Obras

Novos espaços

Praça dos Poetas e reabertura do Teatro João do Vale estão entre as obras que marcam o mês de aniversário de 408 anos de São Luís

- Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Praça dos Poetas: um dos novos espaços inaugurados
Praça dos Poetas: um dos novos espaços inaugurados (Praça dos poetas)

SÃO LUÍS- Em celebração aos 408 anos de São Luís, o Governo do Maranhão prepara a entrega de alguns espaços públicos importantes para a capital maranhense. No âmbito cultural, uma exaltação à poesia é realçada pela inauguração da Praça dos Poetas.

Localizada na esquina da avenida D. Pedro II com a Rua Newton Bello, no espaço onde outrora existiu um sobrado colonial entre o século XIX até meados do século XX, vizinho à antiga casa de Ana Jansen e, recentemente, foi ocupado pelo grupo cultural de Tambor de Crioula do Mestre Amaral, a praça terá homenagem para dez escritores maranhenses: Ferreira Gullar, Catulo da Paixão Cearense, Nauro Machado, Sousândrade, Bandeira Tribuzi, José Chagas, Gonçalves Dias, Maria Firmina, Dagmar Desterro e Lucy Teixeira.

A obra integra o Programa Nosso Centro, do Governo do Estado, e faz parte de um amplo programa de requalificação da cidade antiga, por meio de ações como o Programa de Revitalização do Centro Histórico da Prefeitura de São Luís, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e o PAC Cidades Históricas, do Governo Federal/IPHAN.

Além da Praça dos Poetas, foi recém-concluída a obra do Teatro João do Vale. O João do Vale é um dos palcos importantes para as artes maranhenses. Localizado no Largo do Comércio, o prédio foi construído em 1950 para ser um galpão para depósito de açúcar. Durante o projeto de revitalização do Centro Histórico, conhecido como Projeto Reviver, o velho galpão foi adaptado para receber o teatro. Na época, pintado de amarelo, recebeu o apelido de Teatro Canarinho e, anos mais tarde, tornou-se o Espaço Cultural João do Vale, uma homenagem ao compositor maranhense.

Outras obras

Além dos espaços culturais e de lazer, o Governo do Maranhão anunciou outros projetos com inauguração prevista para ainda este mês, como a recuperação de quatro quadras poliesportivas, duas quadras de areia, duas quadras de tênis, sete estações de ginástica, uma pista de skate. Também será entregue a Arena Domingos Leal, após recuperação.

Na área da saúde, a inauguração da Policlínica do Cohatrac (parceria com a prefeitura) e novos leitos de UTI Neonatal na Maternidade Benedito Leite.

Também foi inaugurada a Ponte Verde, localizada nas imediações de São José de Ribamar e São Luís, ligando as Mas 201 e 202, facilitando o trânsito entre São Luís e demais municípios da Ilha, desafogando a Forquilha e criando novas ligações interbairros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.