Representação

Criado Fórum Maranhense do Patrimônio Cultural Imaterial

Representantes do tambor de crioula, capoeira, bumba meu boi e Literatura de Cordel fundaram a instituição

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Tambpr de crioula integra o fórum
Tambpr de crioula integra o fórum (tambor)

São Luís - Abrir caminho para um processo mais participativo de valorização e preservação do patrimônio e ampliar o debate sobre os valores, significados, história e identidade das manifestações culturais que se tornaram Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil são objetivos do Fórum Maranhense do Patrimônio Cultural Imaterial (Fompaci). A instituição foi constituída semana passada em reunião na Casa do Tambor de Crioula, com a participação de representantes de quatro bens culturais detentores do título de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil: tambor de crioula (2007), capoeira (2008), bumba meu boi (2011) e Literatura de Cordel (2018).

A criação da instituição visa ainda a promoção da salvaguarda de bens culturais imateriais no Maranhão. “Esses bens devem ser preservados para que as gerações futuras possam usufruir deste legado cultural”, destacou Elaine Dutra, idealizadora do Fompaci e presidente do Conselho Estadual de Cultura.

Entre as diretrizes abordadas pelo fórum estão o fortalecimento dos coletivos deliberativos do tambor de crioula, capoeira, bumba meu boi e mobilização dos cordelistas para a criação de coletivo deliberativo; a criação de programa de educação patrimonial; campanhas para fortalecer o sentimento de pertencimento aos bens culturais; a implementação de ações previstas nos Planos de Salvaguarda em parceria com os coletivos deliberativos; e articulação com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), secretarias estaduais e prefeituras, garantindo a descentralização das ações.

Participaram do ato de constituição do fórum representantes da Federação das Entidades Folclóricas e Culturais do Estado do Maranhão, Central de Bois da Baixada e Costa de Mão, Clube do Boi de Zabumba, Conselho de Mestres da Salvaguarda da Capoeira,Comitê Gestor da Salvaguarda do Tambor de Crioula, Conselho do Tambor de Crioula, Comissão de Folclore, Fórum dos Conselhos Estaduais de Cultura e Conselho Estadual de Cultura do Maranhão, entre outros.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.