Ocorrência de fogo

Pane elétrica e fluídos vazando causam incêndios veiculares

Somente em São Luís, neste semestre, pelo menos três veículos se incendiaram em via pública

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Manutenção do veículo é indispensável para garantir segurança no uso
Manutenção do veículo é indispensável para garantir segurança no uso (manutenção de veículos)

São Luís - Uma situação de pânico. A pessoa está dirigindo e, de repente, seu veículo começa a soltar fumaça e, em seguida, surgem as chamas. Em um curto período de tempo, o carro está tomado pelo fogo. A maior parte dos incêndios nos veículos é ocasionado por pane elétrica ou de vazamento de fluídos inflamáveis. Somente neste segundo semestre, pelo menos três veículos pegaram fogo em via pública, em São Luís. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar e especialistas de mecânica e de eletricidade, a chave para evitar que o pior aconteça é simples, e se chama manutenção.

Aquiles Cutrim é proprietário da Auto Elétrica São Francisco, e informou que o condutor precisa fazer a manutenção do seu veículo, pelo menos a cada seis meses, para evitar problemas, principalmente, pane elétrica, que pode resultar em ocorrência de incêndio.

Ele ainda frisou que peças oxidadas e “gambiarras” podem resultar em incêndio em carros, e parte elétrica danificada por ratos. “Na semana passada, recebemos três veículos cujos fios tinham sido danificados por ratos”, comentou Aquiles Cutrim.

Atenção redobrada
O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) informou que os motoristas devem ter atenção redobrada no seu veículo, pois as principais causas dos incêndios veiculares são provenientes das alterações na parte elétrica, como por exemplo, a instalação mal feita de acessórios eletrônicos, que, inclusive, podem causar curtos-circuitos.

Outra causa comum é o vazamento de fluídos inflamáveis, em contato com áreas aquecidas do motor. O CBM ainda ressalta que, geralmente, os incêndios veiculares se iniciam dentro do capô e, por isso, é importante realizar a manutenção de forma periódica no veículo. Ao suspeitar de alguma alteração, o condutor deve verificar o mais rápido possível o que está acontecendo e dessa forma pode até mesmo evitar um superaquecimento da fiação ou de algum fluido do veículo.

O Corpo de Bombeiros Militar também informa que, ao constatar o princípio de incêndio, o condutor deve retirar os ocupantes do veículo e avaliar se há condições seguras de usar o extintor. Caso o incêndio seja na parte da frente, deve-se fazer uma pequena abertura no capô e utilizar o extintor em todo o seu interior, sem abrir muito o compartimento, para evitar a entrada de ar e intensificar o incêndio.

Mas, havendo incêndio de grande proporção, o ideal é o condutor afastar-se do veículo, não tentar pegar objetos e ligar imediatamente para o número 193, para acionar o Corpo de Bombeiros, que são responsabilizados para resolver esse tipo de ocorrência. O comandado do Corpo de Bombeiros Militar também frisou que os extintores não são mais obrigatório nos veículos desde o ano de 2015, mas, é um item de fundamental para a segurança de todos e o condutor deve saber utilizar durante as ocorrências.

Casos recentes
Somente durante o mês passado ocorreram dois casos de incêndios veiculares em São Luís. Um dos casos foi no dia 31. Um veículo Fiat pegou fogo, nas proximidades do Detran-MA e de um posto de combustível, na Vila Palmeira. Os frentistas e transeuntes ficaram em pânico. Enquanto, o motorista abandonou o carro.

Em poucos minutos, o veículo ficou destruído. Os bombeiros militares estiveram no local e apagaram as chamas como ainda os militares da Polícia Rodoviária Estadual controlaram o trânsito na via e não houve registro de feridos.

O outro caso ocorreu no dia 17. De acordo com a polícia, um carro de passeio pegou fogo no Viaduto do Café, no bairro do Outeiro da Cruz. Duas pessoas estavam no veículo, mas não ficaram feridas e os bombeiros militares foram acionados.

A polícia ainda registrou no dia 7 de julho o incêndio de um veículo Celta preta dentro de uma residência, localizada na área do Coroadinho. O fogo atingiu os bancos, motor, pneus e danificou a parte elétrica do carro. Para combater as chamas foi necessário o trabalho dos bombeiros militares.

Personagem da notícia

O aposentado Raimundo Soares, de 84 anos, disse que todas as vezes que o seu veículo começa a apresentar problemas, principalmente envolvendo a parte elétrica, procura pelos serviços dos profissionais da área de mecânica e instalação elétrica. “O veículo precisa passar por manutenção e quando apresenta algum tipo de alteração, pois, o ideal é levar para ser avaliado por um mecânico”, declarou.

SAIBA MAIS

Devem fazer visita ao seu mecânico e solicitar que faça a vistoria nos seguintes itens do veículo para evitar incêndios:

  • Verifique todos os chicotes elétricos que saem do alternador, caixa de relés, caixa de fusível e bateria, refaça aqueles que tiverem descascados e com as conexões aparentes. Verifique sinais de derretimento nas conexões do alternador.
  • Aproveite e, com uma lanterna, examine sinais de derretimento ou queimado nas caixas de relé e de fusível, são indicadores de superaquecimento que devem ser investigados pelo seu mecânico. Teste o alternador quanto a sobrecarga.
  • Verifique a tubulação que entra e sai do tanque, principalmente no trecho em que ela percorre dentro do compartimento do motor e veja se identifica sinais de ressecamento, como trincas ou mudança da coloração.
  • Cuidado na instalação de acessórios principalmente aqueles que demandam mais corrente da bateria como módulo de som, farol de milha e ar-condicionado.
  • Todo e qualquer cheiro de combustível deve ser investigado, os pontos mais comuns de vazamento são: conexões com o filtro de combustível, o reservatório da partida frio, a tampa do conjunto da bomba de combustível (costuma ficar em baixo do assento do banco traseiro), nas mangueiras de alimentação e retorno próximas à flauta de distribuição (dentro do compartimento do motor).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.