Criminalidade

Maranhão registrou alta superior a 15% no total de mortes violentas

Alagoas, Espírito Santo, Paraíba e Ceará também registraram aumento dos casos de assassinatos e os dados foram levantados pelo portal G1

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Publicitário Diogo Adriano Costa Campos, de 41 anos. foi uma das vitimas
Publicitário Diogo Adriano Costa Campos, de 41 anos. foi uma das vitimas (Publicitário)

São Luís - O Maranhão está entre os cinco estados brasileiros que houve registro de aumento superior a 15% das mortes violentas (homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguido de morte) ocorridas durante o primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Monitor da Violência. As outras federações que também ocorreram essa porcentagem de aumento de assassinatos foram Alagoas, Espírito Santo, Paraíba e Ceará. O Monitor da Violência foi divulgado no último dia 21 e feito pelo site do G1 em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Os dados das mortes violentas no país são contabilizados de forma mensal e tendo como uma das fontes as Secretarias de Seguranças Públicas dos estados brasileiros. Ainda de acordo com os dados do Monitor da Violência, o Brasil apresentou um aumento de 6% dos assassinatos no decorrer do primeiro seis meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2019. No primeiro semestre deste ano, foram registradas 22.680 mortes violentas, contra 21.357 no mesmo período do ano passado. Um total de 1.323 mortes a mais.

No balanço deste primeiros seis meses deste ano, os assassinatos cresceram nas unidades dos estados nordestinos. O Maranhão apresentou um aumento de 21,1%; Alagoas, 15,5%; Bahia, 5,6%; Paraíba, 19,4%; Pernambuco, 11,5%; Piauí, 7,7%; Rio Grande do Norte, 8,5%; Ceará, 102,3% e Sergipe, 7,3%.

Números no Maranhão

Os dados do Monitor da Violência revelam que durante o primeiro semestre deste ano, 865 pessoas foram assassinadas a tiros ou por arma branca em todo o estado maranhense, enquanto, neste mesmo período do ano passado, 689 mortes.

Somente no mês de junho deste ano, ocorreram 151 casos. Apenas as ocorrências tipificadas como homicídio doloso, um total de 144; e sete casos foram caracterizados como crime de latrocínio (roubo seguido de morte). Já, lesão corporal seguido de morte não houve registro.

Ainda de acordo com o Monitor da Violência, em maio, no Maranhão, houve o registro de 158 mortes violentas; Abril, 128; março, 162, fevereiro, 144 e um total de 122 assassinatos ao longo do primeiro mês deste ano. Enquanto, no ano passado, janeiro, ocorreram 11 casos, fevereiro, 105; março, 120; abril, 108; maio 130; e junho, 115 mortes violentas.

Morte de publicitário

A polícia registrou no mês de junho, dia 16, o assassinato do publicitário Diogo Adriano Costa Campos, de 41 anos. Segundo a polícia, duas pessoas estão presos no Complexo Penitenciário de Pedrinhas acusados de terem cometido esse ato criminoso.

A equipe da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP) que investigou esse caso e já encaminhou o inquérito ao Poder Judiciário. Ainda de acordo com a polícia, no 13 de junho, os criminosos tomaram de assalto um veículo Fiato Argo vermelho de um motorista de aplicativo, nas proximidades do Barramar, área do Calhau.

No começo da tarde do 16, o publicitário discutiu com esses bandidos no trânsito, na área da Lagoa, e acabou sendo morto a tiros. Os criminosos fugiram no Fiat Argo vermelho, mas, foram presos em cumprimento de ordem judicial. O veículo foi recapturado na cidade de Santa Helena.

No dia 9 de junho foi assassinado o motorista de aplicativo, Rafael Washington Correa Ribeiro, de 32 anos. A polícia informou que o corpo dele foi encontrado dentro do seu veículo, na área da Ribeira, em São Luís, e havia marcas de tiros. Um dos envolvidos desse ato criminoso foi preso em flagrante e apresentado na sede da SHPP, localizado na Beira-Mar, e o caso é investigado pela Polícia Civil como crime de latrocínio.

BOX

Mortes violentas durante o primeiro semestre deste ano no Maranhão

Janeiro: 122 casos

Fevereiro: 144 casos

Março: 162 casos

Abril: 128 casos

Maio: 158 casos

Junho: 151 casos

Número

865 assassinatos ocorreram no decorrer do primeiro semestre deste ano no estado maranhense

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.