Blitz

Motoristas abordados na orla em fim de semana de Operação Lei Seca

Atividade é coordenada pelo Detran que, entre outras ações, realizou 132 testes com etilômetro nas barreiras instaladas em avenidas

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Condutor participa de teste do bafômetro durante operação realizada no fim de semana em São Luís
Condutor participa de teste do bafômetro durante operação realizada no fim de semana em São Luís (lei Seca)

São Luís - O fim de semana na orla de São Luís foi de praias cheias, vento forte, mar revolto e fiscalizações decorrentes da Operação Lei Seca, focada no combate ao consumo de bebida alcoólica por condutores de veículos automotores.

Coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), em parceria com o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária, a operação realizou blitz no sábado (29), abordando 150 condutores de veículos e realizando 132 testes com etilômetro.

A ação registrou 18 autuações por recusa ao teste, duas por condução de veículos sob efeito de álcool e sete por outras infrações. No mês de agosto, incluindo a ação realizada no último sábado, em São Luís, foram realizadas 17 ações da Operação Lei Seca, nas quais foram abordados 1.954 veículos e realizados 1.797 testes com etilômetro. Foram registradas 126 autuações por recusa ao teste, 40 por condução sob o efeito de álcool e 374 por outras infrações.

Para a diretora geral do Detran-MA, Larissa Abdalla Brito, as fiscalizações têm sido fundamentais na prevenção dos acidentes de trânsito, proporcionando uma mudança no comportamento de condutores de veículos.

“As operações contam com o amparo da sociedade no combate a alcoolemia. O Detran vem trabalhando, intensamente, por um trânsito mais seguro, no sentido de acabar com o perigoso hábito de beber e dirigir”, disse.

A coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran-MA e presidente do Fórum Permanente da Lei Seca, Rosetânia de Farias, ressaltou que, desde 2015 o governo do Maranhão investe nessa força de combate aos acidentes por alcoolemia visando salvar vidas no trânsito. “O Detran-MA tem intensificado as blitzen da Operação Lei Seca durante as semanas para prevenir acidentes de trânsito envolvendo o consumo de bebida alcoólica”, conclui.

De acordo com Art. 265ª, do Código de Trânsito Brasileiro, o condutor que for abordado durante a fiscalização, apresentando ou não sinais de embriaguez, e se recuse a fazer o teste do etilômetro comete infração gravíssima, sujeito à multa de R$ 2.934,70, além do recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação. Nessa situação, o veículo fica retido até que outro condutor habilitado se apresente. Em caso de reincidência, o condutor terá que pagar o valor dobrado da multa.

Operação Harpócrates
As praias de São Luís também estão sendo alvo da Operação Harpócrates, coordenada pelo Ministério Público do Maranhão, em parceria com as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros.

A operação, que coíbe a poluição sonora, também tem a finalidade de combater o tráfico de drogas e a venda de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos nas praias. Não houve ação no fim de semana, mas o promotor Cláudio Guimarães afirmou que a operação terá continuidade nos próximos.

“Essa operação tem por objeto coibir a poluição sonora e nós continuaremos fiscalizando as praias, para evitar a poluição oriunda de veículos automotores, bem como as motocicletas com canos de descarga adulterados. Queremos que a população volte a ter sossego, que tenha tranquilidade em suas residências e não seja perturbada com som de nenhuma espécie", disse o promotor.

Cláudio Guimarães chamou atenção para o fato de que se criou, em São Luís, o hábito de que a pessoa pode escutar música no volume que bem entender, incomodando a vizinhança. "Ninguém respeita mais hospital nem as pessoas idosos. Eles colocam escapamentos, trafegam até de madrugada, fazem como bem entendem, mas isso o Ministério Público não vai permitir”, finalizou Cláudio Guimarães.

NÚMEROS

150 condutores de veículos abordados no fim de semana
132 testes com etilômetro realizados no fim de semana
18 autuações por recusa ao teste no fim de semana
2 autuações por condução de veículos sob efeito de álcool no fim de semana
7 autuações por outras infrações no fim de semana
17 ações da Operação Lei Seca realizadas no mês de agosto
1.954 veículos abordados, em agosto
1.797 testes com etilômetro realizados, em agosto
126 autuações por recusa ao teste em agosto
40 autuações por condução sob o efeito de álcool, em agosto
374 autuações por outras infrações, em agosto

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.