Ensino à distância

UFMA recebe tablets para que estudantes realizem as atividades remotas no período 2020.1

Os mil aparelhos enviados pelo MEC-Sesu serão distribuídos assim que as etapas do seletivo estiverem concluídas, os equipamentos forem devidamente tombados, e a Universidade receber os 5 mil chips para acesso à internet

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Caixas com os mil tablets que serão utilizados por estudantes da UFMA nas atividades remotas
Caixas com os mil tablets que serão utilizados por estudantes da UFMA nas atividades remotas (tablets ufma)

A Universidade Federal do Maranhão recebeu, na noite dessa quinta-feira, 27, a remessa de tablets relativos ao Edital Auxílio Inclusão Digital – Modalidade Plena (Empréstimo de Tablet) – Em Caráter Emergencial 2020.1, em que cada estudante selecionado receberá temporariamente uma unidade, para proporcionar a todos condições de acesso tecnológico e técnico para a realização de atividades remotas durante a retomada do período acadêmico 2020.1.

No total, chegaram à Cidade Universitária os mil tablets enviados pelo Ministério da Educação (MEC-Sesu) à UFMA, que serão distribuídos assim que as etapas do seletivo estiverem concluídas, os equipamentos forem devidamente tombados, e a Universidade receber o pedido de cinco mil chips da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para garantir o acesso à internet.

Para esse edital, 1.300 alunos solicitaram os tablets e os chips de pacotes de dados, em que 540 comprovaram a situação de vulnerabilidade socioeconômica exigida como um dos critérios para concorrer ao empréstimo de um dos aparelhos, mas o número de estudantes regularizados ainda pode subir daqui a alguns dias, pois o seletivo está atualmente na fase de recebimento de recursos, em que os alunos têm até o dia 30 deste mês para resolver pendências e efetuar a comprovação.

Além deste critério, os discentes também devem comprovar regularmente a matrícula em componentes curriculares de cursos de graduação presenciais e comprovar renda bruta per capita de até um salário mínimo e meio vigente, equivalente a R$ 1.567,50. Após os recursos, o resultado final da análise socioeconômica será divulgado no dia 2 de setembro.

O pró-reitor de Assistência Estudantil, Leonardo Soares, revelou que a UFMA trabalha também para viabilizar a compra de capas protetoras aos tablets e cartões de memória. Ele destacou a proatividade da Universidade em auxiliar os estudos de discentes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

“A UFMA é uma das poucas instituições a se antecipar na inclusão digital por meio de edital específico, garantindo a qualquer aluno fazer sua inscrição e concorrer ao seletivo. Eu também ressalto o grande esforço dos profissionais da assistência estudantil, inclusive, nas unidades acadêmicas do continente, em cada centro há o profissional que nos auxilia no cumprimento do programa. O desafio continua para que possamos garantir ao máximo que alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica possam ter condições para cumprir as atividades do período 2020.1”, mencionou o pró-reitor. Ele adiantou que está confirmada a reabertura, em 3 de setembro, do edital de auxílio inclusão digital — modalidade pacote de dados para acesso à internet por meio dos chips.

Empenho

O reitor Natalino Salgado realçou o empenho do MEC/Sesu, da RNP e da equipe da UFMA, que se dedicou na elaboração dos editais e na realização do seletivo. “Nossa assistência estudantil trabalha diuturnamente para que o aluno estude com qualidade. O aluno não será afastado de suas atividades acadêmicas por não conseguir o acesso nem será prejudicado. As tecnologias que utilizamos facilitam a vida do professor e do aluno, e nosso compromisso não se encerra aqui, muitas ações ainda estão por vir”, frisou.

Saiba mais

Com a aprovação do calendário acadêmico em formato de ensino emergencial remoto (para os cursos que optarem somente pelo ensino remoto) e híbrido (para algumas áreas que necessitam de parte das aulas presenciais e outra parte podem ser remotas), a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil, buscou parcerias com instituições a fim de viabilizar soluções de acesso àqueles estudantes que não dispõem de dispositivos móveis e acesso à internet, e inclui-los digitalmente para que não haja prejuízo no ensino.

Os editais, um de empréstimo de tablets (que já dão acesso à internet) e o outro somente pacote de dados para acesso à internet, que pode ser utilizado em aparelhos celulares, foram lançados no dia 27 de julho, pelo reitor Natalino Salgado, em cerimônia virtual que contou com a presença de pró-reitores, diretores de centro e de câmpus, professores e estudantes. Os discentes contemplados pelo edital modalidade plena (empréstimo de tablets) receberão o auxílio de inclusão digital enquanto durar o período letivo no ano de 2020.

Além disso, a RNP, por iniciativa do MEC-Sesu, vai contratar o pacote de dados móveis do Serviço Móvel Pessoal (SMP) para os estudantes em condição de vulnerabilidade socioeconômica, de Instituições Federais de Ensino Superior, para o desenvolvimento e a continuidade de suas atividades acadêmicas remotas, fora do câmpus de sua instituição de ensino, de forma emergencial, em adaptação e inclusão segura, no contexto da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Confira os editais e as retificações:

Modalidade plena (empréstimo de tablet)

Modalidade pacote de dados (acesso à internet)

Retificação do Edital PROAES Nº28/2020

Retificação do Edital PROAES Nº 29/2020

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.