Pesquisa

Jovens mudam os hábitos nas mídias sociais

De acordo com pesquisa, um quinto dos jovens de 18-24 anos desativou suas contas na mídia social no ano passado, enquanto um terço está limitando o tempo em seus telefones

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Questões de saúde mental são uma grande preocupação para os mais jovens
Questões de saúde mental são uma grande preocupação para os mais jovens (jovem na internet)

SÃO PAULO- A mais recente pesquisa Digital Society Index (DSI), publicada pela empresa de mídia, criatividade e comunicação digital Dentsu Aegis Network, revela como os jovens de 18-24 anos (Geração Z ou Gen-Z) estão assumindo a tarefa de reduzir sua atividade online.

A análise de mais de 5.000 Gen-Z'ers faz parte de um estudo mundial com 32.000 pessoas, realizado no auge da pandemia COVID-19, analisando nossa relação com a tecnologia e as marcas. Ela mostra que, apesar dos bloqueios que levaram a um aumento da atividade online, um quinto (17%) dos Gen-Z'ers desativaram suas contas na mídia social nos últimos 12 meses. Esta tendência é particularmente perceptível em toda a Europa, incluindo os finlandeses (34%) e os espanhóis (30%). Globalmente, um terço (31%) limitou o tempo que eles passaram online ou olhando para seu smartphone e quase metade (43%) tomou medidas para reduzir a quantidade de dados que estão compartilhando online, tais como limpar seu histórico de busca ou optar por sair dos serviços de geolocalização.

É evidente que estas medidas foram tomadas devido a uma consciência aguda de como seus dados podem ser utilizados, bem como alguns dos impactos negativos da tecnologia percebidos na sociedade. Mais da metade dos Gen Z'ers (58%) não confia nas empresas de tecnologia por causa das preocupações sobre como utilizam seus dados, enquanto quatro em cada dez (37%) acreditam que a mídia social está tendo um impacto negativo sobre o discurso político em seu país. As estatísticas são reveladoras, mostrando que esta visão é mais elevada na Hungria (56%), seguida da Austrália (50%) e dos EUA (48%).

Saúde
Questões de saúde mental são uma grande preocupação para os mais jovens, quase metade da Gen-Z acredita que o uso pessoal da tecnologia tem um impacto negativo em sua saúde e bem-estar - isto é particularmente forte na Espanha (59%), Austrália (55%) e França (53%).

Apesar destas preocupações, parece que os Gen Z'ers estão confiantes de que a tecnologia fará mais bem do que mal no futuro. Dois terços (62%) estão otimistas que as tecnologias digitais ajudarão a resolver os desafios mais urgentes do mundo, e este sentimento é mais sentido em Hong Kong (78%), seguido pela Polônia, Finlândia e México (75%).

Metade dos Gen Z'ers também acredita que a IA e a robótica criarão oportunidades de carreira para eles nos próximos 5-10 anos, significativamente acima da média. Entretanto, isto traz novas expectativas com quase três quartos (72%) da Gen Z acreditando que as marcas terão de demonstrar como seu uso da tecnologia beneficiará a sociedade nos próximos 5-10 anos..

Eduardo Bicudo, CEO da Dentsu Aegis Network Brasil, comenta: "Nossa pesquisa revela o consumidor digital do futuro". Eles são alfabetizados tecnologicamente e estão retomando o controle de seus dados e da atividade online, tanto para cuidar de seu bem-estar quanto para tratar das preocupações sobre como as organizações podem usar seus dados. No entanto, eles permanecem extremamente positivos sobre o impacto mais amplo da tecnologia na sociedade. "As marcas precisam reavaliar como elas constroem relações com este grupo de uma forma que privilegie a transparência, o empoderamento e uma clara troca de valores ao utilizar os dados dos consumidores. Também precisam garantir que estão usando a tecnologia de uma forma que proporcione um benefício social mais amplo à medida que as expectativas sobre as marcas aumentam para criar experiências e soluções úteis. Os Gen Z'ers são campeões da tecnologia - mas você tem que ganhar a confiança deles primeiro".

Saiba mais

A Geração Z (Gen-Z) é formada por aqueles que nasceram entre 1992 e 2010, ou seja, após o surgimento da internet, e que desde pequenos já são familiarizados com todas as possibilidades da era tecnológica.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.