Acordo

EUA estão prontos para ajudar normalização entre Barein e Israel

Pompeo está fazendo uma turnê pelo Oriente Médio na esteira de um acordo firmado entre Israel e os Emirados Árabes

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Mike Pompeo está em visita ao Barein
Mike Pompeo está em visita ao Barein (mike pompeo / EUA)

DUBAI - Os Estados Unidos vão auxiliar na normalização entre o Barein e Israel se for necessário, disse uma autoridade de alto escalão do Departamento de Estado durante uma visita do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, ao Barein nesta quarta-feira.

Pompeo está fazendo uma turnê pelo Oriente Médio na esteira de um acordo firmado entre Israel e os Emirados Árabes Unidos, com mediação dos EUA, para normalizar as relações que foi anunciado no dia 13 de agosto.

“Se pudermos ajudar a facilitar a normalização com o Barein, estamos prontos”, disse a autoridade.

Ao chegar ao Barein, Pompeo disse que é vital aproveitar o ímpeto do acordo. Na viagem atual, ele já visitou Jerusalém, Sudão, Barein e os Emirados Árabes Unidos, e seguirá para Omã na quinta-feira.

Israel e os EUA dizem que estão estimulando mais países árabes a seguirem o caminho dos Emirados Árabes Unidos. O ministro da Inteligência israelense mencionou o Barein como um candidato possível.

“Acho que a decisão dos Emirados Árabes Unidos cria um clima que facilita para outro país seguir, e mais países depois disso”, disse o funcionário do Departamento de Estado na turnê.

O Barein louvou o acordo entre os Emirados e Israel assim que ele foi anunciado e disse que ele aumenta as chances de paz.

O pequeno Estado-ilha do Barein abriga a Quinta Frota da Marinha norte-americana, o Comando Central das Forças Navais dos EUA e uma instalação de apoio naval britânica.

O Mecanismo Internacional de Segurança Marítima (IMSC), formado em 2019 para proteger a navegação comercial no Golfo Pérsico após uma série de ataques a navios-tanque, também tem sede no Barein.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.