Monitor da Violência

35 pessoas mortas pela polícia no 1º semestre no Maranhão

Dados foram levantados pelo G1, em parceria com a USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública; no país, ocorreram 3.148 casos, um aumento de 7% nas ocorrências em relação ao mesmo período de 2019

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Morte de PM, em janeiro, culminou com morte de criminoso que o atacou
Morte de PM, em janeiro, culminou com morte de criminoso que o atacou (morte sargento Washington)

São Luís - Trinta e cinco pessoas foram mortas pela polícia durante o primeiro semestre deste ano no Maranhão, de acordo com o Monitor da Violência. Em nível nacional, ocorreram 3.148 mortes e houve um aumento de 7% dos casos em relação ao mesmo período do ano passado, que teve 2.934 ocorrências. Os dados, elaborado pelo site noticioso G1, em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, foram divulgados ontem.

O levantamento é proveniente de informações oficiais de 25 estados e do Distrito Federal. Apenas Goiás se recursou a fornecer os dados. Foram solicitados os casos de “confronto com civis ou lesões não naturais com intencionalidade” envolvendo policiais da ativa. As solicitações foram destinadas às secretarias de Segurança Pública de cada estado, por meio da Lei de Acesso à Informação e das assessorias de imprensa.

Em todo o país, 3.148 pessoas foram mortas por policiais de janeiro deste ano até julho e o estado do Rio de Janeiro apresentou o maior número de ocorrências, um total de 775 casos. Também foram levantadas as ocorrências de policiais que morreram em serviço e fora de serviço, com alta nos primeiros seis meses de 2020. Foram 103 policiais mortos, contra 83 no decorrer do mesmo período do ano passado, representando um aumento de 24%.

Maranhão
Em relação ao Maranhão, segundo o Monitor da Violência, 35 pessoas foram mortas ao trocarem tiros com a polícia no primeiro semestre deste ano, enquanto, de janeiro a junho do ano passado, o registro foi de 55 mortes. Já, a quantidade de policiais da ativa mortos no primeiro semestre de 2020 foi apenas um caso e nenhum registro no decorrer desse mesmo período do ano passado.

Um dos casos deste ano ocorreu no dia 26 de janeiro, no Miritiua, em São José de Ribamar. Segundo a polícia, o sargento Washington Ferreira Nogueira, de 52 anos, foi morto a tiros a caminho do serviço e ainda teve a sua pistola levada pelos executores.

Foi armado um cerco policial na localidade e dois acusados foram presos. As buscas continuaram e, no dia seguinte do crime, outro suspeito, identificado como Fransoarle Freitas Silva, acabou morto ao trocar tiros com policiais. Ainda de acordo com a polícia, o criminoso tinha sido preso no dia 16 de janeiro deste ano, mas foi solto pelo Poder Judiciário, com o uso da tornozeleira eletrônica.

No dia 9 de maio deste ano, o criminoso, identificado como Alef, foi morto durante confronto policial, na zona rural de Bom Lugar. A polícia informou que Alef, em companhia de outros bandidos, usando fardamento similar com o da Polícia Federal, sequestraram membros da família de um empresário, em Dom Pedro.

Guarnições da Polícia Militar trocaram tiros com os assaltantes na saída da cidade, mas os bandidos conseguiram fugir do cerco policial em uma caminhonete. Houve a perseguição e nas proximidades de Bom Lugar ocorreu o segundo confronto. Neste local, os reféns foram liberados, mas os bandidos fugiram em direção a uma área de matagal, onde houve mais um tiroteio. Uma das balas atingiu Alef, que veio a óbito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.