Disputa

Índia acusa China de "ações provocativas" na área de fronteira

Comandantes de ambos os lados conversaram para acalmar as tensões entre os gigantes asiáticos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Lago na região de Ladakh, na disputada região montanhosa do Himalaia
Lago na região de Ladakh, na disputada região montanhosa do Himalaia (montanhas do Himalaia)

NOVA DÉLHI - O Ministério das Relações Exteriores da Índia acusou nesta terça-feira as tropas chinesas de realizarem “ações provocativas” na disputada fronteira montanhosa do Himalaia, enquanto comandantes de ambos os lados conversaram na segunda-feira para acalmar as tensões entre os gigantes asiáticos.

“Devido à ação defensiva oportuna, o lado indiano foi capaz de evitar que essas tentativas alterassem unilateralmente o status quo”, disse o porta-voz do ministério, Anurag Srivastava, em um comunicado.

As tropas indianas se posicionaram em quatro colinas estratégicas depois do que Nova Délhi classificou de uma tentativa de incursão chinesa ao longo de uma fronteira de Ladakh, na região oeste do Himalaia, no fim de semana, disse uma autoridade indiana.

A China negou ter iniciado a investida mais recente, com uma porta-voz da embaixada em Nova Délhi acusando as tropas indianas de invadir a Linha de Controle Real- a fronteira de fato - e conduzir “provocações flagrantes”.

As tropas indianas e chinesas estão travadas em um confronto de fronteira há meses nos desertos nevados de alta altitude de Ladakh e têm mantido negociações para reduzir o atrito. As duas nações disputam a fronteira há mais de meio século.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.