408 anos

Série de entrevistas abordará aspectos sobre São Luís

Para comemorar os 408 anos de São Luís, uma série de entrevistas terá início amanhã (5) abordando diversos aspectos da história e da cultura da capital

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Urbanismo, história e cultura de São Luís serão abordados no evento
Urbanismo, história e cultura de São Luís serão abordados no evento (são luis h)

São Luís - São Luís comemora o aniversário de sua fundação na próxima terça-feira, 8 de setembro e para marcar a data será realizada uma série de entrevistas sobre aspectos bastante característicos da capital maranhense. O evento denominado “Semana de Entrevistas: São Luís 408 anos” será constituído por sete conversas virtuais com personalidades locais que pesquisam e estudam frequente questões pitorescas e relevantes da nossa cidade, como a história, a arquitetura, o desenvolvimento urbano, a música, a literatura e o centro histórico ludovicense.

As entrevistas serão realizadas a partir de amanhã, e se estenderão diariamente até o dia 11, sexta-feira, sempre no mesmo horário de 20h, e poderão ser acompanhadas ao vivo no perfil do Instagram da Associação Maranhense dos Escritores Independentes (AMEI) no endereço: @ameimais.

A ideia da rodada de conversas foi de Eden Jr., economista e relações públicas, um apaixonado pela cidade e em especial pelo centro, antigas habitações e costumes de São Luís, e que, eventualmente, realiza entrevistas nas redes sociais. Eden Jr. afirma que “oito de setembro é um ritual, um dia que eu me preparo para curtir São Luís. Nunca viajo na data, e invariavelmente vou ao centro e percorro a cidade para resgatar e reafirmar a sua magia. Entretanto, sempre percebi que as comemorações do aniversário da cidade deixam de lado as suas maiores riquezas, que são a nossa história, cultura, tradições, músicas, poesias e o jeito ludovicense de ser. Dessa forma, tentei fazer, desde o ano passado, algo para comemorar de forma genuína o aniversário da cidade, mas acabou não sendo possível. Este ano, com a pandemia e a possibilidade das entrevistas virtuais, convidei figuras notórias da ilha para conversar sobre assuntos que estão obrigatoriamente associados com a nossa história. E mais: quem estiver assistindo também poderá mandar perguntas para participar dos diálogos”, diz.

José Viegas, presidente da Amei, instituição que reconhecidamente vem sendo nos últimos anos importante promotora das letras e da cultura ludovicense, fala como percebe a semana de entrevistas. “A Amei sempre apoia iniciativas que tenham como proposito valorizar e enaltecer a cultura de São Luís. E assim que nos foi apresentado o projeto desse conjunto de entrevistas, que versará sobre assuntos peculiares da cidade em seu aniversário, prontamente nos predispomos a valorizar a ação e apoiá-la, dentro das nossas possibilidades.”

Programação

Sábado

“Expansão urbana de São Luís no Século XX” - Entrevistado: José Antônio Viana Lopes (Arquiteto Urbanista e Professor do Centro Universitário UNDB) -, 5 setembro, 20hs;

Domingo

“São Luís: Atenas brasileira” - Entrevistado: José Neres (Membro da Academia Maranhense de Letras e Professor)

Segunda

“Praia Grande: ascensão e declínio” - Entrevistado: Carlos Gaspar (Presidente da Academia Maranhense de Letras e Empresário)

Terça

“Fundação da cidade de São Luís” - Entrevistado: Antonio Noberto (Membro da Academia Ludovicense de Letras, Historiador, Turismólogo e Escritor)

Quarta

“A música e São Luís” - Entrevistado: Félix Alberto (Membro da Academia Maranhense de Letras, Jornalista, Poeta e Compositor)

quinta

“São Luís: Bondes e fábricas” - Entrevistado: Diogo Guagliardo (Historiador, Professor e Advogado)

Sexta

“Reabilitação do Centro Histórico de São Luís” - Entrevistado: Luís Phelipe Andrés (Membro da Academia Maranhense de Letras, Engenheiro e Professor)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.