Aniversário

Mirante FM: uma rádio de vanguarda, credibilidade e muita história

Completando 39 anos de fundação, com estreia de um programa especial que irá ao ar a partir de 1º de setembro, a Rádio Mirante FM resgata um pouco da sua trajetória de conquistas e sucesso

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
.
.

São Luís - A emissora pioneira em aproximar os ouvintes da cultura maranhense está completando 39 anos no ar. A Rádio Mirante FM (96,1 Mhz), fundada em 8 de setembro de 1981, sempre esteve na vanguarda, investindo em profissionais gabaritados, oferecendo programação variada e adequando-se às novas tecnologias do mercado. O sucesso dessa trajetória ascendente será comemorado com o programa especial Linha do Tempo Mirante FM, a ser apresentado pelo radialista João Marcus, a partir de 1º de setembro, de segunda a sexta-feira, das 13h às 14h, até o dia 30.

“Recordaremos a nossa história, desde os primórdios, com ênfase nas entrevistas, fundadores, nos profissionais que passaram pela emissora, programas e eventos, entre outras coisas. Linha do Tempo poderá ser ouvido e assistido, pois será veiculado também pelo nosso aplicativo e os áudios de todas as edições ficarão disponíveis em podcast, bem como no canal oficial da Mirante FM no YouTube”, informou o diretor da rádio, Evandro Costa.

.
.

De acordo com Evandro Costa, a Mirante FM é a emissora que se identifica com tudo o que é novo e sempre muda para melhor. “Acompanha o mundo da música, da moda, do entretenimento, da tecnologia e é isso que movimenta as suas ondas e o desafio diário de entreter e informar. Nossa programação inclui músicas nacionais e internacionais, comandada por um time de locutores experientes e antenados”, frisou.

As comemorações começaram pelo perfil da rádio no Instagram (@mirantefm), no qual os internautas podem conferir depoimentos de profissionais que somaram na implantação do projeto, radialistas que formavam o time de vozes do estúdio e deixaram saudades e, também, a equipe atual. “O nosso compromisso sempre foi com o nosso estado, com a nossa gente e as nossas origens. A Rádio Mirante FM sempre teve essa preocupação, desde sua implantação, e continua nesse mesmo ritmo, ressaltando, principalmente, a cultura maranhense”, disse o idealizador e fundador da emissora, empresário Fernando Sarney, presidente do Conselho de Administração do Grupo Mirante.

[e-s001]

Equipe técnica
O passeio pela história da rádio passa pela equipe técnica que figurou em sua implantação, como é o caso do programador Wilbert Souza. “Eu tenho orgulho de dizer que fui um dos fundadores da Rádio Mirante FM, desde a época dos discos de vinil. Muita coisa mudou e acompanhamos todo esse processo. Foi uma longa estrada”, disse Wilbert Souza.

O radialista César Roberto, que também participou da implantação e ainda compõe o time de locutores, recorda que, no início da década de 1980, o empresário Fernando Sarney falou da proposta e o convidou para participar. “Foi um desafio muito grande naquela época, mas conseguimos e deu tudo certo. Hoje, a Mirante FM é um projeto vitorioso e moderno”, afirmou César Roberto.

[e-s001]O jornalista Celso Borges contou que guarda na memória o início de tudo e sente saudade. “Nós fazíamos tudo com verdade, com afeto, alegria e prazer. É muito gratificante poder contribuir para que esse sonho se tornasse realidade, o que, de fato, aconteceu”.

Grandes profissionais
Profissionais como José Aniesse Haickel, “Jerebinha” e Alberto Farias (in memoriam), Mr. Melody, Marco Antonio Bogéa, Cristina Almeida, Coqueiro Jr. Edmilson Filho, César Roberto, Robson Júnior, João Marcus, Dorgival Júnior, Glaydson Botelho, Pedro Sobrinho e Rubinho Jonnes contribuíram para fazer da Mirante FM uma marca registrada e legitimada pelo sucesso, atendendo a todos os segmentos sociais. O tempo passou e o prefixo mudou de 96,7 Mhz para 96,1 Mhz. Além disso, a emissora incorporou novas tecnologias e novos colaboradores.

O casting atual conta com locutores com os mais variados perfis, entre eles Nynrod Weber, Heloísa Batalha, Urso do Cabelo Duro e DJ Waldiney. A rádio é pioneira na realização de eventos de entretenimento, esporte, música e cultura, a exemplo da Gincana Mirante, dos Jogos de Verão, do Espaço Mirante FM (espaço da juventude para curtir sertanejo e forró pé de serra dentro dos arraiais) e da Cãominhada Mirante FM.

[e-s001]A jornalista Dulce Britto, que participou da coordenação da rádio e apresentou o programa “Mirante Mulher”, lembrou que o slogan da emissora era “Pela qualidade da nossa geração”. “Tínhamos a preocupação e um prazer muito grande em trabalhar na Rádio Mirante FM e realizar, também, os eventos que movimentavam a cidade”, disse, referindo-se, por exemplo, à Gincana Mirante, um grande sucesso em São Luís e Imperatriz.

Em 2012, a Mirante FM se reposicionou, se tornado uma rádio com foco no público jovem adulto, criando uma identidade própria e mantendo a qualidade musical. Foi criada uma nova marca, mais madura, forte, moderna, marcante e que destaca o dial 96,1.

“A emissora está em processo contínuo de adaptação e atualização, sempre investindo em tecnologia e acompanhando a nova era da comunicação, mantendo sua essência de credibilidade, tocando as músicas de ontem e de hoje, sem jamais esquecer a sua maranhensidade. Somos os pioneiros no Maranhão nas plataformas digitais, os primeiros a adotar os aplicativos. O nosso podcast, por exemplo, que é uma das seis plataformas, tem mais de 10 mil acessos”, enfatizou Evandro Costa, que está na emissora há 35 anos.

[e-s001]João Marcus na locução

O programa Linha do Tempo Mirante FM terá no comando uma das vozes mais emblemáticas do rádio do Maranhão. O radialista João Marcus está na concentração para fazer os ouvintes entrarem no túnel do tempo. Marcus entrou na rádio em 1985, quando a emissora ia completar quatro anos de atividade. Ele havia chegado de São Paulo e fixou residência na casa de um parente que era amigo do artista plástico Péricles Rocha, que o apresentou a Fernando Sarney.

“Lembro que, no teste, pediram para eu ler uma capa de um disco todo em inglês. Fui reprovado na língua, mas perceberam que eu tinha um tino para a área. Depois, muitas pessoas me ajudaram e foi meu primo Jairo Cordeiro que me ajudou a providenciar o meu registro na profissão. São 35 anos de casa e uma das minhas características foi a minha determinação. Comecei a apresentar os eventos e isso me ajudou bastante também e me fez crescer. Aliás, foi por influência da rádio que também me tornei cantor. Estamos fazendo um resgate dessa história de quase 40 anos da rádio. É um trabalho minucioso, pois iremos resgatar entrevistas, vinhetas, eventos e por aí vai. Inclusive vamos tocar músicas que quase não se ouve mais. Afinal, música boa é para sempre. A equipe está bastante antenada e coesa. E com certeza todo mundo vai gostar, porque a Mirante FM é sucesso em tudo o que faz”, finalizou João Marcus, que já foi coordenador da emissora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.