Entrevista

Saiba um pouco sobre os benefícios das plantas medicinais

Farmacêutica Kallyne Bezerra, especialista na área, dá algumas dicas sobre o uso de plantas medicinais e faz alguns alertas

Evandro Júnior / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Farmacêutica Kallyne Bezerra
Farmacêutica Kallyne Bezerra (Kallyne Bezerra)

São Luís - A pandemia decorrente da Covid-19 está levando muitas pessoas a recorrerem, além dos medicamentos, às plantas medicinais e óleos essenciais, para se manterem saudáveis e imunizadas. No entanto, administrar chás e outros derivados fitoterápicos sem acompanhamento de um profissional da área não é recomendado. Nesta entrevista, a farmacêutica Kallyne Bezerra, especialista em Farmácia Clínica e Prescrição, mestranda em Educação para Saúde, professora da Faculdade Florence e coordenadora do programa estadual Farmácia Viva Hortos Terapêuticos, dá algumas dicas sobre o uso de plantas medicinais e faz alguns alertas.

Em se tratando de plantas medicinais, o que se deve ressaltar de mais significativo neste período de pandemia?

Além do uso correto das plantas medicinais, deve-se evitar a automedicação de chás, pois as plantas podem reagir de forma benéfica ou não. Há chás cujas plantas específicas atuam em várias patologias e seus sintomas, mas sem uma orientação adequada e com a ciência agregada, não haverá resultados terapêuticos satisfatórios, apenas efeitos colaterais. O que devemos fazer? Nós precisamos trabalhar, por exemplo, a ansiedade, que tem sido um relato muito comum ultimamente, com plantas que não venham a interagir com medicamentos alopáticos e, também, que de fato tenham efeitos terapêuticos para atingir, de forma direta, a ansiedade e o sistema imunológico.

É possível tratar sintomas de Covid-19 com fitoterápicos?

Depende! Para a ansiedade, que atua na diminuição do sistema imunológico, isto é possível, mas com plantas específicas. Os óleos essenciais também podem ser usados tanto para ansiedade quanto para o desconforto respiratório, que é um dos sintomas do coronavírus. Pode-se fazer uso de plantas medicinais na forma de chás, para ajudar a equilibrar os binômios “ansiedade x imunidade” e “inflamação x dor”. No entanto, ressaltamos que nenhuma planta medicinal (ou fitoterápico) trata ou cura a chamada Covid-19. E, antes de tudo, é preciso ter a orientação de um especialista nessa área.

Você tem ouvido relatos de pessoas que ficaram curadas do coronavírus apenas fazendo uso de chás ou plantas medicinais?

Já ouvi e reli essas postagens em redes sociais, mas não devemos desprezar os fatos. Infelizmente, não temos como comprovar, haja vista que precisamos de bases científicas.

Qual receita seria a ideal para aumentar a imunidade?

Para imunidade, temos o gengibre, na forma de chá (hipertensos precisam ter cuidado), e o chá de alecrim (Rosmarinus officinalis), que são ótimos exemplos.

É grave quando internautas postam nas redes indicando receitas aleatórias com o uso de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos? Por quê?

Em minha opinião, isto é muito grave, uma vez que, além de prejudicar o nosso trabalho, no que diz respeito à pesquisa sobre plantas medicinais, criando situações de cura onde não existe, pode levar alguém já fragilizado pela doença, ou por medo de por ela ser acometido, a usar e vir a ficar mais doente, ou até mesmo vir a óbito. Nesse sentido, não confie nesses “fakes”, ou seja, nessas postagens soltas, aleatórias, de quem não se identifica como profissional da área e que não tenha base científica.

Quais assuntos você tem tratado com maior freqüência em suas lives no Instagram?

Temos focado as nossas transmissões ao vivo em temas como ansiedade e problemas respiratórios, sobre os quais muitas pessoas têm demonstrado interesse. Além desses temas, propomos debates, também, sobre dores articulares, um mal que tem sido motivo de reclamação por parte da população neste período difícil que vivemos, no Maranhão, no Brasil e no mundo, infelizmente.

Qual sua opinião sobre as “fake news” que circularam sobre uma receita para Covid-19 como se da responsabilidade da botânica Terezinha Rêgo?

Um absurdo! É um desrespeito a um trabalho maravilhoso e importante de uma grande profissional farmacêutica maranhense e de renome internacional, que dedica a vida a cuidar das pessoas com o uso correto das plantas medicinais e dos fitoterápicos, sempre se baseando na ciência. É um orgulho para o Maranhão ter uma profissional como dona Terezinha Rêgo, cuja trajetória tem sido marcada substancialmente pelo trabalho dedicado à saúde.

Que receita você indicaria para as pessoas que reclamam de insônia ou de sintomas psicológicos decorrentes dessa fase crítica por que todos estão passando?

Eu indicaria o chá por infusão de Melissa oficinallis, ao deitar. Tenho ouvido relatos significativos de pessoas que têm feito uso dele.

O que dizer da eficácia dos óleos essenciais?

Quanto aos óleos essenciais, se utilizados de forma correta e indicados por profissionais da área, costumam ser bastante eficazes. Determinados óleos essenciais são capazes de agir como antisséptico, anti-inflamatório e antibacteriano, induzindo danos às estruturas celulares de bactérias e fungos, como Escherichia coli e Cândida albicans.

Quais suas considerações finais?

Acreditem nas plantas medicinais e nos fitoterápicos e façam uso deles de forma correta. Busquem profissionais que têm conhecimento e reconhecimento na área. Estudem sobre a planta e identifiquem primeiro antes de fazer um chá. As plantas tratam e curam muitas doenças e várias pesquisas estão sendo feitas para que vírus e bactérias tornem-se sensíveis a algumas delas. Assim, de fato, teremos a tão sonhada cura dos males do corpo e da alma. Eu sempre acreditei no uso correto delas e me dediquei ao longo de 25 anos. Desde o primeiro dia de faculdade, passei a viver e a estudar cientificamente o mundo mágico das plantas medicinais e dos fitoterápicos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.