Setembro Amarelo

Projetos promovem a prevenção ao suicídio e a automutilação

Promoção de bem-estar, auxílio psicológico, conscientização e informações são algumas das maneiras encontradas para manter a saúde metal, e ajudar àqueles que precisam de apoio

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Ipê foi plantado no Parque do Bom Menino, simbolizando, a importância do contato com a natureza
Ipê foi plantado no Parque do Bom Menino, simbolizando, a importância do contato com a natureza (Ipê)

São Luís – O mês de setembro chega com a intensificação de ações de acolhimento e cuidado àqueles que já não veem a vida mais como opção. Há maior ênfase ao cuidado com a saúde mental de quem necessita, por tratar-se do mês em que se combate o suicídio. E foi com este objetivo, de prevenção contra o suicídio e automutilação, que foi aberta a Campanha Rede do Bem, do Fórum Estadual de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, alusiva ao Setembro Amarelo. Com a presença de psicólogos e psiquiatras, a campanha deu início a ações que provém, não só a conscientização, mas também o bem-estar pessoal mental.

“A pandemia trouxe vários impactos para a população, principalmente quando se fala sobre saúde mental. Quando falamos em ansiedade, depressão, tentativas de suicídio, vemos uma recorrência nestes últimos meses, e com isso o projeto visa justamente trazer informação, fazer com que as pessoas cada vez mais tenham informações relevantes sobre este tipo de adoecimento, porque a partir do momento que eu conheço, eu tenho mais práticas e mais técnicas para cuidar daquela situação”, explicou a psicóloga Celiane Oliveira.

E para dar início as ações, na manhã da última terça-feira (1), foram plantados Ipês no Parque do Bom Menino, localizado no Centro. O ato simbólico teve o objetivo de lembrar que o contato com a natureza é tão necessário quantas outras medidas para auxiliar no tratamento da depressão e no bem-estar mental.

“A campanha rede do bem, do Fórum estadual da prevenção da automutilação e do suicídio tem várias ações para o mês de Setembro Amarelo. Iniciamos hoje com plantios de mudas de ipês para mostrar para a população a importância do contato com a natureza e como a natureza têm um fator de prevenção nos tratamentos e adoecimentos psíquicos”, conta a promotora de justiça, e coordenador do Centro de Apoio Operacional Direitos Humanos do MPMA, Cristiane Lago.

A promotora ainda informou que ao longo do mês haverá capacitação de professores pelos profissionais do Fórum, para que os professores estejam mais preparados para lidar com este tema na sala de aula, e capacitação para profissionais da saúde, que são aqueles que recebem esses pacientes. Além disso, também haverá ações como Concurso de Fotografia voltado para alunos da rede pública de ensino e live solidária.

Setembro Amarelo
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

Importância da prevenção
A enfermidade da depressão vêm crescendo de forma silenciosa e imperceptível, principalmente por conta de preconceitos que foram instaurados na sociedade. Preconceitos, esses, que ditam que problemas relacionados a saúde mental são apenas falta de força de vontade ou então fraqueza. Contudo, este pensamento é equivocado. Depressão é uma doença tão grave quanto aquelas que se manifestam no corpo físico, e por isso, a prevenção, o cuidado e até mesmo o carinho, tanto com o próximo quanto consigo mesmo, é extremamente necessário. É preciso apoio e suporte.

“Uma campanha dessa é muito importante porque pra gente, enquanto profissional da saúde e gestor de serviço que atende pessoas que são depressivas e tendem ao suicídio, é a prevenção que diminuí a incidência e necessidade de tratamento quando trabalhada” explicou Marcelo Costa, diretor da CAPS do Maranhão.

SAIBA MAIS

Outras campanhas

Em alusão ao dia mundial de prevenção ao suicídio (10 de setembro) o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) também está promovendo campanha Setembro Amarelo, com o objetivo de chamar atenção à problemática, buscar a redução de casos e conscientizar a população sobre a prevenção, no âmbito do Poder Judiciário do Maranhão.

A partir deste mês, o prédio-sede do Tribunal de Justiça do Maranhão – Palácio Clóvis Bevilácqua – passou a ser iluminado em amarelo em alusão ao Setembro Amarelo. A iluminação pública é uma das ações determinadas pelo presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, desembargador Lourival Serejo, para chamar a atenção da população para o tema de grande importância, que é a prevenção ao suicídio e valorização da vida humana.

Para discutir o tema, o Tribunal de Justiça, por meio da Divisão Psicossocial, realiza no dia 17 de setembro, às 10h, no Instagram @tjmaoficial, a live “Setembro Amarelo e a prevenção ao suicídio e à automutilação em adolescentes: possibilidades de valorização da vida”, com a psicóloga Raíssa Palhano e moderação de Railson Rodrigues (analista judiciário – psicólogo).

Além disso, o Judiciário discutirá o tema com os servidores, por meio de um bate-papo, com o tema “Dialogando sobre o sentido da vida: estratégias de prevenção em saúde mental”, com os palestrantes Eliandro Romulo Cruz Araujo e Tatiana Oliveira de Carvalho. O evento virtual acontecerá no dia 24 de setembro, às 14h, pela plataforma Zoom.

Fique atento aos sinais

Pessoas com depressão e tendências suicidas nem sempre se sentem confortáveis para pedir ajuda, e por isso, é extremamente necessários reparar em sinais comportamentais, como:

  • Isolamento: se a pessoa deixa de ir à escola ou falta ao trabalho com regularidade, por exemplo;
  • Desinteresse: de repente, a pessoa deixa de fazer as atividades de que gosta;
  • Alimentação: a pessoa come mais ou come menos que o usual;
  • Mudança no sono: se tem insônia ou dorme demais;
  • Agressividade: no caso de jovens, às vezes a depressão se confunde com agressividade;
  • Desinteresse em seus relacionamentos afetivos: se a pessoa passa a se afastar de amigos e familiares;
  • Uso abusivo de substâncias, como entorpecentes e medicamentos.

Dados

De acordo com a Folha informativa, atualizada em agosto de 2018, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS):

  • Para cada suicídio, há muito mais pessoas que tentam o suicídio a cada ano. A tentativa prévia é o fator de risco mais importante para o suicídio na população em geral.
  • O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos.
  • 79% dos suicídios no mundo ocorrem em países de baixa e média renda.
  • Ingestão de pesticidas, enforcamento e armas de fogo estão entre os métodos mais comuns de suicídio em nível global.
  • Especialistas ainda informam que, apesar de ainda não haver números exatos, o número de casos de suicídios aumentaram durante a pandemia devido ao isolamento social.
No Brasil, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos e mais de 1 milhão no mundo, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio são relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Procure ajuda

Para obter ajuda e apoio emocional de prevenção ao suicídio, o Centro de Valorização da Vida (CVV), atendente de forma voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone (discando 188), email e chat 24 horas (no site https://www.cvv.org.br/ ), todos os dias.

No Maranhão, também há atendimentos disponíveis nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), hospitais, postos de saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e nas secretarias municipais de saúde.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.