Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18

Indústria e mais crédito

O gestor do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) da Fiema, Gilberto Matos, e o presidente do Sindimetal, João Carlos Magalhães, deram as boas-vindas ao novo superintendente do BNB, Danivan Borges Mendes Lacerda. O objetivo foi estreitar ainda mais o relacionamento com a instituição financeira a fim de dar continuidade à parceria de trabalho com as empresas associadas aos sindicados filiados à Federação.

Para celebrar os 18 anos da Revista Estilos, os editores da publicação lançaram o Prêmio Estilos, que tem o objetivo de homenagear as personalidades que se destacam em suas respectivas áreas de atuação. Uma live foi realizada, no dia 27 de agosto, e foi apresentado na primeira cerimônia de premiação on line realizada no Maranhão. A seguir, alguns nomes que, como este Repórter PH, foram homenageados pela revista. Na foto, os jornalistas Jacieny Dias e Gilson Martins
Para celebrar os 18 anos da Revista Estilos, os editores da publicação lançaram o Prêmio Estilos, que tem o objetivo de homenagear as personalidades que se destacam em suas respectivas áreas de atuação. Uma live foi realizada, no dia 27 de agosto, e foi apresentado na primeira cerimônia de premiação on line realizada no Maranhão. A seguir, alguns nomes que, como este Repórter PH, foram homenageados pela revista. Na foto, os jornalistas Jacieny Dias e Gilson Martins
O oftalmologista José Bonifácio Junior; o oftalmologista Fábio Lucio dos Santos; o advogado e professor, Sergio Tamer; a empresária e empreendedora social, Lou Marques e Coronel Augusta Andrade
O oftalmologista José Bonifácio Junior; o oftalmologista Fábio Lucio dos Santos; o advogado e professor, Sergio Tamer; a empresária e empreendedora social, Lou Marques e Coronel Augusta Andrade

UFMA no ranking
O reitor da UFMA Natalino Salgado Filho tem um bom motivo para comemorar: em sua edição do Top 10 no mundo de 2021 do Times Higher Education, um dos principais rankings universitários do mundo, aponta como a melhor universidade do mundo, a de Oxford, no Reino Unido, seguida pela Universidade Stanford, nos Estados Unidos e, em terceiro lugar, Harvard, também nos Estados Unidos.
Foram avaliadas 1.527 instituições de 93 países e regiões de todo o mundo.
No Brasil, anteriormente, eram avaliadas somente 46 instituições e, nesta edição, seis universidades a mais foram avaliadas, entre elas, a UFMA, que agora passa a integrar as 52 instituições, e desse total, a Universidade Federal do Maranhão aparece como a 26ª melhor do país.

Aldir Blanc
O repasse dos recursos da Lei Aldir Blanc entrou esta semana em discussão na Câmara Municipal de São Luís.
De acordo com um levantamento elaborado pela Confederação Nacional dos Municípios, a capital maranhense teria direito de ser contemplada com aproximadamente R$ 8 milhões.
No entanto, até o momento, esse repasse pode ainda não ter sido garantido.
A lei Aldir Blanc prevê auxilio financeiro ao setor cultural e a iniciativa busca apoiar profissionais da área que sofreram fortemente os impactos das medidas de distanciamento social em razão da Covid-19.
Para que o município receba os recursos, é necessário demonstrar interesse através de um plano de ação, que deve ser encaminhado ao Governo Federal.

Duas decisões
A Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca da Ilha de São Luís proferiu duas decisões na qual indefere o pedido de instituições bancárias no sentido de retornar com a cobrança de empréstimos consignados.
As decisões não acolheram as pretensões dos bancos e mantiveram a suspensão dos descontos nas folhas de pagamentos de servidores públicos ativos, inativos e pensionistas.
As ações apresentaram como réu o Estado do Maranhão e buscavam, por meio de decisão liminar, suspender a aplicação da Lei Estadual 11.274/2020.
As instituições queriam que a Justiça determinasse ao Maranhão, em obrigação de fazer, que procedesse na efetivação regular dos descontos em folha previstos para o pagamento das parcelas.

