Corpo Saudável

Receitas especiais no Dia do Nutricionista

Para marcar o dia 31 de agosto e celebrar esse profissional, O Estado publica receitas especiais elaboradas pelo nutricionista Cadu Ferreira

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

São Luís - Um cardápio balanceado e uma alimentação adequada, nos dias atuais, é o que muitas pessoas têm buscado na saga por um corpo limpo, uma pele melhor e, principalmente, pela saúde. E essa missão árdua de equilibrar os alimentos fica a cargo do nutricionista, profissional celebrado no dia 31 de agosto.

Motivos não faltam para brindar a data, que marca a criação da Associação Brasileira de Nutrição (Asbran, antiga Associação Brasileira de Nutricionistas). Hoje, o trabalho desses profissionais busca melhorar e desenvolver estudos acerca da qualidade da alimentação e de todo o campo da nutrição. E vai além. O nutricionista faz um diagnóstico para elaborar uma dieta que atenda às necessidades do paciente.

Para isso, investiga seu estado de saúde, hábitos alimentares e estilo de vida. A análise de saúde é feita por meio de verificações de peso, altura, quantidade de gordura e massa muscular.

Para celebrar a data, O Estado publica receitas especialmente elaboradas pelo nutricionista Cadu Ferreira, reconhecido pelo trabalho na área. Aproveite as dicas e as delícias.

[e-s001]SALADA TABULE DE QUINOA

Ingredientes:

½ cebola pequena picada em cubos pequenos ou ralada
2 tomates sem sementes picados em cubos
1 ½ colher (sopa) de salsa picada
1 colher (sopa) de hortelã fresca picada
½ a 1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem
1 colher (sopa) de suco de limão
1 xícara de quinoa em flocos ou em grãos

Obs: a quinoa pode ser substituída por amaranto em flocos

Modo de preparo:

Misture a cebola, os tomates, a salsa e a hortelã. Tempere com azeite, suco de limão e uma pitada de sal. Misture bem. Por último, acrescente a quinoa em flocos e mexa delicadamente.

SALADA DE ABACATE COM OVOS NA FOLHA DE ALFACE ROMANA

Ingredientes:

2 ovos orgânicos
1 avocado maduro
Cebolinha verde
Azeite de oliva extra virgem
Sal rosa do himalaia ou sal marinho
Limã
Pimenta
2 folhas de acelga ou de alface romana

Modo de preparo:

Cozinhe o ovo por cerca de três a quatro minutos. Amasse o avocado com um garfo e tempere com a cebolinha verde, azeite de oliva extra virgem, limão, sal rosa do himalaia ou sal marinho, raspa de limão, pimenta a gosto. Misture todos os ingredientes em uma tigela. Sirva sobre a folha de acelga.

[e-s001]NHOQUE DE ESPINAFRE COM BATATA-DOCE

Ingredientes:

250g de batata
750g de batata-doce
1 maço grande de espinafre limpo
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 colher (sopa) de queijo ralado light (opcional)
1 ovo
1 pitada de noz-moscada
1 pitada de sal rosa do himalaia ou sal marinho

Modo de preparo:

Cozinhe as batatas até que fiquem macias. Descasque as batatas e passe-as ainda mornas em um espremedor. Coloque-as em uma tigela e reserve. Enquanto isso, coloque o espinafre em uma panela para que murche. Retire, pique muito bem, para que forme quase que um purê. Transfira para uma peneira e esprema bem para a retirada de líquido. Despeje a pasta de espinafre sobre as batatas. Junte aos poucos, a farinha de trigo e vá misturando. Acrescente o queijo, o ovo, o sal e a noz-moscada.

Misture mais um pouco até ficar homogêneo. Transfira a massa para um saco de confeitar e faça os nhoques (de até 2 cm), despejando-os direto em água fervente com sal e azeite. Cozinhe os nhoques, aos poucos. Ao subir à superfície retire com uma escumadeira. Coloque em uma travessa, regue com azeite aromatizado e sirva em seguida.

[e-s001]OMELETE DE LEGUMES

Ingredientes:

1 colher de sopa de óleo de coco;
10 gramas de salsinha;
1 ovo grande;
1 xícara de abobrinha ralada;
1 xícara de tomate cortado em cubos;
1 xícara de cenoura ralada;
1 pitada de sal;
folhas de alface.

Modo de preparo

Em um recipiente, bata os ovos com o sal, acrescente os legumes ralados, a salsinha e misture bem, reserve, coloque o óleo de coco em uma frigideira antiaderente (fogo médio), despeje a mistura na panela e deixe dourar dos dois lados, sirva com folhas de alface (ou outra verdura de sua preferência).

Além dos nutrientes presentes no ovo e nas plantas, essa receita tem óleo de coco que, se usado sem excesso, pode acelerar o metabolismo, manter a pele e os cabelos hidratados, fortalecer o sistema imunológico, reduzir o colesterol, entre outros benefícios.

ESCONDIDINHO COM BATATA DOCE

Ingredientes:

1 xícara de carne bovina magra cortada em cubinhos (pode ser maminha, filé mignon, patinho, coxão mole e coxão duro);
1 batata-doce cozida (não é necessário retirar a casca);
3 rodelas de cebola;
2 rodelas de tomate;
1 clara de ovo;
queijo ralado a gosto;
azeite.

Modo de preparo

Em uma frigideira, refogue a cebola e o tomate com um fio de azeite, adicione a carne e deixe cozinhar, reserve, misture a batata com a clara de ovo e, com a ajuda de um garfo, esmague até obter a textura de um purê, em uma travessa, coloque uma camada de batata, despeje a carne já cozida por cima e cubra novamente com o purê, adicione um pouco de queijo ralado e leve ao forno para gratinar.

Para deixar o prato ainda mais saudável, sirva-o com uma salada de folhas verdes escuras (rúcula, agrião, acelga etc.), cenoura, beterraba e pepino.

BOLO DE DAMASCO

Ingredientes:

200g de farelo de vaie
½ xicara de óleo de coco
½ xicara de mel
3 ovos inteiros
1 col.sopa não cheio de fermento químico 10g
100g de damasco

Modo de preparo:

No liquidificador bata os ovos, o óleo de coco, juntamente com o mel, depois que tudo estiver bem batido e homogêneo acrescente o fermento químico, reserve.

Em um vasilha, jogue a mistura que foi liquidificada, e ao poucos vá jogando o farelo de aveia ate que fique o mistura homogênea, por último acrescente os damascos picados.

Unte uma forma com manteiga de trigo, leve para assar a 180c por uns 25 minutos.

BROWNIE LOWCARB

Ingredientes:

200g de farinha de amêndoa
6 unidades de castanha do para cortada grosseiramente ou avelã
1 barra de 100g chocolate meio margo
100g de manteiga
1 caixa de creme de leite
4 ovos
2col.sopa de cacau em pó
Bicabornato agosto

Modo de preparo

Separe as claras das gemas, e bata as claras em neve. Reserve.

Derreta o chocolate com a manteiga e creme de leite no micro ondas por 30s, ou em banho maria.

Em um bowl misture a farinha de amêndoa, castanha do para com o cacau em pó, adicione as gemas e o chocolate derretido e por último a pitada de bicabornato.

Leve ao forno a 180c por uns 15minutos no máximo

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.