Sorriso

Especialista tira as principais dúvidas sobre o clareamento dental

O clareamento dental é um dos procedimentos odontológicos mais populares e procurados

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(sorriso)

SÃO PAULO- O clareamento dental é um dos procedimentos odontológicos mais populares e procurados para quem preza um belo sorriso. Ele remove manchas, mantém o brilho do esmalte e melhora a autoestima de qualquer pessoa. Normalmente é realizado após todos os tratamentos prévios de saúde bucal e é indicado para pacientes acima de 16 anos.

O procedimento pode ser feito num consultório odontológico ou a domicílio. Todos os métodos são eficazes, mas o método feito em casa com orientação profissional apresenta como vantagem um maior controle da sensibilidade, possibilitando assim maior tempo de contato do gel clareador com a superfície dos dentes, atingindo até mesmo tons mais claros e prolongando efeito.

Para a Smilink, marca de alinhadores transparentes e clareamento dental, outra vantagem do procedimento caseiro é a durabilidade: em consultório é possível atingir resultados em 1 ou 3 sessões, que é o máximo recomendado, enquanto com o clareamento dental caseiro o tratamento demora em torno de 3 semanas e os resultados duram em torno de 1 a 3 anos.

Alguns dos principais vilões do clareamento dental são os alimentos hiperpigmentados como o café, açaí, vinho, refrigerante e molho de tomate, mas o que poucos sabem é que esses alimentos são responsáveis por causar manchas extrínsecas, ou seja no esmalte do dente e são facilmente removidas com a escovação. ‘’Para evitar o risco, é ideal restringir os alimentos por apenas 2 horas após a aplicação do gel clareador.’’ garante o Cirurgião Dentista Gustavo Mazzaro.

O valor do procedimento oscila muito de acordo com a técnica utilizada e profissional, mas pode variar de 300 a 800 reais. Ele é contra indicado para pacientes com hipersensibilidade dentinária, dentes com trincas, defeitos no esmalte, restaurações estéticas anteriores, lesões cariosas, doença periodontal, gestantes, lactantes e menores de 16 anos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.