Anistia Internacional

Brasil precisa adotar políticas de segurança pública que protejam população negra

Recente pesquisa do Ipea e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública confirma o que a Anistia Internacional já apontava: os negros são os alvos prioritários da violência e da morte no Brasil

Com informações da assessoria

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
(Movimento Negro )

São Luís - São alarmantes os dados revelados pelo Atlas da Violência divulgado, em 27 de agosto, referentes às vítimas de homicídios no Brasil durante o ano de 2018. É urgente que as autoridades públicas brasileiras unam esforços para adotar políticas de segurança que garantam o direito à vida de crianças, jovens, homens e mulheres negros que são a maioria da população brasileira.

O tema da segurança pública tem sido sistemática e historicamente trabalhado pela Anistia Internacional. Já na campanha Jovem Negro Vivo lançada em 2014, a Anistia Internacional denunciou que as mortes da população negra brasileira eram invisíveis para as autoridades brasileiras. A recente pesquisa do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública confirma o que a Anistia Internacional já apontava: os negros são os alvos prioritários da violência e da morte no Brasil.

Em 2014 denunciamos que a cada 23 minutos um jovem negro é assassinado no Brasil. A pesquisa do Atlas da Violência, recém lançada, aponta que 75,7% das vítimas de homicídio no Brasil são negras. Além disso, revela que em 10 anos (entre 2008 e 2018) houve aumento de 11,5% de mortes violentas cujas vítimas eram pessoas Negras ao passo que no mesmo período, houve uma queda de 12,9% de homicídios em que as vítimas eram não negros.

De maneira também alarmante, os dados dessa pesquisa demonstram o aumento, nesses 10 anos das mortes violentas de mulheres. A pesquisa dá conta de que a cada 2 horas uma mulher é assassinada no Brasil. 68% dessas mulheres são negras e enquanto as taxas de homicídios de mulheres Negras subiram 12,4%, as de mulheres não negras tiveram uma redução de 11,7%.

Ainda segundo o Atlas da Violência, 71,1% dos assassinatos no Brasil foram cometidos com armas de fogo. Isso reforça a importância do controle de armas no Brasil. Nesse sentido, recordamos que em maio de 2019, numa carta enviada ao Presidente Jair Bolsonaro, a Anistia Internacional afirmou que a flexibilização da posse e do porte de armas atenta contra as garantias do direito à vida e poderá provocar o aumento ainda maior no número de homicídios no Brasil.

Sobre a Anistia Internacional
A Anistia Internacional é um movimento global de mais de 7 milhões de pessoas que encaram a injustiça como algo pessoal. A organização realiza campanhas para que direitos humanos internacionalmente reconhecidos sejam respeitados e protegidos no Brasil e no mundo. Criada em 1961, pelo advogado britânico Peter Benenson, teve sua sede inaugurada no Brasil em 2012.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.