"Novo normal" no karatê

Destaque maranhense no karatê, atleta supera distanciamento e brilha "on-line"

Radhyja do Carmo Silva, eleita em 2019 a melhor atleta da sua categoria no estado, disputou duas competições virtuais e ganhou um ouro e um bronze

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Radhyja durante gravação de vídeo para competição
Radhyja durante gravação de vídeo para competição

SÃO LUÍS – Em um momento que o trabalho na empresa virou home office, os mais diversos encontros são pela internet, até consultas médicas acontecem de forma virtual, o esporte também se renova e tenta se adaptar. No último fim de semana, já neste “novo normal”, aconteceu a Copa Norte de Karatê on-line, realizada pela Federação de Karatê do Estado do Pará (FKEPA), e o Karatê Open Goiás, promovido pela academia Dojô Marcos Roberto (vinculada a Federação Goiana de Karatê Semi Contato) - e teve maranhense no pódio. A karateca Radhyja do Carmo Silva, aluna do Colégio Militar Tiradentes I, da Vila Palmeira, melhor atleta da sua categoria no Maranhão, e uma das mais bem colocadas no ranking nacional, levou o bronze na competição regional e foi ouro na disputa nacional, pela categoria sub- 14, com a faixa roxa.

Em um ambiente totalmente novo para ela, assim como para a maioria dos atletas, Radhyja competiu com meninas das faixas roxa, marrom e preta na disputa regional da Copa Norte. Em um tipo de competição bem diferente, a avó Ângela Almeida, principal apoiadora da neta, gravou um vídeo, em uma praça no bairro onde elas moram, e enviou para os organizadores do campeonato, que analisaram a performance da atleta.

Neste vídeo, a banca de juízes analisou o "Kata", uma sequência de movimentos de técnicas de ataque e defesa, com base em critérios técnicos (conformidade na execução dos movimentos) e atléticos (o tempo e força utilizados nessa execução), desenvolvidos pela maranhense, que só não superou duas concorrentes, ficando com a medalha de bronze.

"Novos tempos. Tem muito que aperfeiçoar. Porém iniciou com o pé direito. Isso é novo para ela. Ela é caloura nesse tipo de competição. Inicialmente foi para adquirir experiência. É a primeira competi cão dela na faixa roxa. Só Kata avançado e ainda por cima online", comentou a avó, que acompanha a neta em todas as competições, inclusive, as fora do estado e agora as virtuais também. “Realizar essas filmagens foi muito gratificante, pois uma das minhas missões é fazer a minha neta feliz”, completou dona Ângela.

Ouro também no “virtual”

Atleta exibe movimento em
Atleta exibe movimento em "kata"

Com a mesma sequência de kata que gravou para a disputa regional, Radhyja competiu no Karatê Open Goiás, com notas 6.5/6.6/6.4/6.7/6.7 (total 19.5) e levou a medalha de ouro, em duas competições realizadas de forma simultânea, coisas do “novo normal”.

Com um ano de 2019 bastante vitorioso, quando foi eleita pela Federação Maranhense de Karate (FKEM) a melhor atleta da sua categoria e conquistando a 3ª colocação do ranking nacional da Confederação Brasileira de Karatê (CBK), a jovem atleta teve seu bom momento interrompido neste ano por causa da pandemia, mas essa competição online, de alguma forma resgatou o prazer de competir.

“Eu sou movida a desafios, e essas competições online são o meu ‘novo normal’. Neste modelo de competições, e fui melhor avaliada nos meus pontos fortes e fracos, para correções futuras. E é um sentimento totalmente diferente do que eu havia sentido em outras disputas”, disse Radhyja.

Aulas online

Mesmo antes das competições online, Radhyja do Carmo Silva já estava treinando virtualmente. Com suas atividades esportivas suspensas, a jovem atleta tem dedicado parte do seu tempo, mas precisamente as madrugadas, para fazer workshops pela internet. Neste período da pandemia ela já treinou até com professores do Japão, em um seminário online. Diariamente ela treina, também pela internet, com sensei o Marco Aurélio, da Japan Karatê Shoto Federation (JKS).

Assim como o karatê da Radhyja do Carmo e outras modalidades esportivas seguem ainda sem competições presenciais no Maranhão. Existe um processo de retorno gradual, e a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) vem tendo uma série de reuniões com representantes das federações.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.