Pergentino Holanda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

Escolinha de Futebol

Começa amanhã, a partir das 10h, a quarta edição do projeto “Educação e Esporte – Escolinha de Futebol”, iniciativa desenvolvida por meio da Lei de Incentivo ao Esporte com patrocínio do Governo do Estado e Drogarias Globo. Idealizado como uma oportunidade de aliar educação e esporte à vida de crianças carentes do bairro Vila Conceição, o projeto tem caráter social e, nesta etapa, atenderá 60 meninos entre 8 e 12 anos.

O PRÉ-CANDIDATO à prefeitura de São Luís, o ex-juiz Carlos Madeira,  visitou a redação de O Estado do Maranhão, manhã de ontem, após conceder entrevista ao programa Ponto Final, da Rádio Mirante AM. Madeira afirmou que é preciso olhar para o homem da grandeza de José Sarney por seu grande serviço prestado e pelo grande compromisso com a história do Brasil e do Maranhão, devendo ainda contribuir com toda a sua experiência. Na foto, o pré-candidato entre o Repórter PH, Clóvis Cabalau e Fernando Sarney
O PRÉ-CANDIDATO à prefeitura de São Luís, o ex-juiz Carlos Madeira, visitou a redação de O Estado do Maranhão, manhã de ontem, após conceder entrevista ao programa Ponto Final, da Rádio Mirante AM. Madeira afirmou que é preciso olhar para o homem da grandeza de José Sarney por seu grande serviço prestado e pelo grande compromisso com a história do Brasil e do Maranhão, devendo ainda contribuir com toda a sua experiência. Na foto, o pré-candidato entre o Repórter PH, Clóvis Cabalau e Fernando Sarney

Exemplo do Sul
Governador do Rio Grande do Sul, o jovem Eduardo Leite acabou com um absurdo. Até esta semana, um motorista pego com atraso no IPVA tinha o carro apreendido.
A partir daí, enfrentava uma maratona burocrática para reaver seu veículo. Ao redor dessa teia, se organizavam agentes exóticos e cobranças absurdas.
O governador, com um canetaço, zelou pelo interesse do Estado e do cidadão. Agora, é possível pagar ali, na hora, a parcela em atraso e as multas. A arrecadação é rápida, a punição é justa e a vida segue.
É o tipo de medida simples e eficaz. Tanto, que poderia servir de inspiração para muitas outras áreas e para governos de outros estados.
Licenças, alvarás, liberação de projetos, documentos. Tudo pode ser mais ágil, mais digital e mais barato. E aí, nesse último ponto, é que alguns perderão e, por isso, resistirão.

Prioridade
O Brasil é um país que realmente precisaria ser estudado pela Nasa. Vejam só esta: ontem, um grupo de 26 presos do Complexo Penitenciário de Pedrinhas foi escoltado até uma agência do Banco do Brasil para sacar o auxílio emergencial (R$ 600,00).
O auxílio é pago pelo Governo Federal para aliviar o impacto das perdas de trabalho e renda a dezenas de milhões de brasileiros.
Como se não bastasse o numeroso efetivo de agentes penitenciários e de policiais, e também da pequena frota de viaturas mobilizadas para a escolta, os presidiários ainda tiveram prioridade na fila para sacar o benefício.

A praça
Informações de bastidores dão conta de que a Praça João Lisboa, no Centro Histórico de São Luís, será inaugurada por ocasião do aniversário da cidade ainda mais bela do que o Complexo Deodoro.
Entre outras coisas, as estátuas componentes do logradouro estão recebendo pintura em cores originais e o calçamento será um dos mais artísticos de todos os projetos de reforma mais recentes.
O único problema parece ser a fachada da Igreja do Carmo, que não teria sido contemplada no projeto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Ou seja: vai destoar no deslumbrante cenário.

Feriado à vista
Alguém sabe como será o feriado de 7 de setembro? Bom, segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão, o comércio lojista da capital tem autorização para funcionar nos dias 7 e 8 de setembro, feriado nacional da Independência do Brasil e aniversário da cidade de São Luís.
De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho, negociada e assinada pela Fecomércio, com o Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís, os estabelecimentos comerciais situados em ruas, avenidas, galerias e centros comerciais poderão abrir as portas nesses dias das 8h às 18h.
Nas lojas situadas nos Shopping Centers poderão funcionar das 10h às 22h.

O IDEALIZADOR do projeto Devotos de São João, o fotógrafo Meireles Jr. e o cantor e compositor César Nascimento, que lançará clip inédito na Live
O IDEALIZADOR do projeto Devotos de São João, o fotógrafo Meireles Jr. e o cantor e compositor César Nascimento, que lançará clip inédito na Live

