Arte da Palavra

Vitrine virtual em evento online para a literatura

Projeto do Sesc de incentivo à literatura contará com a produção de 40 artistas de 24 estados, entre eles o Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Escritor Bruno azevedo representa o Maranhão na programação
Escritor Bruno azevedo representa o Maranhão na programação (Bruno Azevedo)

São Luís - Com uma versão inédita por conta da pandemia de Covid-19, chega à sua quarta edição o projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras. O projeto contará com uma programação on-line, reunindo performances artísticas e oficinas de criação. O maior circuito literário do país terá a participação de representantes de 24 estados de todas as regiões, entre eles o Maranhão. Serão 40 escritores, poetas, rappers, slammers, contadores de histórias e outros artistas em apresentações virtuais gratuitas. O público poderá conferir a programação, que fica disponível até dezembro, pelo facebook (www.facebook.com/artedapalavrasesc).

O Arte da Palavra realiza três circuitos: autores, criação literária e oralidades. Do Maranhão, o escritor Bruno Azevedo participa do circuito de autores ao lado de José Rezende Jr., do Distrito Federal. “A ideia do Arte da Palavra é reunir nomes de locais diferentes do Brasil para falar com público de um terceiro lugar. Nos últimos anos, meu trabalho tem focado muito no encontro e nas histórias de gente que eu nunca vi, então de cara essa proposta me dá frutos”, diz Bruno Azevedo.

Ao promover o intercâmbio de artistas e o incentivo à leitura, o Arte da Palavra alcança toda a cadeia da literatura, valorizando as diversas formas de produção e fruição literária. Apostando na diversidade nacional, o evento traz nomes relevantes como o ambientalista e escritor mineiro Ailton Krenak, considerado uma das maiores lideranças do movimento indígena brasileiro; Mailson Furtado, poeta cearense, vencedor do Jabuti de Livro do Ano e Poesia, com seu livro de estreia escrito a mão; Claudia Lage, escritora e roteirista; Carlos Eduardo Pereira, que usou sua experiência como cadeirante para escrever o elogiado “Entre os dentes”; Aline Bei, poeta paulistana que conquistou o público com “O Peso de Pássaro Morto”; o cordelista Daniel Gonçalves da Silva, neto de Patativa do Assaré; entre muitos outros participantes.

O circuito de autores reúne duplas de escritores de localidades distintas para troca de experiências e ideias com o público sobre temas comuns às suas obras. O circuito de oralidades tem como foco expressões verbais da palavra, como narração de histórias, saraus, performances, slams e repentes. Já a criação literária oferece oficinas com variados temas, como incentivo à prática do exercício das manifestações artísticas.

Para o analista de Cultura do Sesc, Henrique Rodrigues, o projeto evidencia a produção literária nacional com uma programação diversificada e representa uma importante oportunidade de valorização dos profissionais da área em um momento de forte impacto nas atividades culturais.

“A seleção de artistas para o Arte da Palavra é realizada em curadoria coletiva, com representantes do Sesc de todo o país, de modo a contemplar todas as diversidades possíveis, seja de gênero, geográfica, étnica, etária e estética. Desse modo, o projeto acaba se tornando um retrato da pluralidade literária do Brasil. Não será possível percorrer as cidades, mas queremos reproduzir o formato presencial das edições anteriores nas plataformas digitais”, garante Henrique Rodrigues.


Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.