Setor comercial

Movimento fraco no comércio no feriado da Independência em SL

Muitas lojas da Rua Grande não abriram as portas; Fecomércio-MA autorizou a abertura dos estabelecimentos durante o feriado dos dias 7 e 8 de setembro

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Movimentação de consumidores foi baixa na área da Rua Grande ontem, feriado de 7 de setembro
Movimentação de consumidores foi baixa na área da Rua Grande ontem, feriado de 7 de setembro (Rua Grande)

SÃO LUÍS - A movimentação foi fraca ontem na área comercial da capital, apesar da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) ter concedido a autorização para abrir as lojas durante o feriado Nacional da Independência, 7 de setembro; e no aniversário de São Luís, que é comemorado no dia 8, considerado feriado municipal.

Muitas lojas da Rua Grande, no Centro, não abriram as portas. A vendedora ambulante, Rosa Maria do Santos, de 53 anos, disse que aproveitou que vários pontos de comércio estavam fechados e montou a sua banca para lucrar ainda mais. “O meu ponto de venda é nas proximidades do Liceu, mas, a Rua Grande concede mais venda e mais lucro”, contou a vendedora.

Josué Barbosa, de 57 anos, também foi outro camelô que aproveitou o feriado para armar a sua banca nesse ponto da cidade. “Devido a pandemia, o comércio perdeu muito, então, não podemos deixar de aproveitar as oportunidades para vender, principalmente, na área do centro da cidade”, frisou o vendedor.

O mecânico Lucas Antônio Martins, de 25 anos, declarou que aproveitou o feriado para fazer umas compras devido não ter tempo durante a semana. “Fiquei sabendo que as lojas iriam abrir e não pensei duas vezes em fazer as minhas”, contou Lucas Martins.

Maxilene Salazar, de 41 anos, disse que veio ao Centro para fazer as compras com mais calma e encontrar o local com pouca movimentação. “A s lojas da Rua Grande, na maioria das vezes, são lotadas, então, no feriado, a chance é grande de haver poucas pessoas e também ter calma para encontrar as promoções”, explicou.

Os shoppings da cidade também abriram as portas durante o feriado prolongado e o clima foi tranquilidade. As pessoas, que chegavam ao shopping, tinham acesso ao álcool em gel como ainda antes de terem acesso às lojas. “Não devemo descuidar, pois, ainda está tendo muitos casos de Covid-19, no nosso estado”, declarou a estudante Ana Maria Gomes, de 21 anos.

Autorização

Os estabelecimentos comerciais situados em ruas, avenidas, galerias e centros comerciais poderão funcionar nesses dias das 8h às 18h, enquanto as lojas situadas nos shoppings poderão funcionar das 10h às 22h, de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que foi negociada e assinada pela Fecomércio-Ma e o o Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís (Sindcomerciários).

Conforme prevê a cláusula da Convenção Coletiva, as empresas deverão realizar o pagamento das horas trabalhadas com acréscimo de 100% sobre o valor da hora normal, uma vez que o trabalho nesses dias é considerado extraordinário. Além disso, deverá ser pago uma gratificação no valor de R$ 60,00 aos empregados convocados para o trabalho e as horas trabalhadas nesses feriados não podem ser compensadas com folgas.

Lotação

As praias da Grande Ilha ficou movimentada durante a segunda-feira, 7. Na Avenida Litorânea, no período da manhã, os motoristas já encontraram dificuldades para encontrar estacionamento. “Estou procurando um local para estacionar o meu carro, mas, não ainda não encontrei”, disse o funcionário público Sílvio Antônio, de 45 anos.

Havia várias pessoas nos bares como ainda na areia. Muitos banhistas levaram até guarda-sol e até mesmo cadeiras. “Como não deu para eu viajar ao interior, então, resolvi trazer as crianças para tomar banho de mar e pegar um sol, ou seja, aproveitar esse feriadão”, contou a técnica em administração Ana Maria Castro, de 38 anos.

BOX

Funcionamento durante o feriado do aniversário de São Luís

Setor comercial: aberto

Shoppings: abertos

Agências bancárias: fechadas

Casas lotéricas: fechadas

Órgãos públicos: fechados

Agências dos Correios: Fechados

Plantões policiais: funcionando

Hospitais de urgência e emergência: funcionando

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.