Candidatura

Adriano Sarney lança candidatura a prefeito de São Luís pelo PV

Indicado pelo PV por unanimidade, ele disse a O Estado que pretende fazer - se eleito - uma gestão moderna e que potencialize as "vocações" econômicas da cidade; membros do partido estiveram presentes

Thiago Bastos / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
(Adriano Sarney)

SÃO LUÍS - O Partido Verde (PV), em evento realizado na noite de ontem (31) na sede da sigla da cidade (no bairro Turu), oficializou a candidatura de Adriano Sarney para a disputa majoritária deste ano na capital maranhense. Ele foi o primeiro a ter o nome confirmado na corrida municipal ao Executivo.

O evento, que respeitou às regras de distanciamento social estabelecidas em virtude do coronavírus, contou com a presença de convidados em número restrito, dentre eles, autoridades aliadas (como a presidente do PV de São Luís, Bárbara Souza) e parte dos 47 pré-candidatos a vereadores pela sigla na cidade.

A convenção partidária do PV, para evitar a desobediência às regras sanitárias que impediram a vinda de caravanas para o evento, foi transmitida via aplicativo Zoom.

Além de frisar a responsabilidade de liderar o projeto majoritário, mediante consenso interno da legenda, Adriano também anunciou a escolha de sua vice, Vall Nascimento. Seu nome, de acordo com o próprio candidato, foi uma escolha da ampla maioria do partido em âmbito nacional e estadual e chancelou a chapa “puro sangue” do PV.

Ainda no evento, Adriano Sarney afirmou que – seguindo orientação da cúpula do partido – priorizará uma gestão voltada para valorização das potencialidades de São Luís. “Eu me sinto honrado de poder colocar a minha experiência como administrador e economista a serviço da população, agora, saindo do papel de legislador para um executor”, disse.

Esta será a primeira vez que o parlamentar se lançará como candidato na corrida ao La Ravardière. Adriano – que também é presidente estadual do PV – decidiu adotar a estrategia de confirmar a sua candidatura antes dos possíveis adversários (assim como fizera no lançamento da pré-candidatura) para dar mais tempo de organização ao projeto. “Desta forma, teremos mais tempo para ouvir aos anseios da população”, disse.

Sobre alianças futuras, Adriano disse que a sigla está aberta a quaisquer sugestões. “Um bom gestor tem como qualidade estar sempre aberto a ouvir e receber críticas e sugestões. Quem quiser se unir ao nosso projeto e que venha com o propósito de realmente agregar boas ideias para gerir São Luís com responsabilidade e transparência, será bem-vindo”, afirmou.

O presidente de honra do PV e ex-ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, que participou do lançamento da candidatura por conferência virtual, fez questão de demonstrar o seu apoio no nome de Adriano Sarney nas eleições. “É preciso lançar novos nomes na nossa política, em especial na capital. Não tenho dúvidas de que Adriano [Sarney] é um nome à altura do desafio”, afirmou.

Para o vice-presidente da sigla no Maranhão, César Pires, o nome de Adriano Sarney é o ideal para o cargo máximo do Executivo na capital.

“O PV sai na frente, pois não há disputa interna. Foi uma escolha consensual, e decidimos por um candidato que se encaixasse no perfil do partido e que pudesse fazer diferente para São Luís. Ele [Adriano] é capaz disso e, por isso, foi escolhido. Adriano representa o novo não pela idade, mas pelas ideias, que vão ao encontro dos ludovicenses”, afirmou.

Mais

A indicação de projeto próprio na capital pelo PV segue a diretriz do partido em âmbito nacional, que quer elevar a sua penetração no território brasileiro. Atualmente, a sigla possui no Maranhão seis prefeitos, 13 vice-prefeitos e 100 vereadores, além de deputados estaduais. A meta é pelo menos dobrar esta cobertura.

Em 2016, o PV (ao lado de outros sete partidos) compôs a base de apoio da então candidata e atual senadora da República, Eliziane Gama.

A intenção do partido é lançar, nos próximos dias, candidaturas em municípios maranhenses para, de acordo com a direção estadual, fortalecer o grupo de oposição ao atual governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).

Apoio

A pré-candidatura de Adriano Sarney foi lançada em novembro do ano passado, em evento que contou com a presença do presidente nacional do PV, José Luiz Penna. “O Adriano [Sarney] tem total capacidade de entrar na disputa e tem nosso total apoio”, disse à época.

Com o apoio nacional, lideranças estaduais tiveram autonomia e respaldo para a escolha do nome do parlamentar. Segundo Adriano, em caso de eleição, Governo e Município atuarão em prol único. “Esses são os nossos diferenciais: independência política e competência técnica para administrar nossa cidade”, afirmou o candidato.

“Eu me sinto honrado de poder colocar a minha experiência como administrador e economista a serviço da população, agora, saindo do papel de legislador para um executivoAdriano Sarney, candidato a prefeito pelo PV
Perfis

Nascido em 20 de junho de 1980 na cidade de São Luís, Adriano Sarney é economista, empresário e administrador. É mestre em Economia pela Université Paris I Sorbone, na França e Pós-Graduado em Gestão pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos.

Antes de se lançar candidato, exercia mandato de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado. Além de coordenador metropolitano do Partido Verde no Estado, integrou na Casa as comissões de Constituição, Justiça e Cidadania, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Assuntos Econômicos (nesta última sendo inclusive presidente).

Já a vice, Vall Nascimento, tem 25 anos e é fisioterapeuta de carreira após conseguir uma bolsa de estudos. Vall estudou em escola pública, tem ligação com comunidades carentes e, segundo o PV, conhece a realidade da população local.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.