Eleições 2020

Maioria dos pré-candidatos ainda não definiu chapas em São Luís

Muitos dos pré-candidatos dependem de articulações nacionais para definir companheiros de chapa; atenções voltam-se para MDB e PT

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
(Partido Verde)

SÃO LUÍS - Faltando menos de 80 dias para o primeiro turno das eleições municipais, e às vésperas do início do prazo para a realização das convenções partidárias, a maiorias pré-candidatos a prefeito de São Luís ainda não definiu suas chapas, nem as datas em que oficializarão as candidaturas.

Na segunda-feira, 31, inicia-se o prazo de convenções, e, na capital, o primeiro partido a realizar seu encontro será o Partido Verde, que tem o deputado estadual Adriano Sarney como nome lançado para a disputa.

Nos últimos dias, uma reunião do pré-candidato com o deputado e vice-presidente estadual da legenda, César Pires, e o secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal, Sarney Filho alinhou os últimos detalhes do ato.

“O PV decidiu participar das eleições em São Luís com um pré-candidato a prefeito com talento, competência, experiencia administrativa e fundamentação técnica na área econômica e administrativa, para propor à população uma gestão inovadora, capaz de levar nossa cidade a um outro patamar de desenvolvimento. Por isso escolhemos o deputado Adriano, que tem esse perfil, pois é um jovem com pós-graduação em instituições renomadas fora do Brasil”, enfatizou César Pires.

No encontro, que também contou com a participação da dirigente do diretório do PV em São Luís, Bárbara Soeiro, do empresário Marcos Sarney e do publicitário Gabriel Sarney, outro assunto debatido foi a escolha da candidata a vice-prefeita. Como há dois nomes em discussão, também levando em consideração o perfil técnico definido pelo partido, a definição sobre a companheira de chapa do deputado Adriano será amadurecida neste final de semana e oficializada na convenção de segunda-feira.

Quem também já definiu data de convenção foi o pré-candidato Jeisael Marx, da Rede Sustentabilidade: 12 de setembro. O jornalista comandará uma chapa puro sangue, com a pedagoga Janicelma Fernandes, também da Rede, como vice.

No mesmo dia 12, o PSB, do deputado federal Bira do Pindaré, realizará sua convenção, ainda sem vice definido. Já no dia 16 de setembro será a vez do PSol, com o jornalista Franklin Douglas como candidato a prefeito e José Ribamar Arouche como vice. “Nossa chapa de prefeito e vice será 100% negra”, destacou Douglas.

Também no dia 16 será realizada a convenção do Solidariedade, que tem como pré-candidato o ex-juiz federal Carlos Madeira. Ele ainda aguarda um posicionamento do MDB antes de definir seu candidato ou candidata a vice, e tem esperança de uma coligação para indicar um emedebista.

Sem convenção - Quem já tem vice definido, mas ainda sem data para a convenção são os pré-candidatos Yglésio Moysés (Pros) - o vice será o médico Mauro César, também do Pros - e Rubens Júnior (PCdoB), cujo vice deve ser o vereador Honorato Fernandes, caso o PT efetivamente decida pelo apoio ao comunista.

O líder nas pesquisas, deputado Eduardo Braide, do Podemos, ainda não definiu vice, nem data para a convenção, assim como os deputados estaduais Duarte Júnior, do Republicanos, e Neto Evangelista, do Democratas. A reportagem não conseguiu contato com Hertz Dias, do PSTU.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.