Pandemia

Empresa de tecnologia cria painel com mapeamento de casos de Covid-19 em povos indígenas

Baseado em tecnologia GIS, página traz dados oficiais de infectados, curados, óbitos e taxa de letalidade; acesso é público e gratuito

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Página traz o mapeamento do alcance da doença em todo o território nacional, com índices de infectados, curados, óbitos e taxa de letalidade
Página traz o mapeamento do alcance da doença em todo o território nacional, com índices de infectados, curados, óbitos e taxa de letalidade (povos indígenas mapa covid-19)

São Paulo - Para identificar os problemas enfrentados por povos indígenas diante da pandemia de Covid-19, algumas informações são fundamentais: como estão distribuídas as terras indígenas pelo Brasil? Onde estão os casos confirmados de indígenas com Covid-19? Quais são as áreas onde há maior população indígena contaminada? Quais são os locais com maior quantidade de óbitos?

Para ajudar entidades que respaldam essa população com essas e outras informações, a Imagem Geosistemas criou o Painel Analítico Exploratório de Monitoramento da COVID-19 nos Povos Indígenas. A página traz o mapeamento do alcance da doença em todo o território nacional, com índices de infectados, curados, óbitos e taxa de letalidade separados por Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), estados e regiões.

“A página foi configurada para auxiliar na compreensão de como a pandemia está crescendo e se comportando dentro das terras indígenas e aldeias do Brasil. É de fácil interação e apresenta as informações de maneira intuitiva, oferecendo a possibilidade de monitoramento e exploração dos dados”, explica Caio Riebold, arquiteto de soluções da Imagem Geosistemas e responsável pela criação do painel.

A página pode ser acessada de forma gratuita por meio do link https://experience.arcgis.com/experience/ecd923b123a84b4284d16d58ee970755.

Para atualizar o painel, a empresa utiliza dados oficiais dos Boletins Epidemiológicos da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde. Já as informações das Sedes e Áreas dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) foram adquiridas a partir do servidor de fornecimento de dados da Fundação Nacional do Índio (Funai).

“São muitas organizações pelo mundo que já estão utilizando o GIS e as informações geográficas para criar mapas, executar análises, compartilhar resultados e solucionar problemas complexos em todo o mundo”, completa Riebold.

No Maranhão
No Maranhão, onde a população indígena é de 37 mil pessoas, conforme o painel, foram conformados 1.394 casos de Covid-19 entre este povo, com 25 óbitos já registrados.

Atualmente 12 indígenas ainda estão com o vírus ativo e 1.355 estão curados. A taxa de letalidade para a população indígena do Maranhão é de 2%, diante dos números apontados até agora.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.