Saúde

MS e Associação Brasileira de Psiquiatria firmam acordo de cooperação

Iniciativa tem como foco a oferta para a formação e qualificação dos profissionais do SUS, promoção da saúde mental e prevenção de doenças mentais

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Equipes do SUS serão capacitadas, segundo acordo
Equipes do SUS serão capacitadas, segundo acordo (atendimento do sus)

BRASILIA - O Ministério da Saúde e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) firmaram acordo de cooperação técnica, publicado no Diário Oficial da União, para desenvolver conteúdo educacional para a formação e qualificação dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), além da promoção da saúde mental e prevenção de doenças mentais, tendo em vista a proteção, saúde e bem-estar da população brasileira.

O acordo firmado já viabilizou uma série de capacitações on-line sobre os Cuidados com a Saúde Mental no contexto da Covid-19. O conteúdo, publicado na página coronavírus do Ministério da Saúde, é voltado tanto para profissionais da saúde, quanto para a população.

No mês de setembro, a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS) e ABP promoverão o I Ciclo Itinerante de Promoção e Prevenção em Saúde, com Ações Integradas de Educomunicação para prevenção ao Suicídio e da Automutilação.

Esse primeiro ciclo, por sua vez, integra uma série de Ações de Educação em Saúde em Defesa da Vida, baseadas na Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) e, cujo marco inicial foi o Mentalize: sinal amarelo para atenção à saúde mental, programa exibido esta semana no canal do Ministério no Youtube, abordando temas gerais – Saúde da Criança e do Adolescente, Saúde dos Trabalhadores e Saúde do Idoso – a partir de temas específicos, com o objetivo de orientar, desmistificar e reduzir estigmas sobre doenças mentais, bem como promover a saúde.

Assista aqui o Mentalize

Além da ABP, essa iniciativa também foi desenvolvida em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e Ministério da Educação.

As Ações de Educação em Saúde em Defesa da Vida têm função social e consistem em propor e estimular uma reflexão no espaço de aprendizagem e em comunidade, visando compreender a realidade e identificar cenários, bem como construir e fomentar conhecimento, através de formação voltada às necessidades de saúde da população, envolvendo multiplicadores comprometidos com a prevenção de indicadores negativos e com as práticas em saúde em defesa da vida.

O trabalho terá sequência com a realização, de mais três Ciclos Itinerantes de Promoção e Prevenção em Saúde com Ações Integradas de Educomunicação para prevenção da gravidez na adolescência, prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas e Ética da Vida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.