Luto

Morte de Sálvio Dino deixa a classe política consternada no MA

Ex-deputado estadual e ex-prefeito do município de João Lisboa, pai do governador Flávio Dino morreu no Hospital Carlos Macieira, vítima de Covid-19

Ronaldo Rocha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
(livro sálvio)

O ex-deputado estadual, ex-prefeito do município de João Lisboa, membro da Academia Maranhense de Letras e advogado, Sálvio Dino, pai do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), morreu na manhã de ontem no Hospital Carlos Macieira, em São Luís.

A confirmação da morte foi dada pelo próprio chefe do Executivo, em seu perfil no twitter. Sálvio havia contraído Covid-19 e apresentava complicações cardíacas. Estava internado em um hospital na cidade de Imperatriz até a semana passada, quando foi transferido para a capital. Ele não resistiu, apesar dos cuidados intensivos da equipe médica que o assistia.

Consternada, a classe política lamentou o falecimento e se solidarizou ao governador do estado e a todos os familiares e amigos de Sálvio. Entidades de classe e instituições também manifestaram pesar pela morte do militante político e escritor.

O ex-presidente da República, José Sarney, lembrou da trajetória sólida e consolidada de Sálvio na política e na literatura maranhense e falou sobre a amizade que ambos nutriam por décadas.

“O Maranhão acaba de ter uma grande perda com a morte de Sálvio Dino. Meu amigo da vinda inteira, militamos juntos na política e na literatura e fomos confrades na Academia Maranhense de Letras. Lamento profundamente seu falecimento. Era um escritor que deixou uma marca na literatura sobre o sertão do Maranhão com livros que são referências. Foi uma liderança marcante e consagrada no sul do Maranhão, notadamente em Imperatriz e João Lisboa. Deputado, secretário de Estado, prestou relevantes serviços. Desde o início de nossas vidas nos integramos em campanhas memoráveis de nossa geração, que marcou época no Estado”, disse em nota.

A ex-governadora Roseana Sarney (MDB) também lamentou a morte de Sálvio - que por muitos anos foi colunista do jornal O Estado do Maranhão -. Em seu perfil, no instagram, ela publicou fotos de anos de convivência com Sálvio e fez referência à trajetória do ex-deputado.

“Notícia muito triste hoje [ontem] cedo. Perdi um grande amigo, político com mandatos de deputado estadual, prefeito do município de João Lisboa, e que exerceu vários cargos no meu governo, com competência e dignidade: consultor jurídico e assessor especial (...) aos familiares, presto minha solidariedade e conforto”, escreveu.

Lembrança - O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB) lembrou da atuação de Sálvio como advogado da família, no fatídico caso de assassinato do seu avô na década de 1960, jornalista Othelino Nova Alves.

“Sálvio Dino foi o advogado de minha família, quando do covarde assassinato do jornalista Othelino Nova Alves, em 1967. Mesmo muito pressionado – e até ameaçado – para desistir de causa, compareceu à sessão do júri, atuou como auxiliar de acusação e fez um emocionante pronunciamento. Com essa referência, homenageio Sálvio Dino”.

O vice-governador Carlos Brandão também se solidarizou à família Dino. “Um pai presente e orgulhoso das caminhadas de seus filhos. Especialmente, aqui, na companhia de Flávio”.

Luto oficial - O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) decretou luto oficial de três em São Luís. “Eu e minha família prestamos solidariedade ao governador Flávio Dino pelo falecimento do seu pai, membro da Academia Maranhense de Letras, ex-deputado estadual, ex-prefeito do município de João Lisboa e ex-vereador de São Luís, Sálvio Dino. Não há palavras que possam amenizar a dor neste momento de profunda tristeza, mas rogamos a Deus conforto e consolo a todos os familiares e amigos. Em memória de Sálvio Dino, decreto luto oficial por três dias em São Luís”.

Presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT), manifestou solidariedade a Flávio Dino e família. “Força ao nosso governador Flávio Dino, que perdeu o seu pai, Sálvio Dino. Deus o receba em paz e console o coração dos familiares e amigos neste momento de tristeza e profunda dor”, disse.

Saiba mais

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Maranhão; a Academia Maranhense de Letras; a Federação dos Municípios do Maranhão (Famem); o Tribunal de Justiça, por meio do presidente - desembargador Lourival Serejo -; o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE), por meio do presidente, desembargador Tyrone Silva; o MInistério Público Estadual; senadores da República, dezenas de deputados federais e estaduais, além de vereadores e prefeitos de vários municípios do estado, manifestaram pesar pela morte de Sálvio Dino.

Flávio Dino lembra de última vez em que esteve com o pai

Abalado pela perda irreparável do pai, o governador Flávio Dino lembrou, em seu perfil no twitter, de momentos preciosos que viveu ao lado de Sálvio Dino. Ele compartilhou da primeira vez que viu Sálvio discursar, nos anos de 1970, na quinta-feira, quando houve o último contato entre pai e filho.

“Meu pai tinha muita fé em Deus. A primeira vez que o vi discursar foi em uma reunião no Seminário Santo Antônio nos anos 70. Eu era bem criança. No nosso último encontro, falamos sobre política, futebol e poesia. Ele agora está no Reino”, escreveu.

Dino lembrou de um dos períodos mais difíceis na trajetória de Sálvio, quando houve a cassação de seu mandato pelo regime militar.

“Meu pai teve uma longa vida. Seu mandato de deputado estadual foi cassado e ele foi preso arbitrariamente pela ditadura militar em 1964, “acusado” de ser comunista. Nos últimos dias deu a derradeira lição: profundo amor pela vida. Lutou com humildade e coragem”, completou.

“Não chores, meu filho; não chores, que a vida é luta renhida. A vida é combate, que os fracos abate, que os fortes, os bravos só pode exaltar. Na quinta-feira eu e meu pai recitamos juntos Gonçalves Dias. Hoje [ontem] ele morreu, aos 88 anos, vítima de coronavírus”.

Sálvio Dino foi deputado estadual, prefeito de João Lisboa, membro da Academia Maranhense de Letras e advogado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.