Expansão do porto
Avança para um novo estágio de crescimento o Porto do Itaqui, com a expansão do Terminal de Grãos do Maranhão.
O investimento para expansão do Terminal de Grãos superou os R$ 230 milhões.
Atualmente, o Porto do Itaqui tem capacidade para receber navios com até 150 mil toneladas de carga.
A ideia do governo estadual é que, até 2022, a Empresa Maranhense de Administração Portuária seja referência em gestão portuária no Brasil.
Foi destacada a localização privilegiada do porto em relação aos principais mercados e com uma área de influência que abrange 50 milhões de pessoas.
Sete estados dependem diretamente do Porto do Itaqui para movimentação de cargas.

DE RELANCE

Percalços no pleito municipal
Os homens e mulheres que concorrerão a prefeito e vereador na eleição deste ano têm um inimigo incomum, invisível a olho nu: o coronavírus, que desde janeiro vem transtornando a vida em todo o planeta. O adiamento da votação por um mês e meio não foi suficiente para atenuar os problemas que esperam os candidatos. Os percalços começam na formação das alianças, pela dificuldade em realizar encontros presenciais e discutir as bases dos acordos políticos.

Percalços no pleito... 2
Mesmo com o distanciamento social, dirigentes partidários vêm se reunindo presencialmente para costurar alianças, temerosos de que conversas virtuais vazem para os concorrentes. Até entre líderes do mesmo partido o diálogo foi prejudicado pela pandemia. Um dos mais experientes dirigentes do Estado, diz que está sendo a eleição mais difícil de todos os tempos.

Percalços no pleito... 3
Nas sedes dos partidos, as salas de reuniões foram adaptadas para garantir o distanciamento nos encontros presenciais. Máscara e álcool gel passaram a ser tão essenciais quanto a caneta com a qual se rascunham acordos. Eleição municipal é a eleição do contato direto com o eleitor. Com a pandemia, faz-se necessário reinventar o jeito de fazer campanha e apostar nas redes sociais.

Percalços no pleito... 4
Aliás, a falta do corpo a corpo não é o único problema. O financiamento da campanha preocupa a maioria dos candidatos, que contam mesmo com o fundo eleitoral. Além das restrições da Lei Eleitoral, que proíbe doações de empresas, as contribuições de pessoas físicas tendem a minguar com a crise, já que atinge também os empresários.

Percalços no pleito... 5
A necessidade de distanciamento vai impactar até na realização de debates, que tendem a ser virtuais. Em cidades que não têm emissora de TV, a comunicação ficará ainda mais limitada. O rádio será o principal veículo nos municípios menores. Para complicar a situação dos candidatos a prefeito, neste ano estão proibidas as coligações para vereador. Cada partido terá de contar apenas com as próprias forças para formar bancada. Os candidatos ao Legislativo terão de dar prioridade às próprias campanhas.

Percalços no pleito... 6
Importante: o aumento da abstenção é uma preocupação adicional para candidatos a prefeito e vereador, tanto na Capital quanto nas cidades do Interior. Como a vacina ainda não estará disponível, o temor é de que eleitores do grupo de risco, pela idade ou por doenças preexistentes, deixem de ir às urnas para não correr o risco de contaminação pelo coronavírus.

Percalços no pleito... 7
Dos atuais pré-candidatos à prefeitura de São Luís – há muito tempo são mais de 10 – para as eleições municipais, cinco já selecionaram quem serão os profissionais responsáveis pelo marketing da campanha. Outros três postulantes pretendem enfrentar a jornada eleitoral sem a liderança una de um marqueteiro, enquanto os demais ainda não escolheram a equipe que formulará suas propagandas.

Happy Hour
Respeitando as medidas de segurança contra a Covid-19, o São Luís Shopping retoma o happy hour, inicialmente nas sextas e sábados, das 18h às 21h30. Hoje, a atração será o músico Rafael Guterrez; no sábado, o cantor Léo Joe. Todas as apresentações serão no formato voz e violão, na Praça de Alimentação do piso dois.

Para escrever na pedra:
“A forma é tão sublime quanto o conteúdo”. De Machado de Assis.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.