Celebração

Investimentos em reforma e revitalização renovam a cidade em seus 408 anos

Por meio do programa São Luís em Obras, a prefeitura está reformando espaços que compõem o patrimônio histórico do Centro, construindo novas praças em bairros da capital, que celebra 408 anos muito mais urbanizada

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

SÃO LUÍS- No mês de comemoração dos 408 anos de fundação de São Luís, espaços públicos históricos da cidade estão sendo devolvidos à população após reforma promovida pela Prefeitura por meio do programa São Luís em Obras, uma ação da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior que está transformando o aspecto urbanístico da capital com centenas de frentes de trabalho simultâneas. Na trajetória urbanística da cidade, este é o maior investimento já realizado pela administração municipal não só na restauração do patrimônio histórico tombado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como também em bairros por toda a capital. A programação de entregas, como presente para a capital e para a população, começou no dia 22 de agosto com a inauguração do Parque do Bom Menino, seguindo com entrega de praças em bairros da capital, do Estádio Nhozinho Santos. Haverá ainda a inauguração do Mercado das Tulhas e de outras obras ao longo do mês de setembro e até o fim do ano.

"A reforma das principais praças do Centro Histórico devolve à cidade seus símbolos urbanos de um período de esplendor do passado, agora adequado ao uso contemporâneo. Com o conjunto de serviços realizado por meio do programa São Luís em Obras, a cidade expande seus espaços para visitação turística e de convivência social na região do Centro Histórico e em vários bairros", disse o prefeito Edivaldo.

Na região central, a reforma de importantes logradouros nos últimos anos despertou mais atenção dos turistas, contribuindo para ocupação deste espaço com atividades econômicas, reforçando o setor. No rol desta ação recente estão a Praça João Lisboa e Largo do Carmo, Rua de Nazaré e entorno e as praças da Saudade e da Misericórdia todas com obras sendo finalizadas. E Parque do Bom Menino, praças da Bíblia, já entregues, bem como as fontes das Pedras e do Ribeirão, Mercado das Tulhas e Nhozinho Santos.
As obras de revitalização da Praça João Lisboa, Largo do Carmo e Rua de Nazaré, têm destaque entre as realizações recentes do São Luís em Obras. Executada em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a revitalização do espaço público realça um dos marcos originários da cidade, turbinando-o como destino turístico ao mesmo tempo dando garantia ao exercício da cidadania dos seus habitantes.

Iniciada ainda este ano, a reforma da Praça João Lisboa e Largo do Carmo, com área de mais de 12 mil m² realça traços históricos, destacando seus principais monumentos: como as estátua de João Lisboa, feita em bronze pelo francês Jean Magrou em 1918, e do Frei Capuchinho Carlos Olearo, além do restauração do relógio.

Espaços históricos
Relevantes praças da região central da cidade e o Parque do Bom Menino, voltam a ser importantes espaços de lazer da cidade. A Praça da Bíblia, concluída no mês de agosto, ganhou contornos modernos a partir da inserção de novos elementos urbanísticos.

O espaço localizado na confluência das avenidas Kennedy e Guaxenduba ganhou nova estrutura com desenho urbanístico moderno e condições de acessibilidade em conformidade com a legislação prevista pela Associação Brasileira de Normas Técnica (ABNT), permitindo assim o perfeito exercício da cidadania.
Com piso de granito, quiosques, conjunto de mobiliário moderno, aparelhos e brinquedos para exercício de crianças e adultos, paisagismo com sistema de irrigação automatizado e iluminação elétrica funcionando com energia solar (fotovoltaicas),tornando a praça um exemplo de obra sustentável.

Parque
Unidade de conservação criada no início da gestão do prefeito Edivaldo, o Parque do Bom Menino foi completamente reformado, mantendo as características originais do espaço de lazer tradicional e oferecendo maior conforto e segurança ao público.

"Essas áreas têm um importante valor histórico e cultural para a cidade. Hoje é um espaço renovado e ainda mais bonito, para que os ludovicenses possam desfrutar com suas famílias", disse o titular da Secretaria Municipal de Projetos Especiais, Gustavo Marques.

A ampla reforma estrutural que foi realizada no Parque do Bom Menino contemplou novo mobiliário urbano (lixeiras, bancos, bicicletário, entre outros), novo pórtico, nova iluminação, drenagem, sinalização horizontal e vertical. Também foram reformadas as instalações administrativas, os banheiros, o prédio do Núcleo de Meio Ambiente e o anfiteatro. Foi feita a construção de quiosques para floristas e de uma fonte de água.
Com a reforma, o parque passou a ter seis observatórios de pássaros feitos de eucaliptos, de madeira certificada, cobertos com lona apropriada para os frequentadores sentarem e ouvirem o canto das aves que compõem a fauna local. Entre as espécies de pássaros sempre presentes no local estão bem-ti-vi, maritaca, pardal, rolinha e outras.

