Conta de luz

Aneel propõe reajuste zero na tarifa de energia elétrica no Maranhão

Se votada de forma favorável pela agência, em reunião marcada para a próxima terça-feira (25), proposta beneficiará 2,5 milhões de clientes da Equatorial

Atualizada em 11/10/2022 às 12h19
Diretores da Aneel se reuniram por videoconferência para votar o reajuste tarifário da Equatorial Maranhão
Diretores da Aneel se reuniram por videoconferência para votar o reajuste tarifário da Equatorial Maranhão (aneel reúne)

SÃO LUÍS - Uma boa notícia para os mais de 2,5 milhões de clientes da Equatorial Maranhão. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai levar para reunião de diretoria colegiada, que acontecerá na próxima terça-feira, 25, proposta de reajuste médio de -0,01% na conta de energia elétrica dos maranhenses, que entrará em vigência já no dia 28 de agosto. Ano passado, o reajuste tarifário anual do contrato foi -3,82%.

O relator da proposta de reajuste zero para as tarifas de energia no Maranhão é o diretor da Aneel, Júlio César Rezende Ferraz, que se fundamentou nos seguintes componentes: encargos setoriais, custos de transmissão, custos de aquisição de energia, distribuição, componentes financeiros e efeitos da retirada de componentes financeiros anteriores.

Desse modo, o Reajuste Tarifário Anual (“RTA”) da Equatorial Maranhão conduz a um efeito médio nas tarifas a ser percebido pelos consumidores de -0,01%, sendo de 0,09%, em média, para os consumidores conectados na Alta Tensão e de -0,03%, em média, para os consumidores conectados na Baixa Tensão.

Com exceção ao processo tarifário do ano de 2013 (-23,10%) que decorreu de decisão governamental de renovação das concessões de geração e transmissão, e que foi considerada uma ruptura estrutural do modelo decorrente da MP 579, o processo do ano de 2019 representou o mais baixo tarifário que a Aneel homologou para o estado do Maranhão na última década.

"A conta de energia elétrica tem um grande impacto no orçamento dos consumidores residenciais, e principalmente das famílias de baixa renda. A redução trará grandes benefícios para a população do estado, destacou o diretor Sandoval Feitosa, relator do processo na Aneel que suspendeu o corte de energia elétrica dos consumidores residenciais e serviços essenciais durante os meses de maio a julho, no auge da crise da Covid-19".

Para o presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), Edilson Baldez das Neves, se for realmente aprovado esse reajuste zero, trata-se de uma boa notícia, sem dúvida. “Principalmente nos tempos difíceis em que vive a indústria e também porque a energia é um dos itens de maior custo na produção industrial. As empresas precisam de apoio para continuarem vivas”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.