Cultura, Tradição e Emoção

O São João do Maranhão, graças à tecnologia e à criatividade de artistas maranhenses, poderá ser amplamente conferido no Brasil e no mundo, em formato de Live beneficente, a ser exibida pelo canal do Portal Imirante no YouTube.
Trata-se da Live Cultural “Devotos de São João”, um verdadeiro presente cultural, cuja realização é da Fundação Sousândrade com o patrocínio da Vale e apoio do Grupo Mirante.
A Live vai reunir música, folclore, artes plásticas e fotografia, em um evento inédito que acontecerá no próximo dia 6 de setembro (domingo) às 17h, abrindo as comemorações do aniversário dos 408 anos de fundação da capital maranhense, que acontece oficialmente no dia 8 de setembro.
Idealizado por Meireles Junior, em parceria com os artistas Betto Pereira, César Nascimento e Chiquinho França, o projeto tem como objetivo divulgar a rica cultura genuinamente maranhense, e apoiar financeiramente grupos folclóricos que esse ano não se apresentaram nas festas juninas em função da pandemia da Covid-19.
O nome do projeto, de autoria do compositor maranhense Josias Sobrinho, traduz o sentimento que melhor resume esse amplo e rico fenômeno cultural maranhense que é o São João: A Devoção
O fotógrafo Meireles Junior e as atrizes Áurea Maranhão e Nicole Meireles irão apresentar a Live direto do estúdio.
Entre os convidados estão vários grupos folclóricos e Bois de diversos sotaques; além de convidados especiais como a influenciadora digital Thaynara OG; a pesquisadora Zelinda Lima; o Superintendente do Iphan/MA Maurício Itapary, e estrelas como Alcione, Zeca Baleiro, Rita Beneditto, Fauzi Beydoun, Flávia Bittencourt, Sandra Duailibe, Coral de São João e Fernando de Carvalho, entre outros.
Destaque também para a exposição virtual de telas pintadas por Betto Pereira a partir de fotografias do São João do Maranhão de autoria de Meireles Junior.

Em tempo: as telas, assim como livros de Meireles Junior e DVDs dos demais artistas, serão sorteados ao longo da live e estarão expostas virtualmente no Instagram do projeto, no perfil @devotosdesaojoao.

TRIVIAL VARIADO

Cada vez mais prestigiado, o restaurante e casa de vinhos Oak Wine reúne, neste período em que a vida social começa a seguir normal, casais de charme da nossa sociedade em noitadas muito concorridas.

Aliás, hoje à noite, o Oak brinda sua clientela com o alto astral incomparável de PP Júnior, que se apresenta por lá todas as sextas-feiras a partir das 20h30. Quem esteve por lá na semana passada adorou o programa.

A cantora Thaís Moreno está circulando pelos mais diversos circuitos musicais de São Luís, saindo um pouco do eixo Lagoa-Calhau-Cohama. Ela estará hoje no Shopping Passeio, no Cohatrac.

DE RELANCE

Live do Crea-MA
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA), promove na manhã de hoje uma live com o tema “Geração distribuída e investimentos no Maranhão”. O evento virtual terá como palestrantes o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, e Fernando Lima, conselheiro do órgão. O moderador será o engenheiro Clovis Bosco, também conselheiro do CREA. A abertura do evento, que será transmitido pela plataforma do zoom e pelo canal do CREA-MA no YouTube, será feita pelo presidente em exercício do Conselho, engenheiro mecânico Nelson Cavalcanti.

Deputada e juíza
A deputada Daniella Tema, coordenadora da Frente Parlamentar de Combate e Erradicação do Feminicídio, esteve com a juíza Lúcia Helena Barros Heluy, titular da 2º Vara Especial de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de São Luís, na Casa da Mulher Brasileira, com o intuito de colher mais informações para nortear as ações a serem desenvolvidas pela frente parlamentar no Maranhão.

Deputada e juíza 2
No assunto: durante a reunião, a deputada apresentou alguns projetos que estão sendo elaborados pela frente parlamentar, entre eles, atividades em escolas, empresas e instituições de ensino superior, no sentido de conscientizar e reduzir, por meio de ações educativas, os índices de violência doméstica e, consequentemente, os casos de feminicídio no estado.

Quatro estados
Os corregedores da Justiça dos estados que integram o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) estiveram reunidos, por videoconferência, para apresentação de novos integrantes, a exemplo do desembargador maranhense Paulo Velten, e para dar início à elaboração do 5º Matopiba, fórum fundiário dos corregedores dos quatro estados. Para esta edição do encontro, uma novidade: o fórum será realizado de forma virtual, devido à pandemia e com vistas a seguir todos os protocolos de segurança e saúde instituídos pelos órgãos competentes.

De volta ao Tapera
A turma jovem pediu e a casa bateu o martelo. Neste sábado, seguindo os protocolos sanitários exigidos, o espaço Tapera SLZ, na Lagoa da Jansen, volta a receber os irmãos Fernando e Franco, atualmente a dupla sertaneja mais bem avaliada no Maranhão. A notícia foi publicada no perfil oficial da casa de shows no Instagram. Resultado: choveram comentários e curtidas.

Auxílio emergencial
Pelo menos 4,4 milhões (6,5%) de domicílios brasileiros sobreviveram, em julho, apenas com a renda do auxílio emergencial pago pelo governo federal para enfrentar os efeitos econômicos da pandemia de covid-19. Entre os domicílios mais pobres, os rendimentos atingiram 124% do que seriam com as rendas habituais.

No Senado
O novo Fundeb torna permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, aumenta seu alcance e amplia em 13 pontos percentuais os recursos destinados ao setor pela União. O texto foi promulgado pelo Congresso Nacional, tornando-se a Emenda 108 da Constituição.

Conexão de Saberes
O Programa de Educação Tutorial Conexões de Saberes do Campus de Imperatriz da Universidade Federal do Maranhão realiza, hoje, por meio da plataforma do Google Meet, o evento Café e Cultura, com o tema “O ingressar na formação superior”. A atividade contará com a participação de Eduardo Guilherme Cavalcante, presidente do Centro Acadêmico do curso de Licenciatura Ciências Naturais e de João Marcos Silva, presidente do Centro Acadêmico do curso de Direito.

Para escrever na pedra:
“Elegância é tudo aquilo que é belo, seja no direito seja no avesso”. De Gabrielle Chanel

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.