Trânsito

Detran realiza ação do "Somos Todos Pedestres" na Av. dos Franceses

Atividade alertou de forma lúdica para necessidade de atenção e respeito à faixa durante travessia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Atividade lúdica com performance foi realizada em faixa de pedestre em frente ao Detran-MA
Atividade lúdica com performance foi realizada em faixa de pedestre em frente ao Detran-MA (faixa detran)

SÃO LUÍS - O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) realizou na quarta-feira (26), uma ação educativa do Projeto “Somos Todos Pedestres”, na Avenida dos Franceses em frente a sede do Órgão. O objetivo foi conscientizar condutores de veículos e pedestres sobre a importância do respeito às leis de trânsito. Nesta ação, o destaque é para a utilização correta da faixa de pedestres.

Para chamar a atenção dos motoristas, a ação contou com o uso de material lúdico. Com letras móveis em tamanho grande, educadores do Detran-MA montaram a palavra ‘PARE’ e ocuparam a faixa de pedestre, além de distribuírem material informativo com dicas de segurança na malha viária, já os mascotes do Departamento auxiliaram os pedestres na travessia da via pela faixa.

O chefe da Divisão de Estatísticas do Detran-MA, Pabyo Mendes, que coordenou a ação, explica que o desrespeito ao espaço do pedestre no trânsito ainda é muito grande nas avenidas da capital. “Nosso objetivo é mostrar aos condutores e pedestres a importância de cada um em respeitar o espaço do outro, evitando assim infrações e acidentes”, afirmou.

Para a cabelereira Rosemary Silva Cardoso, é necessário que os condutores tenham mais atenção e educação ao se deparar com uma faixa de pedestre. “Muitas vezes mesmo com o sinal fechado, os motoristas não param e passam em alta velocidade. É fundamental que eles se conscientizem que todos fazemos parte do trânsito e somos importantes”, disse.

O mecânico Juarez Gonçalves Azevedo ressaltou que a conscientização é essencial para mudar a postura de todos que compõem o trânsito. “A educação é a principal ferramenta para mostrar que nossas atitudes refletem positivamente ou não no trânsito. Cada um tem o seu direito, mas também o seu dever. Para que tenhamos um trânsito seguro, todos precisam colaborar”, declarou.

Participaram da ação educativa, o Batalhão de Policia Militar Rodoviário (BPRV), os mascotes do Detran-MA, “Zé Plaquinha” e “Maria Sinaleira” e o personagem “Agentileza” que fazem parte do grupo de arte Transitarte, núcleo formado por servidores e colaboradores da Autarquia, que realiza atividades lúdicas e performances teatrais relacionadas às boas práticas e comportamento seguro no trânsito.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.