Covid-19

Surto de Covid-19 adia partida entre Sampaio e Brasil (RS)

Confederação Brasileira de Futebol (CBF) adiou o jogo após o Tricolor registrar mais cinco casos de Covid-19, totalizando 14 atletas com PCR positivo dentre os 27 inscritos na Série B do Campeonato Brasileiro 2020

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Sampaio Corrêa sofre com 14 jogadores infectados com Covid-19
Sampaio Corrêa sofre com 14 jogadores infectados com Covid-19 (Sampaio)

São Luís - A partida entre Brasil e Sampaio Corrêa não mais acontecerá neste domingo (23), às 11h, no Estádio Bento Freitas, em Pelotas (RS), pela quinta rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) adiou o jogo após o Tricolor registrar mais cinco casos de Covid-19.

O jogo “foi adiada em virtude dos resultados dos testes realizados no elenco do Sampaio Corrêa, que constataram a contaminação por coronavírus de cinco novos jogadores, totalizando 14 atletas com PCR positivo dentre os 27 inscritos na competição”, diz a nota oficial da CBF que ainda não definiu uma nova data.

“Oportunamente, a Diretoria de Competições da CBF informará a nova data para realização da partida”, segue a nota oficial da entidade. “Mais uma vez, a CBF, por meio do seu diretor de competições, Manoel Flores, e do Walter Feldman, secretário geral, demonstrou bom senso e adiou o nosso jogo. Lamento pelos contratempos na tabela, mas é uma questão de saúde, e ficamos sem qualquer condições de enviar a equipe a campo”, declarou o presidente Sérgio Frota.

O Sampaio Corrêa já havia informado que "no BID, o clube conta com 27 nomes regularizados, sobrando 10 à disposição, no momento". São 14 casos de Covid-19 e três jogadores lesionados.
O Tricolor, no meio de semana, já não enfrentou o Figueirense pelo mesmo motivo. Derrotado em suas três partidas, o Sampaio Corrêa amarga a última colocação.
Sétima adiada

Essa é a sétima partida adiada pela CBF nas Séries A, B e C, por causa da pandemia de coronavírus.

Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou ajustes em seu protocolo de segurança para a retomada das competições. A entidade ampliou a testagem para o novo coronavírus e confirmou que os clubes poderão realizar os exames em laboratórios locais, e não somente com o Hospital Albert Einstein.

A principal alteração no protocolo é a ampliação dos testes para todos os jogadores inscritos nos campeonatos. Antes, eram testados apenas os atletas relacionados para cada partida. A testagem deve acontecer a cada rodada, com 72 horas de antecedência. A mudança começa para os jogos do dia 14, na sexta-feira.

Como havia antecipado Walter Feldman, secretário-geral da CBF, em entrevista ao SporTV no domingo, a entidade vai permitir que os times utilizem laboratórios locais para realizarem seus exames. Antes do início do Brasileirão, a CBF havia orientado para que todos os clubes fizessem seus testes no Hospital Albert Einstein.

“Para garantir a logística e a agilidade deste procedimento, os clubes poderão optar entre seguir utilizando o Hospital Albert Einstein ou, se preferirem, optar pela contratação de laboratórios locais, desde que portadores do selo de acreditação laboratorial, outorgado pelas entidades de saúde competentes, e obedecendo aos padrões de teste molecular especificados pelos protocolos”, disse a entidade, em comunicado.

A entidade afirmou que vai seguir bancando todos os exames, mesmo aqueles feitos com outros laboratórios. "A CBF reembolsará o valor dos testes aos clubes que optarem pelo laboratório local, tendo como referência o valor estabelecido no contrato celebrado entre a entidade e o Einstein."

Outra alteração é quanto ao prazo para a testagem: "Os resultados deverão ser enviados à CBF até 24 horas antes da partida pelo clube mandante e até 12 horas antes da viagem pelo clube visitante, o que permitirá que qualquer equipe proceda a troca de eventuais jogadores com teste positivo".

No mesmo comunicado, a entidade pede aos clubes que sigam com rigidez "o cumprimento do Guia Médico para retorno das atividades do futebol brasileiro e da Diretriz Operacional de cada competição, mantendo estrito controle de testagem e avaliação médica permanente".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.