Evento

150 anos do 24º Batalhão de Infantaria de Selva é celebrado

Evento foi realizado na sede do quartel, no João Paulo, e além dos militares, contou com presença de homenageados, seguindo normas sanitárias para evitar a proliferação do novo coronavírus

Ismael Araújo / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Desembargador Antônio Bayma Araújo foi um dos homenageados com Medalha do Exército Brasileiro
Desembargador Antônio Bayma Araújo foi um dos homenageados com Medalha do Exército Brasileiro (Bayma)

São Luís - O comando do Exército realizou nesta segunda-feira (31), uma formatura em comemoração aos 150 anos da instalação do 24º Batalhão de Infantaria de Selva (24º BIS), em São Luís, seguindo rigorosamente as normas sanitárias para evitar a proliferação da Covid-19. Durante o evento, 66 autoridades, entre profissionais da segurança pública e civis, foram homenageados por serviços prestados a essa corporação militar.

A cerimônia ocorreu na sede do quartel, no bairro João Paulo, e todos os participantes tiveram verificada a temperatura do corpo e foram orientadas a higienizar as mãos com álcool em gel, antes de se reunirem. O comandante do 24º BIS, coronel Sousa Filho, declarou que, por causa da Covid-19, teve que realizar um evento restrito somente aos agraciados com a Medalha do Exército Brasileiro, Medalha Legião Barão de Caxias e o Diploma Amigos do Batalhão. “Com a pandemia foi necessário reduzir os números de convidados da solenidade e dar prioridade aos homenageados”, frisou o coronel.

Um dos homenageados foi o desembargador Antônio Bayma Araújo. O magistrado disse que já tinha sido agraciado com a Medalha Barão de Caxias e, neste ano, estava recebendo a Medalha do Exército Brasileiro. “Estou muito feliz ao ser reconhecido por esta instituição militar e agradeço ao coronel Sousa Filho, ao tenente-coronel Marcus Vinícius e ao general Paulo Sérgio”, declarou o desembargador.

O proprietário do Grupo Mateus, empresário Ilson Mateus, também foi um dos agraciados, durante a solenidade. “É a primeira vez que estou recebendo uma homenagem do Exército e fico muito grato pelo reconhecimento. Em se tratando do Grupo Mateus, vai ser inaugurada uma nova loja, em Grajaú, e, no dia 18 de setembro, será aberta para o público o empreendimento da Avenida Guajajaras”, frisou o empresário.

Outro homenageado foi Luís Thadeu Nunes. Segundo o livro dos Recordes do Brasil, ele é um dos brasileiros mais viajados do mundo, com mobilidade reduzida. “Viajei 149 países durante 10 anos e estou grato pelo Exército reconhecer esse meu esforço”, comentou Luís Thadeu.

O repórter cinematográfico do Grupo Mirante, Mano Costa, foi agraciado com o diploma Amigos do Batalhão. “É a segunda vez que sou homenageado pelo Exército e mesmo desenvolvendo um trabalho árduo no jornalismo, tenho um tempo para contribuir de uma certa forma para essa instituição militar secular, pois isso é gratificante”, frisou Mano Costa.

Ação de destaque
O 24º BIS estende para a comunidade o “Braço Forte” e a “Mão Amiga” do Exército Brasileiro no cumprimento de suas atuais missões com a Operação Cabo Orange; Operação de Garantia da Votação e Apuração das eleições; Operação Verde Brasil I e II; Operação Pedro Teixeira; Operação Apollo Resk; e Operação COVID-19. Proporciona, também, a devida estrutura para a realização de exercícios no terreno, como o Estágio de Adaptação à Vida na Selva (EAVS) e o Estágio Básico do Combatente de Selva (EBCS), fundamentais para a capacitação dos integrantes das Unidades de Selva do Exército Brasileiro.

No último dia 24, ocorreu uma formatura interna na sede do quartel em alusão ao Dia do Soldado, 24 de agosto. Durante o evento, 118 soldados do Efetivo Variável (EV) incorporados neste ano e 40 alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva (NPOR) receberam a boina e fizeram o juramento à Bandeira Nacional, um dos momentos marcantes na carreira militar.

SAIBA MAIS

Quartel 24º BIS

A origem desta corporação remonta ao ano de 1870, com a instalação do 5° Batalhão de Infantaria Pesada, no centro de São Luís, onde hoje se localiza a Praça do Pantheon e a Biblioteca Pública Benedito Leite. Somente, no dia 19 de abril de 1941, a sede do quartel mudou para o bairro do João Paulo.

No ano de 1997, foi estabelecida sua denominação histórica “Batalhão Barão de Caxias”, homenageando o Patrono do Exército Brasileiro. No dia 21 de agosto de 2017, o quartel recebeu a denominação de 24º Batalhão de Infantaria de Selva, por meio da Portaria número 1.059 do Comandante do Exército, consolidando a vocação operacional da Unidade para emprego em ambiente Amazônico.

Em 24 de outubro de 2017, o 24° BIS passou a compor a 22ª Brigada de Infantaria de Selva e, como OM integrante da "Brigada Foz do Amazonas", que acabou potencializando a capacidade operacional e reforçou a presença do Exército Brasileiro na Amazônia Oriental.

Momentos históricos

Ao longo desses 150 anos, o 24º BIS teve participação destacada em diversos momentos históricos como o combate à Coluna Prestes (1925); combate à Revolução de 1930, na Paraíba; combate à Revolução de 1932, em São Paulo-SP; o combate à Intentona Comunista, em Belém-PA (1935); o envio de 169 militares para compor a Força Expedicionária Brasileira (1944); a mobilização de uma companhia de fuzileiros para atuar em Xambioá, no estado do Pará (1972); e o emprego de pelotões de fuzileiros na Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (2008, 2010, 2012 e 2013).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.