Adaptação

Na pandemia, empresas se reinventam para superar a crise

Organizações usam sua expertise para se atualizar e acompanhar as transformações sociais e tecnológicas trazidas pela crise sanitária

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Empresário Marco Silva investe no atendimento virtual
Empresário Marco Silva investe no atendimento virtual (empresário ceo)

SÃO LUÍS - Apesar das dificuldades, várias empresas maranhenses têm conseguido superar os desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus. Algumas, investiram fortemente em tecnologia para otimizar serviços virtuais. “O poder das ferramentas tecnológicas tem sido crucial neste momento. Na verdade, nós já estávamos preparados antes da pandemia, pois investimos no atendimento virtual, seguindo uma tendência mundial”, diz o CEO do Grupo Terra Viva, empresário Marco Silva.

Conforme o empresário, o grupo viu nas ferramentas tecnológicas ótimas oportunidades de negócio e vem se reinventando para crescer cada vez mais, utilizando tecnologia de ponta. Especializada em seguros pessoais e patrimoniais, automóveis, riscos gerais e planos de assistência à saúde e odontologia, a empresa está há 19 anos no mercado e tem ampla operação no Maranhão, além de se expandir para outros estados. Mas é a primeira vez que enfrenta um momento de turbulências.

“A empresa, assim como a maioria no Brasil, está se reinventando e, com a crise econômica, estudou e investiu em formas de continuar crescendo. Atualmente, temos filiais nas cidades de Recife (PE), Imperatriz (MA), Belém (PA) e Parauapebas (PA)”, frisa.

O presidente destaca a ousadia do grupo em buscar novos mercados para vencer a crise econômica, tendo a tecnologia como forte aliada. “Estamos em um estado onde todos os indicadores sociais são contra qualquer possibilidade de crescimento, mas não nos acomodamos e a crise só nos motivou a dar continuidade ao nosso movimento de expansão e a se reinventar, sair dos grandes centros para o interior e expandir nossa atuação para outros estados. Foram as maneiras que encontramos para driblar a crise e nos manter sólidos para quando ela passar”, frisou Marco Silva.

O investimento em tecnologia permitiu avanços, principalmente no que diz respeito ao atendimento. A Terra Viva conta com um call center e a adoção da ferramenta Google AdWords permitiu o crescimento da captação de mais clientes diariamente, prontamente atendidos por profissionais que atuam nos escritórios-sedes, filiais ou home-offices.

“Essa ferramenta nos permitiu ampliar o canal de atendimento ao cliente e aos potenciais clientes. As pessoas captam o anúncio por meio do Google e nos ligam. Somos a única corretora do Maranhão com essa tecnologia de ponta”, informou Marco Silva.

Vendas online

O empresário disse que o grupo já chegou a atingir a marca de R$ 300 mil em vendas pela internet. Atuou também no canal do banco Bradesco com mais de 30 agências. “Somos a terceira empresa do Brasil e a segunda do Nordeste a conquistar um alto patamar de vendas pela internet de um produto chamado Amil Dental, só utilizando nossa base de call center”, completa o empresário.

A maior expertise é o seguro saúde, na área de benefícios. A empresa chegou a ter 7 mil CNPJs em sua base de call center, número que foi reduzindo com a crise, mas que está voltando a crescer. “Nós nos consideramos vitoriosos, pois muitas empresas fecharam ou encolheram, mas continuamos firmes, aproveitando o fôlego tomado pelo mercado de seguros nos últimos anos, principalmente no segmento de saúde”, assegurou Marco Silva.

O empresário revelou ainda que, com a retomada do crescimento da economia, as pessoas voltaram a procurar as empresas para garantir, por meio do seguro, o que está relacionado a um bem, seja a vida ou patrimônio. “O mercado está aí, as oportunidades também e nós mantemos nosso foco no crescimento, usando nossa expertise na área para continuar crescendo. Hoje, nos orgulhamos de ser uma empresa de renome nacional, apresentada como case de sucesso e que produz mais que corretoras de grandes centros como São Paulo. Nossos 18 anos de mercado são a comprovação de que é possível sobreviver à crise, com garra, criatividade e know-how”, concluiu Marco Silva.

Saiba Mais

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.