Curso

Interação poética entre Português e Linguagem Brasileira de Sinais

Promovido pelo Centro Cultural Vale Maranhão, laboratório on-line "Poesias em Libras e Português" está com inscrições abertas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Performance do grupo Slam do Corpo
Performance do grupo Slam do Corpo (Slam do Corpo)

São Luís - O coletivo Slam do Corpo, de São Paulo, ministrará o laboratório “Poesias em Libras e Português”. As inscrições, gratuitas, estão abertas e podem ser feitas enviando nome e telefone para o e-mail contato@ccv-ma.org.br. Promovido pelo Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), a ação tem como proposta a investigação criativa entre a Língua Portuguesa e a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a partir da experiência poética.

Ao todo serão realizados quatro encontros, nos dias 4, 11, 18 e 25 de setembro, das 14h às 16h, com coordenação pedagógica conduzidas pela equipe do Slam do Corpo. O laboratório é aberto a poetas surdos e ouvintes, tradutores intérpretes, estudantes de Libras e de tradução, interessados em poesia, cultura surda e no encontro entre mundos.

Por meio de exercícios práticos, serão abordados assuntos como modos de rima, ritmo, criação, o corpo na poesia e no território poético, corpo-voz, recursos de velocidade e intensidade, entre outros.

Grupo

O Slam do Corpo é o primeiro no país que aproxima poetas surdos e ouvintes, poemas em língua de sinais e em língua portuguesa. Parte de duplas de poetas – um surdo e um ouvinte – que traduzem e apresentam textos nas duas línguas simultaneamente.

Em suas performances, as vezes as línguas se diferenciam, cada uma acontece em sua gramática própria; noutras vezes, se entrecruzam. Este encontro é chamado beijo de línguas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.