Saúde

Imunização: campanha contra o sarampo vai até outubro

Ministério da Saúde prolongou a mobilização contra essa doença e a meta é vacinar somente no Maranhão mais dois milhões de pessoas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
(CAMPANHA VACINAÇÃO )

SÃO LUÍS - O Ministério da Saúde prorrogou até o dia 31 de outubro a Campanha de Vacinação contra o Sarampo. A mobilização contra essa doença começou em março deste ano e, em todo o país, até o momento, 5,29 milhões do público-alvo, que são jovens e adultos, entre 20 a 49 anos, já foram vacinados. No Maranhão, a meta é proteger mais de dois milhões de pessoas e até o mês de agosto 477.459 mil pessoas tinham sido imunizadas.

Devido à prevalência da circulação desse vírus em 21 estados do país, o Ministério da Saúde resolveu prolongar a campanha até o fim do mês de outubro e todos da faixa etária do público-alvo mesmo que já tenham tomado a vacina devem procurar os postos de saúde próximo da sua residência.

O secretário de Estado da Saúde (SES), Carlos Lula, convocou todos os maranhenses a se protegerem dessa enfermidade e afirmou que a vacina é a única forma de estar imune. “Contamos com a participação de todos que estão na faixa etária do público-alvo para que juntos possamos combater a doença em nosso estado”, disse Carlos Lula.

Dose gratuita

A chefe do Departamento de Controle e das Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo, informou que a dose da tríplice viral (Sarampo + Caxumba + Rubéola) deverá ser administrada em todos os adultos da faixa etária preconizada, mesmo os que já tomaram a vacina em outra ocasião.

A vacina é disponibilizada de forma gratuita nos postos de saúde. Para ser vacinado, o usuário do SUS deve ter em mãos documento com foto e a carteira de vacinação. Em caso da pessoa não saber se tomou ou não a vacina, o recomendado é que ela seja administrada da mesma maneira como forma de bloqueio.

Doença

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, viral e altamente contagiosa. A única maneira de se proteger é a vacina. A transmissão acontece por via aérea, tosse, espirro, fala e até mesmo respirar próximo ao infectado. O tempo de difusão da doença ocorre entre 4 dias antes ou após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.