Sabor e saúde

A fruta do verão: conheça os benefícios do melão

Veja sete razões para você adotar esta fruta saborosa e refrescante no cardápio da semana

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Fruta é rica em vitamina A, C e complexo B
Fruta é rica em vitamina A, C e complexo B

São Luís - “Comer é vida”! Quando o alimento é refrescante, saboroso, cheio de água e vitaminas, não há dúvidas. Assim é o melão, que proporciona diversos benefícios à saúde devido as suas ricas propriedades nutricionais. A fruta é uma das mais consumidas, especialmente quando a temperatura está mais elevada e em estações mais quentes, como o verão.

“O melão é rico em minerais como o cálcio e o potássio, que podem auxiliar no controle de frequência cardíaca e na regulação da pressão arterial. A fruta tem várias vitaminas, entre as quais se destacam a vitamina A, C e complexo B, que desempenham funções no metabolismo energético, saúde ocular e cicatrização. Além disso, é boa fonte de energia, por ser rica em carboidratos e possui cerca de 90% do seu conteúdo em água, sendo excelente para cuidar da hidratação”, destaca o professor e nutricionista, Marcos Macedo.

Por causa dessas propriedades refrescantes e hidratantes, o melão também é conhecido como a fruta sensação do verão, sendo bom, inclusive, para hipertensão, sabia? Para obter estes benefícios, deve-se consumir a fruta pelo menos de 3 a 4 vezes por semana, sendo importante incluí-la na alimentação de forma saudável e equilibrada, segundo a cardiologista e nutróloga do Hapvida Saúde, Sílvia Gomes. A especialista revelou sete benefícios do alimento.

Saúde e sabor
Saúde e sabor

Super-hidratante e desintoxicante: O melão é excelente alternativa para hidratar e desintoxicar o organismo ao mesmo tempo. “A quantidade de água na fruta proporciona a eliminação de toxinas que acumulamos com a má alimentação", destaca a profissional.

Ajuda na digestão e dá saciedade: Por ser rico em fibras, o melão ajuda na digestão. Suas fibras, junto com a pectina (fibra em forma de gel), aumentam a sensação de saciedade, evitando que se coma em excesso e ajudando no processo de emagrecimento. Além disso, essa fruta tem apenas 34 calorias em uma porção de 100 gramas.

[e-s001]
Eficaz contra prisão de ventre: Como a fruta tem alta concentração de água e fibras, é um laxante natural e ajuda a aliviar a prisão de ventre. As fibras e a água aumentam o bolo fecal, reduz tempo no intestino e facilitam a evacuação.

Ameniza sintomas da menopausa: Além da enorme quantidade de água, em sua composição há muito fósforo, magnésio, vitaminas A e do complexo B, que ajudam fortalecimento ósseo e mantém longe a osteoporose, ameniza a sensação de flacidez, diminui os sintomas da menopausa, da ansiedade e do envelhecimento.

Regula a menstruação, circulação e coagulação sanguínea: Consumir melão regularmente ajuda a regular a menstruação, pois melhora a circulação do sangue e seus nutrientes têm propriedades anticoagulantes. A fruta é um calmante natural, o que diminui as mudanças de humor da menopausa. Além disso, seus componentes revigoram o organismo de forma geral

Saúde da pele e dos cabelos: por ser rico nas vitaminas A e C, importantes para a produção de colágeno e prevenção do envelhecimento;

Controlar a pressão arterial: por conter potássio e ser diurético

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.