Pandemia

Covid-19: polícia age para conter aglomerações na Praia Grande

Vídeos circulam na internet em que mostram várias pessoas no Reviver e a maioria sem máscara, que no momento é de uso obrigatório, e, de acordo com a SES, 1.202 já morreram na capital de novo coronavírus

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Policiais em ação, quinta-feira, na área da Praia Grande
Policiais em ação, quinta-feira, na área da Praia Grande (operação / policia / praia grande / pandemia)

SÃO LUÍS - A Polícia Militar intensificou o cerco para conter pontos de aglomeração de pessoas na área da Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís, principalmente no fim de semana. O período de pandemia da Covid-19 ainda não se encerrou e, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), até o último dia 27, um total de 148.923 casos haviam sido confirmados do novo coronavírus em todo o Maranhão, com 3.402 óbitos. Somente em São Luís, 18.432 pessoas tinham sido contaminadas por esse vírus, com 1.202 mortes. Nas últimas 24 horas houve o registro de mais 92 novos casos. Para evitar a proliferação dessa enfermidade, o Ministério da Saúde e o Governo Estadual recomendam medidas básicas de higiene e o isolamento social.

No decorrer da semana circulou na internet um vídeo que mostrava centenas de pessoas, a maioria jovens, nas imediações da Praça Nauro Machado, na Praia Grande. As imagens teriam sido gravadas durante um fim de semana. Vários das pessoas estavam sem máscara, que no momento é de uso obrigatório, e bem próximos um dos outros.

O presidente do Sindicato dos Bares e Restaurantes do Maranhão (Sindbares), Francisco Neto, informou que a maior parte desse público não é cliente dos bares do Centro Histórico, inclusive, no local não está ocorrendo nenhum tipo de show. Essas pessoas chegam à Praia Grande levando sua bebida, que possivelmente foi comprada em outro local, e ficam aglomeradas pela Praça Nauro Machado e nas imediações.

Francisco Neto ainda declarou que a clientela continua sendo reduzida nos bares, enquanto no quesito segurança da localidade, o policiamento tem sido intensificado e a fiscalização realizadas pela Vigilância Sanitária também estão sendo diária, para verificar o cumprimento das normas para evitar a Covid-19. Já foi até criado um grupo de WhatsApp, no qual é mantida a comunicação dos comerciantes da Praia Grande com a polícia.

Em ação

O comandado do Batalhão de Polícia Militar de Turismo (BPTur) informou que houve o aumento do efetivo e vem realizando um trabalho de forma intensiva nessa localidade, principalmente, durante o fim de semana. O policiamento dessa localidade é feito a pé, com viaturas, motocicletas e quadriciclo. Os militares fazem revistas, buscas e abordagens tanto a transeuntes como também a veículos e estabelecimentos comerciais.

O BPTur em companhia da Vigilância Sanitária estão fazendo operações de conscientização sobre o protocolo de prevenção ao Covid-19 na cidade. Como ainda foi realizado uma incursão na área da Praia Grande, no último dia 21, que resultou na notificação de um ponto comercial, que não apresentava portaria para realização de evento e apresentava aglomeração de pessoas.

Outros pontos

Os postos de combustíveis da Grande Ilha também estão servindo de pontos de aglomerações de pessoas durante esse período de pandemia como ainda havendo o registro de poluição sonora produzida pelo som automotivo.

Uma briga entre duas mulheres em um posto de combustível, localizado no bairro da Cohab, chegou a ser filmada e exibida na rede social. Nas imagens também é possível observar várias pessoas sem usar máscara de proteção e veículos parados, com o som alto.

Ainda nos postos de gasolina, principalmente, no decorrer da noite e madrugada, há pessoas ingerindo bebidas, aglomeração de pessoas e carros estacionados. Para combater essa problemática, a Vigilância Sanitária, Procon, Detran-Ma, Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar estão realizando operações de forma diária, que já resultaram em apreensões de veículos e notificações de motoristas.

As praias também estão sendo pontos de aglomeração. Umas imagens circularam nas redes sociais que aparecem várias pessoas participando de um pagode na Península da Ponta d’Areia. O evento teria começado no período da tarde e se estendeu até a noite. As praias do Meio e da Guia também já foram registrados aglomerações de pessoas e foram alvos de fiscalização pelos órgãos competentes.

Saiba mais

Mais de 280 bairros da Grande Ilha já apresentam doentes da Covid-19 e sendo que os casos estão mais concentrados no Turu, 478; Renascença, 326; Cohatrac, 266; Centro, 256; Cidade Operária, 241 e Calhau, com 221.

Recomendações do Ministério da Saúde de prevenção à Covid-19:

Lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou então higienize com álcool em gel 70%. Essa frequência deve ser ampliada quando estiver em algum ambiente público (ambientes de trabalho, prédios e instalações comerciais, etc), quando utilizar estrutura de transporte público ou tocar superfícies e objetos de uso compartilhado.

Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com a parte interna do cotovelo.
Não tocar olhos, nariz, boca ou a máscara de proteção fácil com as mãos não higienizadas.

Se tocar olhos, nariz, boca ou a máscara, higienize sempre as mãos como já indicado.

Mantenha distância mínima de 1 (um) metro entre pessoas em lugares públicos e de convívio social. Evite abraços, beijos e apertos de mãos. Adote um comportamento amigável sem contato físico, mas sempre com um sorriso no rosto.

Higienize com frequência o celular, brinquedos das crianças e outro objetos que são utilizados com frequência.

Não compartilhe objetos de uso pessoal como talheres, toalhas, pratos e copos.

Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados.

Evite circulação desnecessária nas ruas, estádios, teatros, shoppings, shows, cinemas e igrejas.

Se estiver doente, evite contato próximo com outras pessoas, principalmente idosos e doentes crônicos, busque orientação pelos canais on-line disponibilizados pelo SUS ou atendimento nos serviços de saúde e siga as recomendações do profissional de saúde.

Durma bem e tenha uma alimentação saudável.

Recomenda-se a utilização de máscaras em todos os ambientes. As máscaras de tecido (caseiras/artesanais), não são Equipamentos de Proteção Individual (EPI), mas podem funcionar como uma barreira física, em especial contra a saída de gotículas potencialmente contaminadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.