Opinião

São Luís, capital do Maranhão, é lindíssima!

José Carlos Sousa Silva*

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
A cidade e sua paisagem exuberante
A cidade e sua paisagem exuberante (são luís)

SÃO LUÍS- São Luís, Capital do Estado do Maranhão, é lindíssima, está numa ilha também muito linda. Sempre funcionou dentro de paisagens arquitetônicas de elevadíssimas beleza e de outras produzidas pela natureza, obra sob a proteção de Deus.

A cidade São Luís foi fundada em 8 de setembro de 1612 por franceses e foi ampliada por portugueses, todos eles sob o comando da inteligência, da cultura e da perfeição na concretização da arquitetura, oferecendo-lhe retrato completo e perfeito do passado inesquecível e aplaudido, hoje, e sempre.

No dia 08 de setembro de 2020, a cidade São Luís completará 408 anos de existência e revelando a sua beleza a todos os povos no mundo.

São Luís é, sim, sem dúvida, a cidade mais linda no Território do Brasil. É habitada por um povo inteligente, culto, honesto, cordial e sempre soube pensar, sentir, ouvir, falar e escrever.

Há muitas pessoas que nasceram na cidade São Luís e cresceram no Brasil, através do uso de suas inteligências e culturas nas ciências nas artes e, em especial, na literatura.

Em 06 de dezembro de 1997, a cidade São Luís foi definida pela UNESCO Patrimônio Cultural da Humanidade. Assim, ela está, portanto, reconhecida como uma beleza perfeita e histórica universalmente.

Eu estou dentro da cidade São Luís e ela dentro de mim. De dentro dela nunca sairei, mesmo após a morte, somente o meu corpo vai embora, porém nela o meu espírito fica e aplaudindo sempre a sua eterna beleza universal.

Eu já escrevi em livro este reconhecimento: “São Luís é luz, é cidade bela,/ é encontro dos sonhos com a realidade,/ traduz o que foi, é e poderá ser,/ deixando em cada ser humano a certeza,/ expressa assim a pura autenticidade,/ revela a força do tempo e sua grandeza,/ é expressão pura da beleza eterna.

Assim, é Patrimônio Cultural da Humanidade,/ a sua beleza é para todos os olhos,/ brasileiros e estrangeiros estão na sua realidade,/ ela tem no mundo espaço próprio,/ é ilha, é arquitetura do passado,/ é paisagem natural e artística unidas,/ num quadro só para a humanidade.

Ela diz bem o valor da saudade,/ exalta a inteligência dos que se foram,/ porém nela suas obras ficaram,/ ela é rica, tem valor no tempo e no espaço,/ várias gerações nela expressam a sua bondade,/ a inteligência não morre, é imortal,/ assim, está em São Luís e na eternidade.

A cidade São Luís merece de todos os brasileiros e, em especial, de todos os maranhenses, homenagens hoje e sempre, ressaltando o seu significado na formação e no crescimento do nosso querido Brasil.

José Carlos Sousa Silva é membro da Academia Maranhense de Letras.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.