Apresentações

Donos de restaurantes e bares esperam que movimento melhore

Com a flexibilização das atividades, para garantir bom movimento, empresários criam formas de atrair o público de maneira segura

Bárbara Lauria / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Bares e restaurantes investem em música, em espaço aberto, para garantir o retorno de clientes
Bares e restaurantes investem em música, em espaço aberto, para garantir o retorno de clientes (bares)

São Luís – Com a liberação para bares e restaurantes realizarem pequenas apresentações culturais, iniciada no dia 15, restaurantes e bares de São Luís criaram novas formas para garantir que, de maneira segura, a movimentação dos locais seja retomada.

“Estamos fazendo as apresentações em nosso terraço panorâmico, local aberto e bem ventilado, há distanciamento entre as mesas, palco, uso de álcool em gel na entrada e saída, cardápio digital e físico, com higienização após o uso, proteção dos nossos garçons e atendentes. Nossas atrações têm suas apresentações também transmitidas em nossa rede social, para nossos clientes que estão em casa possam curtir um pouco do que está rolando”, conta Jorge Lima Ximenes, dono de bar. Além da live, o local proporcionará cortesias nos fins de semana, do estacionamento para cliente com consumo igual ou superior a R$ 100,00.

Mudanças
Em outro bar, localizado na Avenida Litorânea, além de mudanças em sua estrutura, para garantir o distanciamento social e a segurança da população, também foi realizada uma pesquisa com público, para investir em apresentações que gerassem maior interesse. “Realizamos uma pesquisa de mercado, na qual a melhor escolha foi músicas mais tranquilas, como MPB e Música Popular Maranhense”, diz o gerente do bar, Alex Brendo.

As apresentações culturais foram liberadas após pedido de artistas ao secretário de Saúde, no último dia 15. A proposta apresentada preservou as mesmas medidas sanitárias, mas trouxe alguns condicionamentos a respeito dos posicionamentos impostos via decreto estabelecido pelo governo estadual, como o destaque para entrada exclusiva destinada aos músicos nos locais de apresentação, para que se evite o contato deles com o público. As medidas de espaçamento e quantitativo de pessoas por local permaneceram as mesmas. Porém, na primeira semana da liberação não houve a movimentação esperada pelo público.

“Iniciamos as apresentações músicas no dia da liberação (15), porém como todos os bares e casa que tem este tipo de atração como parte do seu negócio, creio que houve uma pulverização o público, não sentimos o efeito da atração que a música tem. Acredito que com o tempo deva dar uma melhorada. A música é o entretenimento das pessoas”, diz Jorge Ximenes.

SAIBA MAIS

Medidas de segurança

Para garantir a prevenção contra a covid-19, é obrigatório:

  • Máscara para todos (com exceção do vocalista e do instrumentista de sopro)
  • Distanciamento de dois metros
  • Limpeza das mãos
  • Nada de aglomeração
  • Continuam proibidas as atrações musicais e culturais de médio e grande portes, que promovam aglomeração
  • Só serão permitidas apresentações com até dois integrantes. Por exemplo: voz e violão; voz e teclado; violão e percussão; etc
  • Os músicos deverão entrar e sair por acesso próprio, a fim de evitar contato com o público
  • O acesso ao palco também deve ser isolado
  • É preciso também estabelecer uma distância de dois metros entre o palco e os convidados ou público
  • Os instrumentos deverão se higienizados e a equipe de trabalho deve ser reduzida
  • A montagem dos instrumentos, mesas de som e outras estruturas deve ser feita com até 3 horas de antecedência
  • É proibido o acesso de acompanhantes, com exceção de produtores e músicos, limitados ao menor número possível
  • Os camarins devem ter avisos sobre o número máximo de pessoas permitidas, bem como outras regras de higiene
Eventos para mais de 100 pessoas

Foi publicado na última segunda-feira (17) portaria que permite a realização de eventos gratuitos, em até cem pessoas, a partir do dia 28. Serão liberadas festas de aniversários, jantares, batizados, bodas, casamentos, confraternizações, eventos científicos e afins, inaugurações, lançamentos de produtos e serviços. Na portaria também foi liberado o uso de salão de eventos de prédios comerciais e residenciais, com uso de 50% do ambiente. Os convidados devem obedecer ao dimensionamento de 4m² (quatro metros quadrados) quanto ao distanciamento entre pessoas, a ocupação de 50% (cinquenta por cento) da capacidade total do espaço e o cumprimento das medidas sanitárias vigentes.

Medidas de prevenção e recomendações gerais

Em portaria, é destacado que as seguintes medidas e recomendações:

Dimensionar equipes reduzindo-as ao menor número possível, sem prejuízo dos serviços contratados. Aplicável a todos os fornecedores que prestarão serviço dentro do espaço onde será realizado o evento.

Exigir dos contratados o rígido controle do estado de saúde da sua equipe, certificando-se que seus prestadores de serviço não apresentem sintomas gripais, casos suspeitos e nem testados positivamente para COVID-19 nos últimos 30 dias.

Manter preenchidos e assinados termos de responsabilidade das informações dadas por cada prestador de serviço. O contratado deve manter por 30 dias lista com nome e contato dos colaboradores que prestaram serviço na montagem, no dia do evento e no pós-evento, facilitando assim mapeamento de possível infecção.

Recomenda-se o imediato afastamento, sem ônus salarial, para isolamento domiciliar por 14 dias, dos trabalhadores que apresentem sintomas da síndrome gripal e/ou comprovem na residência caso confirmado de Covid-19 e/ou testarem positivo para Covid-19.

Recomenda-se que as pessoas dos grupos de maior risco, ou as que apresentares quadro sintomático de gripes de qualquer natureza, principalmente os sintomas indicadores da Covid-19, que se restrinjam à participação das reuniões no formato virtual, não estando presentes nos locais físicos

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.