408 anos

Live para reverenciar a cultura maranhense

Live "Devotos do Maranhão", com a participação de artistas e grupos folclóricos, será transmitida neste domingo, às 17h, pelo canal do Imirante.com no YouTube

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Alcione e Zeca Baleiro farão participação
Alcione e Zeca Baleiro farão participação (Alcione e zeca)

São Luís - Com transmissão ao vivo pelo canal do Imirante.com no YouTube, a live beneficente “Devotos de São João” acontece neste domingo, às 17h, destacando o melhor do folclore e da música popular maranhense. O evento, em formato inédito, contemplará ainda artes plásticas e fotografia, abrindo as celebrações alusivas ao aniversário dos 408 anos de São Luís. O projeto é uma realização da Fundação Sousândrade e foi viabilizado com o patrocínio da Vale e apoio do Grupo Mirante.

Entre os convidados estão, Tambor de Crioula de Apolônio, Cacuriá de D. Teté, Boi Unidos de Santa Fé (Baixada), Boi de Axixá (Orquestra), Boi de Nina Rodrigues (Orquestra), Boi Unidos Venceremos (Zabumba), Boi da Vila Conceição (Costa de Mão), Boi Pérolas dos Lençóis (Orquestra), Boi de Maracanã (Matraca), Dança do Lelê de Rosário, Boi Barrica (Alternativo) e Tambor de Crioula São Benedito de Itapera.

Serão lançados também os clipes das músicas “Festa do Bumba-boi” (César Nascimento, Íris Cavalcante e Isaac Cândido) e “Baixada” (Chiquinho França e Mhario Lincoln), ambas inéditas, e os clipes ilustrados com a sensibilidade e beleza das imagens de Meireles Junior.

Para envolver ainda mais o público e reafirmar a importância da cultura junina, a live terá depoimentos da influenciadora digital Thaynara OG, da pesquisadora Zelinda Lima e de Maurício Itapary, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Maranhão (Iphan/MA), além da participação especial de estrelas como Alcione, Zeca Baleiro, Rita Beneditto, Fauzi Beydoun, Flávia Bittencourt, Fabrícia, Sandra Duailibe, Coral de São João, Fernando de Carvalho com o pianista e arranjador Wesley Sousa, além de um clipe gravado em conjunto pelos músicos Mano Borges, Djalma Chaves, Adriano Correia, Alberto Trabulsi e Marcelo Carvalho entre outras surpresas. A ambientação do cenário é assinada pelas empresas Espaço Fátima Lima e Gera Som (Telão).

Destaque também para a exposição virtual de telas pintadas por Betto Pereira a partir de fotografias do São João do Maranhão de autoria de Meireles Junior. As telas da exposição virtual Devotos do São João, assim como livros de Meireles Junior e DVDs dos demais artistas serão sorteados ao longo da live e estarão expostas virtualmente no Instagram do projeto, no perfil @devotosdesaojoao.

Projeto

Idealizado por Meireles Junior, em parceria com os artistas Betto Pereira, César Nascimento e Chiquinho França, o projeto objetiva divulgar a cultura genuinamente maranhense e apoiar financeiramente grupos folclóricos que este ano não se apresentaram nas festas juninas, em função da pandemia da Covid-19. No total, serão contemplados com recursos financeiros 31 grupos e brincadeiras juninas. O nome, sugerido por Josias Sobrinho, traduz o sentimento que melhor resume esse amplo e rico fenômeno cultural maranhense: a devoção.

Para Adriana Sarney Caminha, Gerente de Marketing do Grupo Mirante, o evento é um presente coletivo e uma declaração de amor à São Luís. “Para a Mirante é muito importante apoiar um projeto tão inclusivo como esse, além de ter muitas manifestações populares e grupos da cultura maranhense. Está no DNA do Grupo Mirante apoiar sempre a cultura local, e além disso, é um presente para a cidade de São Luís em seus 408 anos, com muita música, diversão e cultura”, declarou Adriana.

“Desde o início dessa pandemia procurei me reinventar como profissional, indo além da fotografia e desenvolvendo também trabalhos de vídeos e filmagens. Entendo que a crise também trouxe oportunidades para somarmos esforços com artistas e juntos ajudarmos aqueles que mais precisam e que não puderam realizar o seu trabalho. Acredito em nossa cultural como um produto de exportação made in Maranhão de altíssimo nível. Quero que todos participem pois tudo foi planejado com muito carinho”, convida Meireles Jr.

“Investir em projetos que contribuam para a sustentabilidade da cultura popular maranhense é fundamental. Neste momento tão desafiador para o setor, conseguiremos apoiar 31 grupos em todo estado do Maranhão. Acreditamos no poder transformador da Cultura e por isso a Vale investe há mais de 20 anos no patrimônio cultural brasileiro”, comenta Christiana Saldanha, gerente de Cultura e Patrocínios na Vale.

Apresentação

O fotógrafo Meireles Junior e as atrizes Áurea Maranhão e Nicole Meireles apresentarão a live, com os devidos cuidados de distanciamento social que desde o início do projeto estão sendo rigorosamente seguidos por todos. A apresentação homenageará os sotaques e demais elementos culturais que levaram o bumba meu boi do Maranhão a ser reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, em 2019, e que fizeram do São João do Maranhão a maior manifestação cultural do estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.