Luto

Morre Kleber Moreira, decano da advocacia do Maranhão

Um dos mais brilhantes profissionais do direito do estado tinha 89 anos e dedicou-se à carreira jurídica por mais de seis décadas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Kleber Moreira exerceu longa carreira na advocacia no Maranhão
Kleber Moreira exerceu longa carreira na advocacia no Maranhão (kleber moreira)

Morreu ontem, aos 89 anos, o advogado Kleber Moreira, um dos profissionais do direito com carreira mais longeva e de maior destaque no Maranhão. Ele estava internado em um hospital de São Paulo por causa de problemas de saúde, mas não resistiu ao tratamento.

Kleber Moreira era um dos nomes mais respeitados da advogacia no estado. Ele era casado com Benita Leal Moreira e pai de Eduardo, Iza Lúcia, Fernando e Kléber José. Natural de Penalva, na Baixada Maranhense, fez história no exercício do Direito, tendo advogado para famílias importantes no estado e do Brasil. Por seu escritório passaram muitos profissionais que hoje se destacam no mercado advocatício no Maranhão e no país.

A morte de Kleber Moreira contestou admiradores e amigos, como o ex-presidente José Sarney. “O Maranhão sofre a perda de seus advogados mais brilhantes. Eu perco um grande amigo, com que tive as melhores relações ao logo dos anos”, lamentou o ex-presidente.

Trajetória

Kleber Moreira nasceu no dia 8 de janeiro de 1931 e formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de São Luís. Atuou como conselheiro federal de 1983 a 1984 e como conselheiro seccional por mais de 30 anos. Na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), também presidiu o Tribunal de Ética e Disciplina do Conselho Seccional do Maranhão, de 1995 ao ano 2000.

Além de contribuir para a história da entidade máxima da advocacia no Brasil, Kleber Moreira foi o primeiro presidente do Instituto dos Advogados do Maranhão; membro fundador do Instituto Maranhense de Estudos de Direito Tributário; integrou (por indicação da OAB-MA) comissões de concursos para ingresso na magistratura, promovidos pelo Tribunal de Justiça e pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 16ª Região.

Além disso, o advogado maranhense tem sido frequentemente homenageado pelo Conselho Seccional da OAB do Maranhão pela relevância de sua atividade profissional.

Jornalismo

No período de 1954 a 1958, ele atuou como repórter e redator exemplar no “Jornal do Dia”, hoje, denominado “O Estado do Maranhão.” Por isso, foi e é considerado também jornalista. Ele foi cônsul honorário da Dinamarca em São Luís, no período de 3 de julho de 1984 até janeiro de 2001, quando foi aposentado.

Ele é inscrito definitivamente como advogado no Conselho Seccional da OAB – Maranhão -, sob o nº 296, desde 15 de março de 1957. É, hoje, seu integrante e assistente jurídico eterno.

"Em atividade, no Maranhão, é o advogado mais antigo e digno do respeito completo do povo. Foi integrante do Conselho Federal da OAB no período de 1983 a 1985, onde fez do melhor possível em defesa do sistema jurídico-democrático", escreveu o advogado José Carlos Sousa Silva por ocasião do aniversário de 88 anos do colega.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.