Cultivo

Posto Paraíso vai adotar o projeto "Farmácia Viva"

Objetivo é implantar um horto para tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19 e outras doenças

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Por meio dos hortos, o “Farmácia Viva” consegue chegar aos carentes
Por meio dos hortos, o “Farmácia Viva” consegue chegar aos carentes (horto Farmácia Viva)

São Luís - O Centro de Saúde Dra. Valdecy de Morais, mais conhecido como Posto Paraíso, na Vila Embratel, é a primeira unidade do município de São Luís a adotar o projeto “Farmácia Viva – Hortos Terapêuticos”, de iniciativa do Governo do Estado e coordenado pela farmacêutica Kallyne Bezerra.

“Nosso objetivo é implantar um horto para cultivo de plantas empregadas no tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19 e por outras doenças, a exemplo da diabetes. A partir da parceria entre estado e município, esta unidade foi a escolhida e nós estamos muito felizes com isso, devido ao sucesso desse projeto”, disse Josélia Seixas de Morais, gestora do Posto Paraíso.

A parceria está garantindo a capacitação dos profissionais de saúde da unidade para o uso de hortos medicinais durante a pandemia. De acordo com Josélia Seixas de Morais, diversos casos foram tratados conforme a orientação da coordenadora do projeto aos pacientes que se encontravam debilitados devido aos sintomas e às sequelas da Covid-19.

“As capacitações acontecem de forma on-line, por meio de lives direcionadas aos profissionais de saúde e ao público em geral visando benefícios dessa prática, que já é umas das práticas integrativas complementares regulamentadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, completou Josélia Seixas de Morais.

O projeto, fundamentalmente, visa levar saúde e oportunizar o acesso a plantas medicinais e fitoterapia aos municípios maranhenses que possuem um baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A farmacêutica Kallyne Bezerra informou que o programa surgiu como proposta para homenagear a botânica Terezinha Rego, uma sumidade na área de plantas medicinais e fitoterápicos no Maranhão e fora do estado. “Nós começamos como projeto piloto, por meio da Força Estadual de Saúde, trabalhando nos municípios de menor IDH do estado”, explicou Kallyne Bezerra.

Por meio dos hortos, o “Farmácia Viva” consegue chegar às pessoas mais carentes e comunidades para trabalhar o uso correto das plantas medicinais, fitoterápicos, ensinar sobre as “Plantas Alimentícias Não Convencionais” (Pancs), incentivar pesquisas e extensão para farmacêuticos e estudantes de Farmácia, entre outros benefícios.

Kallyne Bezerra explicou que a gestora Josélia Seixas de Morais já vinha participando de capacitações. “Esse trabalho vem sendo realizado há alguns meses. Esse projeto está presente em São Luís desde 2017, com a assinatura de termo de adesão, sendo que o Posto Paraíso é o primeiro de São Luís com prescrição de fitoterápicos, plantas medicinais, Pancs e óleos essenciais, com o intuito de levar saúde para todas as pessoas. O atendimento acontecerá uma vez por mês, sempre nas quintas-feiras”, finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.