Comemoração

IEL-MA completa 50 anos se reposicionando no mercado

Missão do instituto Euvaldo Lodi é qualificar executivos, aproximar indústria e academia e fortalecer a cultura da inovação no Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Coordenadora regional do IEL, Michele Frota do Vale, fala sobre os impactos desse reposicionamento
Coordenadora regional do IEL, Michele Frota do Vale, fala sobre os impactos desse reposicionamento (iel)

Sâo Luís – O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) foi implantado na década de 70, no Maranhão, no dia 7 de setembro, com a missão de promover a interação entre as instituições de ensino, o setor industrial e as empresas públicas e privadas. Neste ano desafiador, de pandemia do novo coronavírus, o Instituto, que é uma das entidades do Sistema FIiema, completa 50 anos de atuação, se reposicionando no mercado, e mais focado em programas como Educação Executiva, Consultorias Empresariais e Talentos para Indústria. Bem como, estimulando a conexão entre a indústria maranhense, os centros de conhecimentos e as organizações locais e nacionais.

Começou a funcionar na capital, um ano após a criação do IEL Nacional, e ganhou esse nome para homenagear o empresário mineiro Euvaldo Lodi, que teve extensa atuação tanto na iniciativa privada como na área pública, trabalhando pelo desenvolvimento industrial brasileiro. Há cinco anos, a entidade expandiu sua atuação no Maranhão, abrindo um escritório na cidade de Imperatriz, para atender a região tocantina.

Em entrevista, a coordenadora regional do IEL, Michele Frota do Vale, fala sobre os impactos desse reposicionamento e dessa transformação para o mercado.

O que motivou o IEL a se reposicionar no mercado?

A necessidade de atender as novas demandas de nossos clientes. O mercado mudou, as necessidades são outras, precisamos entender cada vez mais como o IEL pode ajudar na formação de talentos e nos processos internos de melhoria das empresas maranhenses. A nossa expectativa é fomentar a competitividade e a produtividade, elementos que ajudam a melhorar a sustentabilidade dos negócios.

O IEL está organizando modificações no portfólio?

Sim, estamos revendo o portfólio, fazendo adequações para o contexto atual da nossa economia, a exemplo do início da operacionalização do Programa IEL Jovem Aprendiz, fortalecendo nossa atuação na formação de talentos. No âmbito da gestão, o IEL tem submetido projetos em editais de fomento a inovação, com foco na gestão da inovação e na digitalização de processos.

Os bons frutos conquistados no passado colaboraram para o aperfeiçoamento do portfólio?

Com certeza, a expertise adquirida pelo IEL com o Programa de Estágio foi o que nos impulsionou para desenvolvermos os serviços de Recrutamento e Seleção e o Jovem Aprendiz IEL. Nos últimos dez anos, o programa de estágio auxiliou na inclusão de 13.720 estagiários, sem falar nas ações institucionais de orientação e preparação para o mercado de trabalho, que já beneficiaram 18.935 estudantes. Mesmo sendo criado em 2015, o serviço de Recrutamento e Seleção já incluiu 1.726 profissionais em empresas na modalidade CLT. Esperamos, nos próximos anos, somar o resultado do Programa IEL Jovem Aprendiz a esses excelentes feitos.

O campo de talentos do IEL, o programa de estágio, é o mais duradouro na atuação do Instituto. O que é novo nesse programa em 2020?

O programa contará com uma plataforma digital para atrair os novos talentos. Por meio dela, o jovem conhecerá a oferta de vagas de estágio das empresas e terá espaço para cadastrar seu currículo. Além da ferramenta, que desperta interesse nos estudantes, principalmente por apresentar uma diversidade de tipos e portes de empresas parceiras. A plataforma está em desenvolvimento e esperamos começar a testá-la até o fim desse ano.

O IEL continuará oferecendo consultorias para as empresas?

Vamos continuar auxiliando as empresas com a implantação da certificação do PROCEM - Programa de Certificação de Empresas), desenvolvido pelo PDF (Programa de Desenvolvimento de Fornecedores do Maranhão), nas soluções de consultoria e auditoria do programa. Com a aprovação dos projetos de inovação submetidos, vamos focar ainda mais na gestão da inovação para ajudar as empresas com novos modelos de negócios.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.