Ato bárbaro

Suspeito de feminicídio é preso em Barra do Corda

Vítima foi golpeada 15 vezes com uma faca, no povoado São José do Mearim; 43 casos de crimes desta natureza já ocorreram este ano, no MA

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Agenor foi preso acusado de aplicar 15 golpes de faca e matar Jovenira
Agenor foi preso acusado de aplicar 15 golpes de faca e matar Jovenira (feminicídio Barra do Corda)

São Luís - A polícia prendeu ontem um homem, identificado como Agenor, suspeito de ter assassinado, com 15 facadas, a ex-companheira, Jovenira Alves dos Santos, a Jú. De acordo com a polícia, o crime ocorreu no último dia 5, no povoado São José do Mearim, zona rural de Barra do Corda. Somente neste ano, 43 feminicídios já ocorreram neste ano, no Maranhão, quatro deles foram registrados em um intervalo de uma semana.

A morte de Jovenira Alves está sendo investigada pela Delegacia Regional de Barra do Corda, coordenada pelo delegado Márcio Coutinho. A polícia informou que o criminoso se apresentou na manhã de quarta-feira, 9, na delegacia, e ficou preso por haver um mandado de prisão em seu desfavor.

Ele foi ouvido pelo delegado e encaminhado para a Unidade Prisional de Barra do Corda, onde vai ficar recolhido à disposição do Poder Judiciário. Segundo a polícia, ele estava separado de Jú, mas não aceitava o fim do relacionamento. No dia 5 deste mês, Agenor, durante uma discussão, aplicou os golpes de faca na ex-companheira e fugiu, tomando destino ignorado. Os socorristas do Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) foram acionados, mas quando chegaram ao local, já encontraram Jú sem vida.

Outros casos
Além do assassinato de Jú, a polícia registrou outros três casos de feminicídio, em um intervalo de uma semana, no interior maranhense. Um dos casos ocorreu no último dia 31, na cidade de Amapá do Maranhão e a vítima estava gestante.

A delegada Lícia Juliane, da Delegacia Regional de Zé Doca, informou que testemunhas disseram aos policiais militares que o marido da vítima, identificado como Jota, estava tentando violentar sexualmente a enteada, que é menor de idade, mas foi impedido pela mãe da criança.

A menor de idade foi levada para a residência da avó materna, localizada no município. A delegada contou também que a mãe da criança foi abordada por Jota, antes de fazer a denúncia para a Polícia Militar. Ela levou vários golpes de facão, inclusive nas pernas, nas mãos e no pescoço, e morreu antes de ser submetida a tratamento cirúrgico no hospital.

No dia 30 do mês passado, em Imperatriz, Alan Patrick de Oliveira Soares matou a tiros a ex-companheira, Gleyciane da Mota Bandeira e a ex-cunhada, Dayane, e depois recorreu ao suicídio. Ele estava inconformado com o fim do relacionamento.

Ainda de acordo com a polícia, foi solicitado ao Poder Judiciário a medida protetiva em favor da ex-companheira do suspeito. Mas, no dia 27 de maio deste ano, a vítima, por meio da Defensoria Pública, pediu a retirada da proteção judicial e, no dia 27 de junho, o processo foi extinto e ela deixou ser acompanhada pela Patrulha Maria da Penha, da Polícia Militar.

Outro feminicídio ocorreu na tarde do último dia 29, no povoado Bom Jesus, na zona rural de Santa Luzia do Paruá, e teve como vítima Marilene dos Santos Lopes. A polícia informou que o ex-companheiro dela, José Antônio Silva Neto, é suspeito de ter cometido o ato criminoso e ainda tentou se matar, por não aceitar o fim da relação amorosa.

A polícia prendeu ontem um homem, identificado como Agenor, suspeito de ter assassinado com mais de 15 facadas a ex-companheira, Jovenira Alves dos Santos, Jú, idade não revelada. De acordo com a polícia, o crime ocorreu no último dia 5, no povoado São José do Mearim, zona rural de Barra do Corda. Somente neste ano, 43 feminicídios já ocorreram neste ano no Maranhão e sendo que quatro casos foram registrados em um intervalo de uma semana.

A morte de Jovenira Alves está sendo investigada pela Delegacia Regional de Barra do Corda, coordenada pelo delegado Márcio Coutinho. A polícia informou que o criminoso se apresentou na manhã de quarta-feira, 9, na delegacia, mas, acabou sendo preso devido haver um mandado de prisão.

Ele ainda foi ouvido pelo delegado e, logo após, encaminhado para a Unidade Prisional de Barra do Corda onde vai ficar preso à disposição do Poder Judiciário. Segundo a polícia, ele estava separado de Jú, mas não aceitava o fim do relacionamento. No dia 5 deste mês, Agenor durante uma discussão aplicou mais de 15 golpes de faca na ex-companheira e, logo após, tomou rumo ignorado. Os socorristas do Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) foram acionados, mas, quando chegaram ao local encontraram Jú sem vida.

Outros casos
Além do assassinato de Jú, a polícia registrou mais três casos de feminicídio em um intervalo de uma semana no interior. Um dos casos ocorreu no último dia 31, na cidade de Amapá do Maranhão e a vítima estava gestante.

A delegada Lícia Juliane, da Delegacia Regional de Zé Doca, informou que os populares disseram aos policiais militares que o marido da vítima, identificado como Jota, estava tentando violentar sexualmente a própria enteada, que menor de idade, mas, acabou sendo impedido pela mãe da criança.

A menor de idade foi levada para a residência da avó materna, localizada nesse município. A delegada contou também que a mãe da criança acabou sendo abordada pelo Jota antes de fazer a denúncia para a Polícia Militar. Ela levou vários golpes de facão, inclusive, nas pernas, nas mãos e no pescoço e morreu antes de ser submetida a tratamento cirúrgico no hospital.

No dia 30 do mês passado, em Imperatriz, segundo a polícia, Alan Patrick de Oliveira Soares matou a tiros a ex-companheira, Gleyciane da Mota Bandeira; e a ex-cunhada, Dayane, e depois recorreu ao suicídio. Ele estava inconformado com o fim do relacionamento.

Ainda de acordo com a polícia, foi solicitado ao Poder Judiciário a medida protetiva em favor da ex-companheira do suspeito. Mas, no dia 27 de maio deste ano, a vítima, por meio da Defensoria Pública, pediu a retirada da proteção judicial e, no dia 27 de junho, o processo acabou sendo extinto e ela deixou ser acompanhada pela patrulha Maria da Penha da Polícia Militar.

O outro feminicídio ocorreu na tarde do último dia 29, no povoado Bom Jesus, na zona rural de Santa Luzia do Paruá, e teve como vítima Marilene dos Santos Lopes. A polícia informou que o ex-companheiro dela, José Antônio Silva Neto, é suspeito de ter cometido esse ato criminoso e ainda tentou se matar devido não aceitar o fim da relação amorosa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.