Turismo

Chapada dos Guimarães, aventuras e natureza

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães foi criado em abril de 1989 e abrange uma área de 32.630 hectares

Sheila Dureles, personal travel

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19

Nobreza e imponência são algumas palavras que definem o destino. Aqui a natureza é a sua anfitriã e vai te tratar muito bem.

Parque Nacional

Situado no estado de Mato Grosso, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães foi criado em abril de 1989 e abrange uma área de 32.630 hectares e protege ecossistemas locais, recursos naturais, sítios arqueológicos, espécies endêmicas e as cabeceiras de rios importantes para a região e o estado de Mato Grosso.

É lá que estão a maior gruta de arenito do Brasil, cachoeiras como a emblemática Véu de Noiva e enormes paredões de pedra alaranjados e belos rios.

O acesso à cidade de mesmo nome é super fácil e fica há 68 km de Cuiabá por via terrestre em uma excelente rodovia.

Chapada dos Guimarães

A cidade que tem o mesmo nome do parque nacional é pequena e pacata mas oferece hospitalidade cativante aos viajantes com sua pracinha e jeitinho de cidade do interior.

O local conta com boa rede de hotéis e pousadas para todos os gostos. Desde o resort all inclusive Malai Manso Resort até pousadas mais simples como a Pousada das Orquídeas. Tem opções para todos os gostos e bolsos.

O ideal para conhecer todas as belezas do lugar seria uma viagem de 5 dias e quatro noites.

Passeios

A Chapada é conhecida por oferecer vários esportes de aventura ligados à natureza exuberante.

O melhor período para visitar é entre abril e setembro, fora da época de chuvas. A temperatura é agradável o ano todo, baixando um pouco à noite.

Para fazer os passeios é necessário o acompanhamento de um guia especializado. Por isso, tenha em mente que deverá contratá-lo antes da viagem.

A cachoeira Véu de Noiva é o passeio imperdível da Chapada. Rende a foto mais linda e a vista do mirante é indescritível. Trata-se de uma queda de 86 metros, caudalosa e certeira, que escorre por um paredão de granito e forma um enorme poço. Prepare-se que pode ser surpreendido pelo voo de araras. Apaixonante. É uma caminhada de 500 metros a partir do estacionamento.

Tem ainda o Circuito das Cachoeiras com uma caminhada por arbustos, cachoeiras para lavar a alma e tomar sol, terminando em uma caverna, a Casa de Pedra. O trekking até o Morro de São Jerônimo por uma trilha de 16 km. O Vale do Rio Claro e a Cidade das Pedras, com caminhada, com parada para contemplação da vista na Crista do Galo, nadar em poços avistando peixes e após visitar a Cidade das Pedras, com suas impressionantes formações rochosas que parecem uma cidade em ruínas.

Os mirantes Centro Geodésico da América do Sul que fica bem no meio da América do Sul entre o Atlântico e o Pacífico. Não deixe de conferir a vista da boca dos paredões. O outro mirante é o Alto do Céu perfeito para ver o pôr do sol e ter uma visão geral da região. Dá para ver as luzes de Cuiabá se acendendo.

Reserve tempo para fazer um passeio pelo lago Malai com suas ilhas com praias de areia branca. Há barcos que atendem de 2 até 70 pessoas a bordo.

Nobres

Se tiver um pouco mais de tempo visite também a cidade de Nobres que fica próxima e é intitulada mais bonita que a tão conhecida Bonito.

Trata-se de um paraíso intocado com rios de águas transparentes de beleza estonteante. Lá, dá para nadar ao lado de peixes em poços de águas transparentes, apreciar a fauna local.

Onde comer

Nossa última dica é que você agende e vá almoçar no restaurante Atma, de onde é possível contemplar de forma panorâmica os paredões da Chapada e, de quebra, provar as delícias da culinária regional.

Há voos diários para Cuiabá em todas as companhias aéreas nacionais que servem ao destino.

Arrume sua mala, não esqueça de levar roupas e um tênis ou bota já usado, protetor solar, chapéu, repelente, álcool gel, máscara e partiu.

Boa viagem.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.