feriado”, explica o professor.

Em nota, a SES disse que, de acordo com o Covid-19 Analytics, o Maranhão apresenta ritmo de contágio abaixo 1 há 83 dias, se tornando o único estado da federação com mais de dois meses nesta faixa. No momento, o Maranhão apresenta ritmo de 0,92. “Até agora, com base na avaliação dos casos positivos, taxa de ocupação e ritmo de contágio, não há evidências de segunda onda no Maranhão”, afirma a secretaria.

Em São Luís
Até a quinta-feira (10), São Luís contabilizava 1.218 óbitos por Covid-19, em uma semana, foram apenas, 11 novas mortes registradas na capital. Quanto ao número de leitos de UTI disponíveis, são 14, espalhados pelo Hospital Universitário, já os leitos clínicos, são 68, sendo 52 no Hospital Universitário, 5 no Hospital da Criança, e 11 na UPA Zona Rural. Contando os quatro hospitais, são até esta data, 26 leitos ocupados por pacientes com coronavírus.

Casos positivos confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), são 19.386, desses, 59 foram nas últimas 24h (dia 9 de setembro).

Fiscalização
Com a queda nos números de mortes pela Covid-19, muitas pessoas acreditam que a pandemia já tenha passado, porém, é preciso ter atenção, e cumprir com todas as normas já estabelecidas, como manter o distanciamento social, e o uso contínuo de máscaras, sejam elas caseiras ou não, o importante é não esquecê-las ao sair de casa.

No estado, é possível ver em uma rápida caminhada pelas ruas, que a quantidade de pessoas não utilizando máscaras é muito grande, inclusive no feriadão que aconteceu nos dias 7 e 8 de setembro, praias ficaram lotadas, e a grande maioria nesses locais, não utilizavam a proteção.

A SES, ressaltou em nota, que a fiscalização das medidas sanitárias de prevenção ao novo coronavírus tem participação de diversos órgãos, sobretudo, as Vigilâncias Municipais. “Ainda assim, semanalmente a Secretaria mantém a orientação quanto ao distanciamento social e uso de máscaras, por meio das redes sociais e demais mídias de comunicação”, informou.

SAIBA MAIS

O que é média móvel?

Para calcular a média móvel, basta somar o número de casos ou mortes do dia com o dos 6 dias anteriores.
Para saber a tendência, é preciso calcular a variação percentual das médias móveis em um intervalo de 14 dias. Por exemplo, a média móvel do dia 14 será comparada com a média móvel do dia 1º. Se este percentual for de até 15%, é considerado estável. Se for acima de 15% positivos, está em crescimento. Se for mais de 15% negativos, está em queda.

Números

-21% média móvel no Maranhão
-25% |Média móvel no Brasil

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.