O Parque do Bom Menino é uma unidade de conservação criada pelo Decreto Municipal Nº 43.825, de 24 de abril de 2013, sobretudo por sua rica flora, que contempla espécies como barrigudeira, mangueira, flamboyant, palmeira, oitizeiros, ipês, amendoeiras, babaçu, algaroba, entre outras. O local tem mais de 48 mil metros quadrados.

Mercado
Neste roteiro de requalificação de espaços tradicionais do programa São Luís em Obras, a reforma do Mercado das Tulhas tem grande repercussão na oferta de atrações turísticas. A partir da reforma, se espera melhoria das condições das atividades econômicas exercidas pelos feirantes e mais conforto para moradores e frequentadores do mercado. O espaço, construído no século XIX, está localizado na área tombada pela Unesco.

Na praça da Misericórdia, em frente ao hospital Santa Casa, casa de saúde fundada em 1836, a Prefeitura está restaurando todo piso e reformou o monumento do chafariz. A obra contempla ainda a troca de mobiliário urbano e construção de quiosques.

Serviços semelhantes foram realizados na Praça da Saudade. Nos dois casos, o público que antes desenvolvia atividade econômica no espaço, terão novos espaços para trabalhar e visitantes e moradores do entorno, espaço para lazer e socialização.

Novas praças

Ao menos 100 novas praças serão construídas e revitalizadas pelo programa São Luís em Obras. São projetos urbanísticos com ênfase em acessibilidade, paisagismo, oferta de equipamentos para exercício físico ao ar livre, playground, mobiliário urbano confortável e iluminação adequada à transmissão de segurança ao público.

No bairro Vinhais a Prefeitura construiu oito praças ao longo de espaços livres da Rua do Arame, e uma delas em frente a Centro de Referência de Assistência Social (Cras), da área. Mais nove praças estão sendo construídas no bairro que recebeu nova pavimentação asfáltica em todas as ruas, com sinalização vertical e horizontal. No último dia 29 três novas praças foram entregues no bairro.
Ainda dentro do programa São Luís em Obras, a Prefeitura construiu e entregou oito praças no bairro Rio Anil. Os espaços receberam novo piso, mobiliário urbano, lixeiras, mesas de jogo, paradas de ônibus e área para prática de caminhadas. Além disse, foram considerados aspecto de acessibilidade para pessoas com alguma deficiência de locomoção.

"Cada praça foi trabalhada para atender a um perfil, levando em consideração sua localização e espaço disponível. Então, teremos praças voltadas para a prática esportiva, outras para a recreação infantil, outras para leitura e convivência, cada uma com um projeto que atenda a uma necessidade da população", explicou o presidente do Instituto Municipal da Paisagem Urbana, Fábio Henrique Carvalho.
A relação de intervenções realizadas pela Prefeitura na gestão do prefeito Edivaldo inclui ainda as praças da Alegria, Mãe D´Água e do Pescador, Deodoro e Panteon, entre outras de bairros como da Vila Bangu, no bairro da Camboa, em fase de acabamento, e do Ipase de Baixo; Mirandinha, no Rio Anil, Cohatrac, entre dezenas de outras, todas entregues na gestão do prefeito.

Estádio Municipal Nhozinho Santos
Estádio Municipal Nhozinho Santos

O gigante da Vila Passos é um novo estádio com a maior reforma de sua história

Localizado na Vila Passos, área central de São Luís, o Estádio Municipal Nhozinho Santos, conhecido entre os amantes do futebol como "Gigante da Vila Passos", passou pela primeira reforma estrutural desde sua inauguração em 1º de outubro de 1950.

A intervenção, realizada pela Prefeitura de São Luís, acabou com todos os problemas estruturais que comprometiam a segurança do público, atletas e equipes técnicas durante as competições esportivas. Além de mais seguro, os serviços tornaram o estádio mais moderno. Pela primeira vez o equipamento também foi todo adaptado para pessoas com deficiência, e segue, agora, todas as normas técnicas e de acessibilidade.

Com a reforma, o estádio ganhou um sistema de iluminação mais eficiente, além de mais econômico, todo em LED. O alambrado existente também foi substituído por um de vidro temperado, que dará mais segurança ao público. O Nhozinho Santos também foi todo adaptado para pessoas com deficiência, e segue, agora, todas as normas técnicas e de acessibilidade. Além disso, os banheiros e vestiários também ganharam novas louças sanitárias e foram modernizados, assim como a área dos bares e lanchonete, que ficaram mais amplos e atendem às necessidades reivindicadas pelos antigos frequentadores.

A arena também conta com uma rede de combate a incêndio. Destaque ainda para o novo gramado. Antes do início das obras, o gramado do estádio tinha sete tipos diferentes de grama, além de erva daninha, o que comprometia a realização de atividades no local. Todo o gramado foi substituído. Agora apenas um tipo de grama cobre o espaço que recebeu o mesmo gramado que o Estádio do Maracanã (RJ).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.