''Derrubou pilares''

Economia pós-pandemia deve mudar, afirma Papa

Mensagem foi a participantes do workshop European House-Ambrosetti, que reúne cerca de 200 executivos, economistas e políticos de todo o mundo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
(papa)

ROMA - Papa Francisco disse nesta sexta-feira (4) que a pandemia do novo coronavírus “derrubou os pilares instáveis” de um modelo econômico mundial construído sobre a idolatria do dinheiro e da dominação dos ricos e poderosos.

Em mensagem aos participantes do workshop anual European House-Ambrosetti, que reúne cerca de 200 executivos, economistas e políticos de todo o mundo, ele pediu novos modelos que sejam mais inclusivos e reduzam a desigualdade social.

O pontífice também pediu “uma reformulação ecológica” da economia para salvar o meio ambiente e reduzir o desperdício de consumo.

"A pandemia questionou a escala de valores que define o dinheiro e o poder sobre todo o resto", disse ele.

"Isso derrubou os pilares instáveis ​​que sustentavam um certo modelo de desenvolvimento", explicou, acrescentando que as incertezas sociais e econômicas fizeram com que muitas pessoas abrissem os olhos para a desigualdade e a deterioração ambiental.

O papa afirmou que a economia deve ser a expressão de uma sociedade que "se recusa a sacrificar a dignidade humana aos ídolos das finanças e usa os recursos financeiros não para dominar, mas para servir".

Acredita-se que o Papa Francisco, disse que qualquer eventual vacina para a covid-19 não deve ser acumulada pelos países ricos, e que esteja preparando uma encíclica - a forma mais elevada de escrita papal - sobre como acredita que o mundo deve ser pós-pandemia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.